test tubes in lab

O trabalho do médico patologista clínico e de outros profissionais que atuam nos laboratórios clínicos é, na maioria das vezes, desconhecido da população. Esses profissionais analisam muitos componentes no organismo, desde marcadores químicos, passando pela saúde das células sanguíneas e a presença de micro-organismos causadores de doenças até os marcadores genéticos.

Os exames (testes) laboratoriais são um importante elo de ligação entre os sintomas apresentados pelo paciente e o diagnóstico e prescrição de tratamento feitos pelo médico para uma determinada condição ou doença. Através dos testes de triagem, os exames laboratoriais ajudam a identificar precocemente condições que poderiam ser mortais e, assim, permitir o tratamento com antecedência. Portanto, os testes laboratoriais e os profissionais que garantem sua realização precisa podem ajudar a salvar vidas e melhorar a qualidade de vida em geral da população.

site Lab Tests Online-BR foi criado para que você, paciente ou que cuida de alguém, compreenda melhor os diversos testes laboratoriais que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças. Se você é um profissional médico, este site serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial. Nossa página de recursos descreve o que você encontra no site e como isso pode beneficiá-lo.

Este site é produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) através de uma parceria de tradução e revisão do original em inglês.

Acreditamos que os consumidores de serviços de saúde querem entender mais sobre o que lhes é oferecido e participar ativamente deste processo. Saber mais sobre os testes laboratoriais e seus resultados é importante para fundamentar esta responsabilidade. Desde o lançamento do site norte-americano, e, posteriormente em outros países, milhões de pessoas a cada mês aprendem mais sobre seus testes laboratoriais e conversam com mais clareza com seus médicos.

Este site não existiria sem as muitas horas de trabalho voluntário dos médicos que compõem nosso Corpo Editorial e sem o apoio financeiro de nossos patrocinadores.