Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

O que é úlcera péptica?


O estômago produz ácido clorídrico e pepsina, uma enzima que digere proteínas dos alimentos. O revestimento do estômago e do duodeno é protegido da ação do ácido e da pepsina por uma camada de muco e por substâncias chamadas prostaglandinas. Quando essa proteção falha, formam-se feridas na parede do estômago e do duodeno chamadas úlceras pépticas.

A maioria (70% a 90%) das úlceras pépticas está associada a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que causa uma inflamação crônica envolvendo o estômago e o início do duodeno. A infecção é encontrada em cerca de 50% das pessoas em todo o mundo, mas menos de 20% das infectadas apresentam sintomas.

Outra causa comum de úlceras pépticas é o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, como aspirina (ácido acetil-salicílico), naproxeno e ibuprofeno, que inibem a produção de prostaglandinas. Casos raros são causados por tumores do pâncreas ou do intestino delgado que secretam gastrina, um hormônio que aumenta a secreção gástrica de ácido e de pepsina.

Bebidas alcoólicas ou fumo em excesso podem piorar úlceras pépticas ou dificultar a cicatrização.

Sintomas

Sintomas comuns:

  • Dor abdominal relacionada com as refeições.
  • Distensão abdominal.
  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite e perda de peso.

Sintomas que exigem atenção médica imediata:

  • Vômitos com sangue (hematêmese).
  • Fezes negras (melena), devido à presença de sangue oxidado.
  • Dor abdominal súbita, intensa e persistente, indicativa de perfuração do estômago ou do duodeno e peritonite, que exige cirurgia urgente.

Exames

Exames laboratoriais

  • Pesquisa de anticorpos anti-Helicobacter pylori. A presença de anticorpos indica infecção anterior.
  • Pesquisa de antígeno do Helicobacter pylori nas fezes. Este exame é inadequado quando há sangue nas fezes.
  • Teste respiratório da ureia. O Helicobacter pylori produz uma enzima (urease) que transforma a ureia em amônia e dióxido de carbono. Se um paciente infectado ingerir ureia marcada com carbono radioativo, produz dióxido de carbono radioativo, que pode ser detectado com facilidade no ar expirado.
  • O hemograma verifica se há anemia.


Exames não laboratoriais

Alguns exames confirmam a presença de úlceras:

  • Endoscopia. Um endoscópio é inserido pela boca até o estômago e o duodeno, permitindo a visualização de úlceras e a coleta de material de biópsia. O Helicobacter pylori pode ser pesquisado diretamente no material de biópsia.
  • Seriografia. Radiografias sequenciais após a ingestão de um contraste permitem a visualização do esôfago, do estômago e do intestino delgado.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de inibidores da secreção ácida do estômago e antibióticos para eliminar o Helicobacter pylori. Também podem ser usados antiácidos.
Se não forem tratadas adequadamente, úlceras pépticas podem recorrer e aumentar o risco de câncer gástrico.
Raramente é indicada cirurgia para hemorragias intensas, perfuração com peritonite ou obstrução intestinal.

Páginas relacionadas


Neste site:
Exames: Helicobacter pylori

Em outros sites da Internet:
National Digestive Diseases Information Clearinghouse: H. pylori and Peptic Ulcer
MedlinePlus Medical Encyclopedia: Peptic Ulcer

 

Article Sources

NOTE: This article is based on research that utilizes the sources cited here as well as the collective experience of the Lab Tests Online Editorial Review Board. This article is periodically reviewed by the Editorial Board and may be updated as a result of the review. Any new sources cited will be added to the list and distinguished from the original sources used.

Sources Used in Current Review

National Digestive Diseases Information Clearinghouse. H. pylori and Peptic Ulcer. Available online at http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/hpylori/ through http://digestive.niddk.nih.gov. Accessed August 2008.

American Academy of Family Physicians. Ulcers and H. pylori Infection. (Updated December 2006). Available online at http://familydoctor.org/online/famdocen/home/common/digestive/disorders/271.html through http://familydoctor.org. Accessed August 2008.

American Gastroenterological Association. Peptic Ulcer Disease, Ulcer Fact Sheet. Available online at http://www.gastro.org/wmspage.cfm?parm1=857 through http://www.gastro.org. Accessed August 2008.

Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 21st ed. McPherson R, Pincus M, eds. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier: 2007 pp279-280.

Source Used in Previous Review

Abdul Nadir, MD. Chief, Gastroenterology. Maricopa Medical Center, Phoenix, AZ.