Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 29 de Novembro de 2019.
Resumo

Artrite é a inflamação de uma ou mais articulações. Os sintomas incluem dor, inchaço, rigidez e vermelhidão na articulação. Há mais de 100 tipos de artrite. Ela pode ser desencadeada por traumatismo, como uma fratura, ou por infecção por vírus, bactérias, ou fungos. Outras causas são o desgaste gradual da articulação ou um distúrbio autoimune. É possível que uma pessoa tenha mais de um tipo de artrite.

Artrites afetam os dois sexos e todas as etnias. São mais comuns em adultos, mas podem ocorrer em qualquer idade e afetar diferentes articulações. Alguns tipos específicos incluem:

Os exames laboratoriais podem ser úteis para diagnosticar esses tipos de artrite ou para excluir outros problemas que podem causar sintomas semelhantes. 

  • Osteoartrite – Associada ao envelhecimento, à lesão e ao desgaste da articulação. É o tipo mais comum e afeta cerca de 20 milhões de pessoas nos EUA.
  • Artrite reumatoide – Distúrbio autoimune que afeta cerca de 2 milhões de pessoas nos EUA. É duas a três vezes mais comum em mulheres que em homens.
  • Artrite reumatoide juvenil – Artrite autoimune que ocorre em crianças e jovens com menos de 16 anos de idade, com possibilidade de ocorrer em mais de uma articulação. Também pode também atingir órgãos e provocar inflamação ocular.
  • Gota – Afeta cerca de 2,1 milhões de pessoas nos EUA, a maioria com mais de 40 anos de idade. Está associada a depósitos de cristais de ácido úrico na articulação, com frequência no grande artelho.
  • Artrite séptica – Causada por infecção em uma articulação. Pode provocar lesão articular grave em pouco tempo.
  • Espondilite anquilosante - Atinge em especial a coluna vertebral.
  • Artrite reativa – Além de articulações, afeta os olhos, a uretra e, algumas vezes, a pele e as mucosas. Tem esse nome porque ocorre como uma reação a uma infecção em outra parte do corpo.

 

Páginas Relacionadas

Neste site
Estados clínicos/Doenças: Distúrbios autoimunes

Em outros sites da Internet

The Arthritis Foundation

Fontes do Artigo

(Atualizado em 26 de agosto de 2009) National Institute on Aging. Arthritis Advice [informação on-line]. Disponível on-line em http://www.niapublications.org/agepages/arthritis.asp através de http://www.niapublications.org.

Arthritis Foundation. Juvenile Rheumatoid Arthritis. Disponível on-line em http://www.arthritis.org/disease-center.php?disease_id=38&df=definition através de http://www.arthritis.org. Acessado em outubro de 2010.

Arthritis Foundation. Gout: Who is at risk? Disponível on-line em http://www.arthritis.org/disease-center.php?disease_id=42&df=whos_at_risk através de http://www.arthritis.org. Acessado em maio de 2010.

(April 2009) National Institute on Arthritis, Musculoskeletal and Skin Diseases. Health Information: Rheumatoid Arthritis. Disponível on-line em http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Rheumatic_Disease/default.asp#ra_2 através de http://www.niams.nih.gov. Acessado em outubro de 2010.

(Revisto em maio de 2006) National Institute on Arthritis, Musculoskeletal and Skin Diseases. Health Information: Osteoarthritis. Disponível on-line em http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Osteoarthritis/default.asp#2 através de http://www.niams.nih.gov. Acessado em outubro de 2010.

MedlinePlus Medical Encyclopedia. Septic Arthritis. Disponível on-line em http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000430.htm. Acessado em outubro de 2010.