Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 27 de Dezembro de 2019.
Resumo

O estômago produz ácido clorídrico e pepsina, uma enzima que digere proteínas dos alimentos. O revestimento do estômago e do duodeno é protegido da ação do ácido e da pepsina por uma camada de muco e por substâncias chamadas prostaglandinas. Quando essa proteção falha, formam-se feridas na parede do estômago e do duodeno chamadas úlceras pépticas.

A maioria (70% a 90%) das úlceras pépticas está associada a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que causa uma inflamação crônica envolvendo o estômago e o início do duodeno. A infecção é encontrada em cerca de 50% das pessoas em todo o mundo, mas menos de 20% das infectadas apresentam sintomas.

Outra causa comum de úlceras pépticas é o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, como aspirina (ácido acetil-salicílico), naproxeno e ibuprofeno, que inibem a produção de prostaglandinas. Casos raros são causados por tumores do pâncreas ou do intestino delgado que secretam gastrina, um hormônio que aumenta a secreção gástrica de ácido e de pepsina.

Bebidas alcoólicas ou fumo em excesso podem piorar úlceras pépticas ou dificultar a cicatrização.

Sintomas

Sintomas comuns:

  • Dor abdominal relacionada com as refeições.
  • Distensão abdominal.
  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite e perda de peso.

Sintomas que exigem atenção médica imediata:

  • Vômitos com sangue (hematêmese).
  • Fezes negras (melena), devido à presença de sangue oxidado.
  • Dor abdominal súbita, intensa e persistente, indicativa de perfuração do estômago ou do duodeno e peritonite, que exige cirurgia urgente.  
Accordion Title
Sobre Úlcera Péptica
  • Exames

    Exames laboratoriais

    • Pesquisa de anticorpos anti-Helicobacter pylori. A presença de anticorpos indica infecção anterior.
    • Pesquisa de antígeno do Helicobacter pylori nas fezes. Este exame é inadequado quando há sangue nas fezes.
    • Teste respiratório da ureia. O Helicobacter pylori produz uma enzima (urease) que transforma a ureia em amônia e dióxido de carbono. Se um paciente infectado ingerir ureia marcada com carbono radioativo, produz dióxido de carbono radioativo, que pode ser detectado com facilidade no ar expirado.
    • O hemograma verifica se há anemia.


    Exames não laboratoriais

    Alguns exames confirmam a presença de úlceras:

    • Endoscopia. Um endoscópio é inserido pela boca até o estômago e o duodeno, permitindo a visualização de úlceras e a coleta de material de biópsia. O Helicobacter pylori pode ser pesquisado diretamente no material de biópsia.
    • Seriografia. Radiografias sequenciais após a ingestão de um contraste permitem a visualização do esôfago, do estômago e do intestino delgado.
  • Tratamento

    O tratamento inclui o uso de inibidores da secreção ácida do estômago e antibióticos para eliminar o Helicobacter pylori. Também podem ser usados antiácidos.
    Se não forem tratadas adequadamente, úlceras pépticas podem recorrer e aumentar o risco de câncer gástrico.
    Raramente é indicada cirurgia para hemorragias intensas, perfuração com peritonite ou obstrução intestinal.

Fontes do Artigo

Neste site

National Digestive Diseases Information Clearinghouse. H. pylori and Peptic Ulcer. Available online at http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/hpylori/ through http://digestive.niddk.nih.gov. Accessed August 2008.

American Academy of Family Physicians. Ulcers and H. pylori Infection. (Updated December 2006). Available online at http://familydoctor.org/online/famdocen/home/common/digestive/disorders/271.html through http://familydoctor.org. Accessed August 2008.

American Gastroenterological Association. Peptic Ulcer Disease, Ulcer Fact Sheet. Available online at http://www.gastro.org/wmspage.cfm?parm1=857 through http://www.gastro.org. Accessed August 2008.

Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 21st ed. McPherson R, Pincus M, eds. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier: 2007 pp279-280.

Revisões anteriores

Abdul Nadir, MD. Chief, Gastroenterology. Maricopa Medical Center, Phoenix, AZ.