Também conhecido como
Ataque cardíaco
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 26 de Novembro de 2020.
Resumo

Visão geral do coração

O coração é um órgão muscular que bombeia sangue para todo o corpo por meio de um sistema de artérias e veias. O coração tem dois lados e quatro câmaras. O lado direito do coração recebe sangue pobre em oxigênio do corpo e o envia para os pulmões. O sangue capta oxigênio nos pulmões e flui pelas veias pulmonares de volta ao lado esquerdo do coração. O lado esquerdo do coração recebe o sangue rico em oxigênio dos pulmões e o bombeia pela aorta para o corpo. Para realizar essas tarefas, o coração necessita de grandes quantidades de oxigênio, que obtém de sua própria rede dedicada de artérias, que são chamadas de "artérias coronárias".

O que são ataques cardíacos e síndrome coronariana aguda?

A síndrome coronariana aguda (SCA) pode se apresentar como um ataque cardíaco ou angina instável, que são estados clínicos associados à diminuição do fluxo sanguíneo para o coração. A SCA (Síndrome Coronariana Aguda) pode causar uma série de sinais e sintomas.

Um bloqueio parcial do fluxo sanguíneo para o coração pode ser devido a artérias com paredes estreitas e espessas. O espessamento é causado por um acúmulo gradual de placa em um processo denominado aterosclerose. Isso pode causar sinais e sintomas, como dor e desconforto, que podem ir e vir e podem ocorrer mesmo em repouso.

Esses sinais e sintomas podem tornar-se repentinamente mais graves quando a placa se rompe, causando lesão ao vaso sanguíneo. Pode-se formar um coágulo sanguíneo que bloqueia completamente o fluxo sanguíneo para o coração. O coágulo sanguíneo pode se dissolver parcialmente e depois se formar novamente.

Os sinais e sintomas também podem se desenvolver sem qualquer aviso e podem ser graves (por exemplo, dor no peito, falta de ar, aumento da frequência cardíaca). Isso pode ser causado por um bloqueio repentino, parcial ou completo do fluxo sanguíneo para o coração.

Quando alguém é levado às pressas para o pronto-socorro com possíveis sinais e sintomas de Síndrome Coronariana Aguda,  é investigado se os sintomas são decorrentes de angina instável, ataque cardíaco ou outra causa quando um SCA é excluído.

Um ataque cardíaco, também chamado de infarto agudo do miocárdio (IAM), difere da angina instável porque, mais comumente, o fluxo sanguíneo para o coração é persistentemente bloqueado. Esse bloqueio persistente geralmente é causado por um coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma artéria que fornece sangue ao coração (denominado artéria coronária). O bloqueio prolongado pode causar a morte das células do músculo cardíaco (infarto) e levar a cicatrizes posteriores da área afetada do coração. Quanto mais tempo o bloqueio persistir, mais danos ao músculo cardíaco podem ocorrer. Sem tratamento médico imediato, esse bloqueio pode até causar a morte.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, cerca de 805.000 americanos têm ataques cardíacos a cada ano. Nos Estados Unidos, alguém tem um ataque cardíaco a cada 40 segundos.

Accordion Title
Sobre Infarto do Miocárdio e Síndrome Coronariana Aguda
  • Exames

    Exames

    Se você for ao pronto-socorro com sintomas de possível Síndrome Coronariana Aguda, geralmente não está claro se você está tendo um ataque cardíaco, angina instável ou dor no peito por outra causa. Vários testes estão disponíveis para ajudar a determinar a causa dos sintomas.

    Exames laboratoriais

    Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável. O teste de troponina é geralmente solicitado no pronto-socorro quando você tem dor no peito ou outros sinais e sintomas de uma possível SCA. O teste inicial é normalmente seguido por uma série de testes de troponina realizados nas próximas horas para procurar mudanças nos níveis.

    Se houver um aumento e/ou queda na série de resultados da troponina acima de um limite específico, é provável que você tenha sofrido um ataque cardíaco ou alguma outra forma de lesão cardíaca.

    Em pessoas com angina, uma troponina elevada pode indicar que sua condição está piorando e que apresentam risco aumentado de ataque cardíaco.

    Uma versão do teste é chamada de troponina de alta sensibilidade (HS). Ele detecta a mesma proteína que o teste padrão da troponina, apenas em um níveis mais baixos, às vezes permitindo um diagnóstico precoce de um ataque cardíaco.

    Outros exames que podem ser realizados incluem:

    Peptídeo natriurético do tipo B (BNP) e fragmento N-terminal do peptídeo natriurético do tipo B  (NTproBNP) - proteínas liberadas pelo corpo como uma resposta natural à insuficiência cardíaca; níveis aumentados de BNP, embora não sejam um diagnóstico de ataque cardíaco, indicam um risco aumentado de problemas cardíacos em pessoas com Síndrome Coronariana Aguda.

    Dois testes adicionais já foram usados ​​para detectar ataques cardíacos, mas foram amplamente substituídos pelo teste da troponina, que é mais específico para danos ao coração:

    • Creatinino quinase-fração MB (CK-MB) - pode ser usada se houver suspeita de ataque cardíaco e um teste de troponina não estiver disponível
    • Mioglobina - uma proteína liberada no sangue quando o coração ou músculo esquelético é lesado

    Outros testes de triagem mais gerais também podem ser solicitados para ajudar a avaliar seu estado geral de saúde. Esses incluem:

    • Painel metabólico  usado  para avaliar o estado atual de seus rins, fígado, eletrólitos e equilíbrio ácido/base, glicose no sangue e proteínas do sangue
    • Hemograma completo - um teste usado para rastrear uma variedade de distúrbios que podem afetar as células do sangue, como anemia e infecção

    Exames Não Laboratoriais

    Algumas avaliações e testes não laboratoriais podem ser usados ​​para avaliar seu coração e ajudar a determinar o risco de ataque cardíaco. Exemplos incluem: o histórico médico, incluindo uma avaliação de fatores de risco, como idade, doença arterial coronariana (DAC), diabetes e uso de tabaco

    Exame físico

    • Eletrocardiograma (ECG ou EKG) - um teste que examina a atividade elétrica e o ritmo do coração; o diagnóstico de um ataque cardíaco pode ser feito pelas alterações observadas em um ECG.

    Com base nos resultados desses testes, outros procedimentos podem ser necessários, incluindo:

    • Um teste de esforço físico
    • Raio-x do tórax
    • Monitoramento contínuo de Eletrocardiograma (ECG ambulatorial, monitoramento Holter) - este é um monitor que avalia o ritmo cardíaco ao longo do tempo, durante as atividades diárias regulares.
    • Exame nuclear do coração (imagem com radionuclídeo) - um composto radioativo é injetado no sangue para avaliar o quão bem o coração está batendo.
    • Ecocardiografia - imagem de ultrassom do coração
    • Tomografia computadorizada (TC) cardíaca ou ressonância magnética (MRI) - exames de imagem que criam imagens do coração e mostram danos causados ​​por ataques cardíacos, cálcio e bloqueios nas artérias do coração
    • Cateterismo coronário (angiografia) - um corante líquido é injetado nas artérias do coração por meio de um tubo longo e fino (cateter) que é alimentado por uma artéria na perna, virilha ou braço até as artérias do coração. O corante torna as artérias visíveis na radiografia, mostrando onde as artérias estão bloqueadas.
  • Tratamento

    Agir rapidamente, procurando atendimento médico (ligando para o 192) aos primeiros sintomas de um ataque cardíaco, pode salvar sua vida.

    Os ataques cardíacos devem ser tratados imediatamente para minimizar os danos ao coração e abrir artérias bloqueadas. Isso pode incluir o uso de medicamentos, arteriografia e procedimentos cirúrgicos. O tratamento também é administrado para aliviar os sintomas agudos associados a ataques cardíacos e síndrome coronariana aguda.

    Alguns exemplos de medicamentos prescritos para ataques cardíacos incluem:

    • Aspirina - reduz a coagulação do sangue e pode ajudar o fluxo sanguíneo através das artérias estreitadas; a aspirina é freqüentemente tomada ou administrada imediatamente quando há suspeita de ataque cardíaco.
    • Drogas que dissolvem ou dividem os coágulos sanguíneos (medicamentos trombolíticos)
    • Medicamentos para dor, como morfina
    • Nitroglicerina - ajuda a aliviar a dor no peito (angina), alarga os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração
    • Betabloqueadores - diminui a frequência cardíaca, diminui a pressão arterial para aliviar os sintomas
    • Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) - reduzem a pressão arterial e diminuem o estresse no coração
    • Anticoagulantes e medicamentos antiplaquetários - reduzem a coagulação do sangue

    Às vezes, procedimentos médicos são necessários, como:

    • Angioplastia ou intervenção coronária percutânea (ICP) - um procedimento para alargar os vasos sanguíneos que foram estreitados ou bloqueados; neste procedimento, um cateter com ponta de balão (geralmente através da virilha) é inserido nas artérias coronárias para aplainar o bloqueio e abrir o vaso. A angioplastia geralmente é combinada com a inserção de um stent, um pequeno tubo de tela de arame fino para manter o vaso aberto.
    • Cirurgia de bypass - usa uma parte de um vaso sanguíneo saudável de outra parte do corpo para redirecionar o fluxo sanguíneo ao redor de uma artéria bloqueada

    Uma vez que o ataque ou episódio inicial tenha sido resolvido, outros tratamentos são frequentemente prescritos e implementados para ajudar a diminuir o risco de ataques cardíacos repetidos. Seu médico provavelmente irá prescrever mudanças na dieta e nos exercícios adequados ao seu estado clínico.

  • Sinais e Sintomas

    A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pode causar uma série de sinais e sintomas. Com um ataque cardíaco e angina instável, você pode sentir um início súbito de dor no peito, geralmente irradiando para a mandíbula, braço ou ombro, que normalmente não é aliviada pelo repouso. Essa dor pode ser uma primeira ocorrência ou um agravamento da dor recorrente.

    Pessoas com angina instável podem apresentar sintomas que podem ser mais graves ou mais duradouros do que os experimentados anteriormente com esforço (angina estável).

    Alguns sinais e sintomas podem desenvolver-se repentinamente, enquanto outros começam lentamente ou podem aparecer e desaparecer.

    Os sinais e sintomas podem incluir:

    • Dor, desconforto e/ou pressão no peito (mais comum)
    • Batimento cardíaco rápido, pulando uma batida
    • Náusea e vômito ou dor de estômago
    • Suando
    • Início repentino de falta de ar
    • Dificuldade ao respirar
    • Sensação de tontura
    • Mudança na pressão sanguínea
    • Fadiga
    • Dor em outros lugares, como costas, um ou ambos os braços, mandíbula ou pescoço

    Em alguns casos, alguns desses sintomas podem ocorrer sem dor no peito (especialmente em indivíduos mais velhos e com diabetes). As mulheres têm maior probabilidade do que os homens de apresentar sinais e sintomas atípicos. Nas mulheres, os sintomas são geralmente menos graves do que nos homens e têm maior probabilidade de serem mal interpretados como devidos a outra causa.

    Se você tiver um ou mais desses sintomas, não os ignore: procure atendimento médico imediatamente. Se a ajuda médica não for recebida prontamente, podem ocorrer danos irreversíveis ao músculo cardíaco.

    Fatores de risco

    Existem muitos fatores de risco para ataque cardíaco. Exemplos incluem:

    • Pressão alta
    • Colesterol alto
    • Diabetes
    • Excesso de peso ou obesidade
    • Sedentarismo Tabagismo
    • Beber álcool em excesso
    • Idade (o risco aumenta com a idade)
    • Sexo masculino
    • História familiar de ataque cardíaco precoce
    • Abuso de drogas
    • Estresse
    • Pré-eclâmpsia (associada a hipertensão durante a gravidez)
    • Doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatóide
Fontes do artigo

Fontes usadas na revisão atual
National Heart, Lung, and Blood Institute. National Heart Attack Alert Program: Testing for a Heart Attack. Available online at http://rover.nhlbi.nih.gov/actintime/taha/taha.htm through http://rover.nhlbi.nih.gov. Accessed September 2008.

National Heart, Lung, and Blood Institute. National Heart Attack Alert Program: How is a Heart Attack Treated? Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/HeartAttack/HeartAttack_Treatments.html through http://rover.nhlbi.nih.gov. Accessed September 2008.

American Heart Association: What is Acute Coronary Syndrome? Available online at http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=3010002. Accessed July 2008.

Achar, SA et al. Diagnosis of Acute Coronary Syndrome. American Family Physician. July 1, 2005. Available online at http://www.aafp.org/afp/20050701/119.html through http://www.aafp.org. Accessed October 2008.

Fontes usadas em revisões anteriores
Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.