Para monitorar o tratamento do câncer de ovário ou para detectar recorrências.
CA-125
Antes de iniciar a terapia para o câncer de ovário ou se há um alto risco para o desenvolvimento do câncer de ovário, e em intervalos durante e após o tratamento.
Uma amostra de sangue retirada de uma veia do braço.
-
Como o exame é usado?
O CA-125 é utilizado principalmente para monitorar a terapia durante o tratamento do câncer de ovário. Esse teste também é realizado para verificar se o câncer voltou após o término do tratamento. Testes seriados de CA-125 que mostram concentrações crescentes ou decrescentes são, frequentemente, mais úteis que um único resultado. Algumas vezes, esse exame é feito para testar e monitorar mulheres em alto risco, com uma história familiar de câncer de ovário, mas que ainda não desenvolveram a doença.
Esse teste não é empregado para triagem do câncer de ovário porque não é específico. Os níveis no sangue podem estar elevados em outras condições como menstruação normal, gravidez, endometriose e doença inflamatória pélvica.
-
Quando o exame é pedido?
O médico pode solicitar um teste CA-125 antes de a mulher iniciar o tratamento para o câncer de ovário, como uma base para comparar com medições futuras. Durante a terapia, os médicos pedem o teste CA-125 em intervalos para monitorar a resposta à terapia. O CA-125 também pode ser medido periodicamente após o término do tratamento. Um aumento no CA-125 pode indicar que o câncer retornou.
-
O que significa o resultado do exame?
Se os níveis de CA-125 caem durante a terapia, em geral isso indica que o câncer está respondendo ao tratamento. Se os níveis aumentam ou permanecem iguais, então, a doença pode não estar respondendo à terapia. Níveis elevados de CA-125 após o término do tratamento podem indicar que o câncer voltou.
Se uma mulher diagnosticada com câncer de ovário apresenta um nível de CA-125 basal normal, é provável que o teste não seja útil para monitorar sua doença. Nesse caso, pode ser que o câncer não esteja produzindo CA-125 e, portanto, não é um bom marcador da progressão da doença.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Como o CA-125 pode estar elevado em várias condições normais ou benignas, como gravidez, menstruação, endometriose e doença inflamatória pélvica, ele não é útil ou recomendado como um teste de triagem para a população em geral.
-
O CA-125 está sempre aumentado no câncer de ovário?
Não. Nem todos os cânceres de ovário estão associados a níveis elevados de CA-125, mas estes são encontrados em cerca de 80% das mulheres com essa doença.
-
Meu CA-125 está elevado. Isto significa que tenho câncer?
Não. O CA-125 pode estar elevado em várias outras condições e doenças. Isso significa que ele não é específico para câncer de ovário. O CA-125 pode normalmente estar elevado no início da gravidez e durante a menstruação, e também em doença inflamatória pélvica ou endometriose e, algumas vezes, em hepatite e cirrose do fígado.
-
O câncer de ovário ocorre em famílias?
-
Quais são os outros fatores de risco para o câncer de ovário?