Triagem e diagnóstico de infecções pelo vírus do herpes simples
Herpes simples
Quando há sinais e sintomas de infecção pelo vírus do herpes simples, como pequenas bolhas em torno da boca ou na área genital, ou meningite viral
Dependendo do exame, um swab ou um raspado de uma lesão ou uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço. Quando há meningite ou encefalite, uma amostra de líquido cefalorraquiano.
Nenhuma preparação é necessária.
-
Como o exame é usado?
Os exames para herpes simples são usados para o diagnóstico da infecção em pessoas com lesões orais ou genitais, encefalite ou em recém-nascidos com suspeita de herpes neonatal, casos raros em que a infecção é transmitida durante o nascimento. Mulheres grávidas com diagnóstico de herpes simples são monitoradas para identificar uma reativação antes do nascimento, o que indicaria a necessidade de um parto por cesariana para evitar a infecção do bebê.
Os principais métodos de identificação do vírus são a cultura e a pesquisa de DNA viral. A presença de anticorpos IgM ou um aumento da quantidade de anticorpos IgG confirma uma infecção recente. A pesquisa de anticorpos é usada também para triagem de certas populações, como pessoas sexualmente ativas, receptores potenciais de transplantes e pessoas com HIV/AIDS.
-
Quando o exame é pedido?
Os exames para herpes simples são pedidos para esclarecimento de lesões orais ou genitais, e quando há suspeita de encefalite viral. Podem ser feitos também para levantamentos populacionais e acompanhamento de gravidez.
-
O que significa o resultado do exame?
Uma cultura positiva ou a presença de DNA viral significa infecção ativa por HSV-1 ou HSV-2. Uma cultura negativa não exclui infecção.
A presença de anticorpos IgM ou de quantidades crescentes de anticorpos IgG indica infecção recente. A ausência de anticorpos sugere que a pessoa não foi exposta ao vírus.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
As infecções mais graves pelo vírus do herpes simples ocorrem em recém-nascidos e em pessoas imunodeprimidas.
O herpes simples pode tornar as pessoas mais susceptíveis à infecção pelo HIV, e aumentar a carga viral do HIV em quem já está infectado.
-
Como o herpes simples pode ser evitado?