Auxilia no diagnóstico e monitoramento da hiperplasia de células-C e do carcinoma medular de tireoide. Faz a triagem dos indivíduos em risco para neoplasia medular múltipla tipo 2 (NEM 2).
Calcitonina
Quando o médico suspeita que o indivíduo apresenta carcinoma medular de tireoide, ou está em tratamento ou, ainda, quando um membro da família tem essa doença ou NEM 2.
Uma amostra de sangue é retirada de uma veia do braço.
Pode ser necessário jejum noturno. Siga as instruções fornecidas pelo médico ou pelo laboratório.
-
Como o exame é usado?
O exame de calcitonina é usado principalmente para auxiliar no diagnóstico da hiperplasia de células-C e carcinoma medular de tireoide, para avaliar a efetividade do tratamento e monitorar se há recorrência em indivíduos que já apresentaram a doença. Também é solicitado para triagem de carcinoma medular da tireoide em familiares de pacientes com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM 2).
Exames de estímulo são mais sensíveis do que a dosagem de calcitonina isoladamente. Esses exames consistem em coletar uma amostra de referência e, em seguida, aplicar injeção de cálcio ou pentagastrina por via endovenosa, para estimular a produção de calcitonina. Então, são coletadas várias amostras de sangue nos minutos seguintes para medir o efeito da estimulação. Indivíduos com hiperplasia de células-C e/ou carcinoma medular da tireoide em fase inicial, geralmente, apresentarão aumento significativo nos níveis de calcitonina durante o exame.
-
Quando o exame é pedido?
O exame para medir os níveis de calcitonina pode ser pedida quando há suspeita de hiperplasia de células-C ou de carcinoma medular de tireoide. O paciente apresenta sinais e sintomas, como:
- Caroço ou inchaço na parte anterior do pescoço
- Dor na garganta ou na parte anterior do pescoço
- Dificuldade de engolir ou respirar
- Tosse persistente não associada a resfriado
Estudos recentes recomendam, também, medir (dosar) a calcitonina antes de cirurgia em pessoas com nódulos na tireoide, mas alguns médicos discordam. Podem ser feitos exames de estímulo quando o indivíduo apresenta resultados inconclusivos ou normais de calcitonina, mas as suspeitas médicas ainda prevalecem. Exames periódicos de calcitonina podem ser realizados em familiares de indivíduos com NEM 2, iniciando ainda bem jovem, a fim de detectar o mais cedo possível se há carcinoma medular de tireoide ou hiperplasia de células-C. Quando o paciente foi tratado de carcinoma medular de tireoide, faz-se periodicamente o exame de calcitonina para monitorar a efetividade do tratamento e se há recorrência.
-
O que significa o resultado do exame?
Um baixo nível de calcitonina significa que é improvável que os sintomas sejam devidos à neoplasia de células-C ou a carcinoma medular da tireoide.
A concentração elevada de calcitonina significa que está ocorrendo produção em excesso. Níveis significativamente elevados de calcitonina são bons indicadores da presença de hiperplasia de células-C e de carcinoma medular da tireoide. Entretanto, o médico utilizará outros procedimentos, como biópsia da tireoide, mapeamento e ultrassom para estabelecer o diagnóstico.
O sucesso no tratamento do carcinoma medular de tireoide pode envolver a remoção da glândula e, por vezes, de alguns tecidos adjacentes. Como resultado, os níveis de calcitonina diminuem significativamente. O tratamento pode ser considerado efetivo se os níveis permanecerem baixos ao longo do tempo. Em alguns casos, os níveis diminuem, mas ainda estão moderadamente elevados após o tratamento. Isto significa que há permanência de algum tecido produtor de calcitonina. O médico irá monitorar a calcitonina e observar se ela aumenta ao longo do tempo. Se os níveis de calcitonina começarem a subir, então é provável que haja recorrência do carcinoma medular da tireoide.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Quando o indivíduo apresenta carcinoma medular da tireoide ou hiperplasia de células-C, outros exames de tireoide, como T4, T3, e TSH, geralmente, estão normais enquanto os níveis de calcitoninas aparecem elevados.
Os níveis de calcitonina podem estar elevados na presença de cânceres de pulmão, mama e pancreático, insulinomas e tumores pancreáticos raros, denominados VIPomas (associado à produção do hormônio peptídeo intestinal vasoativo - VIP). As concentrações de calcitonina podem aumentar com medicamentos como epinefrina, glucagon e contraceptivos orais e, geralmente, são mais elevadas em recém-nascidos e em mulheres durante a gravidez.
-
Por que o exame de calcitonina não é realizado como triagem de rotina?
-
Se minha tireoide for removida, vou precisar substituir a calcitonina?
-
A calcitonina já foi usada como suplemento?
Sim, mas em um contexto completamente diferente. Quando administrada em doses muito altas, a calcitonina inibe a degeneração óssea (reabsorção), e é usada como medicação para indivíduos com osteoporose. Além de aliviar a dor, ela ajuda a manter a densidade óssea. Os suplementos geralmente são administrados como injeção ou spray nasal. A calcitonina é uma proteína e é catabolizada na digestão e torna-se inativa. Portanto, não pode ser administrada por via oral.