Também conhecido como
Sorologia para Herpes, HSV, Herpes simples 1 e 2, HSV NAAT, HSV PCR
Nome formal
Herpes simples
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 23 de Maio de 2023.

Herpes genital e oral são infecções causadas pelo vírus herpes simplex (HSV). O HSV é transmitido por contato próximo com uma pessoa que transmite ativamente o vírus, geralmente por contato pele a pele ou sexual. Mesmo sem sintomas de HSV, você ainda pode eliminar ativamente o vírus e infectar outras pessoas.

Testes de laboratório diagnosticam o HSV e confirmam o tipo de vírus que está causando a infecção. Os testes diagnósticos podem exigir uma amostra de sangue ou uma amostra de líquido retirado de uma ferida. Menos comumente, uma punção lombar pode ser usada para diagnosticar uma infecção no cérebro, meninges ou medula espinhal.

De relance:
Por que fazer este exame?

Para triagem e diagnóstico de infecções pelo vírus do herpes simples (HSV).

 

 

Quando fazer este exame?

Quando houver suspeita da infecção por Herpes simples.

 

 

Amostra

Material da ferida, sangue, líquor e outros materiais biológicos a depender dos sinais e sintomas clínicos.

É necessária alguma preparação?

Antes de fazer um teste para herpes, relatar qualquer medicamento ou suplemento usado. Para testes que requerem uma amostra de ferida, a amostra deve ser coletada quando as lesões estiverem abertas antes de começarem a formar uma crosta. Para um exame de sangue, nenhum preparo especial é necessário.

O que está sendo pesquisado?

Existem dois tipos principais de HSV:

Vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1): o HSV-1 é a causa da maioria dos casos de herpes oral e é frequentemente contraído durante a infância. O HSV-1 também pode se espalhar para os órgãos genitais durante o sexo oral.
Vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2): o HSV-2 é a causa mais comum de herpes genital. O HSV-2 também pode se espalhar para a boca durante o sexo oral, causando infecções na boca ou nos lábios. O HSV-2 geralmente é transmitido por contato sexual, incluindo sexo vaginal, oral ou anal.

 

Accordion Title
Perguntas frequentes:
  • Como o exame é usado?

    Quando é necessário identificar evidências de uma infecção por HSVT  por vários motivos, incluindo:

    Confirmar o diagnóstico de infecção por HSV em pacientes sintomáticos;
    Diagnosticar pacientes com histórico de feridas genitais que não apresentam sintomas;
    Identificar uma possível infecção por HSV em mulheres grávidas sem sintomas;
    Compreender se o parceiro sexual de uma pessoa com HSV é suscetível à infecção;
    Estimar a frequência de futuras infecções.

  • Quais os tipos de testes?

    Existem quatro tipos de testes que confirmam a presença de uma infecção por HSV-1 ou HSV-2:

    Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR): o teste de PCR, também chamado de teste de DNA viral ou teste de DNA de HSV, usa uma amostra de ferida para pesquisar o DNA de HSV-1 e HSV-2. Um exame de sangue PCR para herpes pode distinguir entre infecções por HSV-1 e HSV-2, tornando este teste útil para determinar qual vírus está causando a infecção da pessoa. O teste de PCR é o principal método de teste de amostras de líquido cefalorraquidiano.

    Testes de anticorpos: Anticorpos para antígenos virais são produzidos pelo sistema imunológico em resposta a uma infecção por HSV. Como cada tipo de anticorpo é exclusivo para um antígeno específico, o teste de anticorpos de herpes simples pode determinar uma infecção por HSV-1 ou HSV-2. Os anticorpos HSV podem ser detectados em uma amostra de sangue ou em uma amostra retirada de ferida. Leva tempo para o corpo desenvolver anticorpos, então um resultado positivo pode não ocorrer até três meses após a infecção inicial.

    Cultura viral: Uma cultura viral de herpes é usada para determinar se uma ferida na pele está infectada com HSV-1 ou HSV-2, coletando uma amostra de uma ferida na pele, em ambiente de laboratório e observando para ver se o vírus ou substâncias relacionadas ao vírus crescem. Uma cultura viral é mais útil no início de um surto quando uma ferida está aberta.

    Esfregaço de Tzanck: O esfregaço de Tzanck usa uma amostra de células raspadas da ferida para procurar células características de infecção por herpes. Durante um esfregaço de Tzanck, as células podem ser examinadas ao microscópio em consultório médico sem a necessidade de enviar a amostra para o laboratório.

    A cultura viral e o esfregaço de Tzanck são pouco utilizados na prática clínica.

  • Quando o exame é pedido?

    O teste para os vírus que causam herpes genital e oral pode ser solicitado se você tiver sinais e sintomas de infecção por herpes. Embora muitas pessoas que contraem o HSV nunca percebam sintomas, os sinais de uma infecção inicial aparecem 2 a 20 dias após a infecção e dependem do tipo de HSV que está causando a infecção.

    Quando ocorrem sinais e sintomas de uma infecção inicial, eles podem incluir:

    Pequenas feridas na pele;
    Bolhas nos lábios, pênis, vagina, nádegas, ânus ou ao redor da boca;
    Formigamento, coceira ou queimação na pele;
    Febre, dor de cabeça ou dores no corpo;
    Gânglios linfáticos aumentados.

    Após a infecção inicial, o HSV permanece inativo no corpo. O HSV pode se reativar ao longo da vida, causando o reaparecimento dos sintomas de herpes genital ou oral. Embora o gatilho para uma infecção de HSV seja frequentemente desconhecido, os gatilhos potenciais incluem febre, estresse, trauma físico e um sistema imunológico suprimido.

    Geralmente, o teste de herpes não é recomendado para pacientes sem sintomas. Uma exceção pode ser feita para certos pacientes, incluindo:

    Pacientes que têm parceiro com herpes genital;
    Pacientes que procuram um painel de teste de DST mais completo, incluindo pessoas com múltiplos parceiros sexuais;
    Bebês nascidos de mães com HSV.

  • O que significa o resultado do exame?

    Os resultados dos testes de herpes geralmente ficam disponíveis em alguns dias úteis, dependendo do tipo de teste realizado. O teste de cultura viral pode levar vários dias, enquanto os testes rápidos de sangue podem ser concluídos em menos de 15 minutos.

    Os resultados dos testes de herpes são frequentemente dados como negativo ou positivo. A interpretação desses resultados depende do tipo de teste realizado.

    Os resultados do teste de PCR e da cultura viral indicam se a amostra usada para o teste continha HSV. Um resultado positivo significa que existe uma infecção por HSV inicial ou recorrente. Os resultados do teste também podem incluir o tipo de HSV identificado na amostra. Um resultado negativo em um teste de PCR ou numa cultura viral indica que a amostra em teste não continha HSV. É importante ter em mente que uma cultura viral negativa ou teste de PCR nem sempre significa que não há uma infecção atual ou passada por HSV.

    Os resultados de um teste de anticorpos mostram se os anticorpos produzidos em resposta a uma infecção por HSV foram detectados na amostra usada em teste. Um resultado positivo indica que esses anticorpos foram detectados e há uma infecção ativa ou infecção anterior. Os resultados negativos do teste de anticorpos indicam que os anticorpos HSV não foram detectados na amostra. Esse resultado pode ocorrer quando não há infecção ativa ou infecção anterior. Um resultado negativo também pode ocorrer porque a amostra de teste não continha anticorpos suficiente para ser encontrado durante o teste devido a uma infecção muito recente. Pode levar até três meses após a infecção para testar positivo para anticorpos HSV.

    Usando um esfregaço de Tzanck , os resultados indicam se certas células foram ou não detectadas em microscópio. Essas células são características de uma infecção por herpes, portanto, resultados de teste positivos sugerem infecção. Um esfregaço de Tzanck não consegue distinguir entre os tipos de infecções por herpes. Resultados negativos de um esfregaço de Tzanck indicam que células gigantes multinucleadas não foram encontradas na amostra de teste. Um resultado negativo geralmente não é útil, pois um esfregaço de Tzanck normalmente não é capaz de identificar com precisão os pacientes que não têm HSV ou distinguir entre os tipos de vírus do herpes.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Como o teste é feito?

    O teste pode ser realizado com uma amostra de sangue, uma amostra de fluido ou raspado de uma ferida. Ambos os tipos de amostras são coletados por um profissional de saúde. 

    Na presença de infecção, pode ser coletada uma amostra para teste, esfregando ou raspando uma ferida com um swab. Se houver suspeita de infecção de sistema nervoso central por HSV, uma punção lombar pode ser realizada para obter uma amostra de líquido cefalorraquidiano para análise.O material da ferida pode ser usado para teste de PCR, teste de anticorpos, cultura viral ou esfregaço de Tzanck.

    Na ausência de sintomas, um exame de sangue pode ser usado para identificar anticorpos contra HSV.

    Durante o teste
    A coleta de material de ferida consiste em esfregar um cotonete estéril contra a lesão de pele ou raspar a base com um bisturi.

    Uma amostra de sangue para teste de anticorpos pode ser coletada.

    Após o teste
    Depois que o material é coletado de uma lesão de pele, não há restrições especiais pós-teste. Pode haver um leve sangramento ou desconforto temporário onde a pele foi esfregada ou raspada.

    Depois que o sangue é coletado, pode ocorrer uma leve dor ou hematoma, mas geralmente não é duradouro.

Testes Relacionados
Fontes

A.D.A.M. Medical Encyclopedia. Venipuncture. Updated April 24, 2021. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/ency/article/003423.htm 

A.D.A.M. Medical Encyclopedia. Herpes Viral Culture of Lesion. Updated July 13, 2021. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/ency/article/003739.htm

A.D.A.M. Medical Encyclopedia. Serum Herpes Simplex Antibodies. Updated July 13, 2021. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/ency/article/003352.htm

A.D.A.M. Medical Encyclopedia. Herpes – Oral. Updated July 19, 2021. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/ency/article/000606.htm

A.D.A.M. Medical Encyclopedia. Antibody. Updated August 13, 2020. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/ency/article/002223.htm

Albrecht MA. Epidemiology, Clinical Manifestations, and Diagnosis of Genital Herpes Simplex Virus Infection. In: Hirsch MS, ed. UpToDate. Updated August 16, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/epidemiology-clinical-manifestations-and-diagnosis-of-genital-herpes-simplex-virus-infection

Albrecht MA. Treatment of Genital Herpes Simplex Virus Infection. In: Hirsch MS, ed. UpToDate. Updated May 25, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/treatment-of-genital-herpes-simplex-virus-infection

American Academy of Dermatology. Herpes Simplex: Who Gets and Causes. Date unknown. Accessed September 29, 2022. https://www.aad.org/public/diseases/a-z/herpes-simplex-causes

American Academy of Dermatology. Herpes Simplex: Diagnosis and Treatment. Date unknown. Accessed September 29, 2022. https://www.aad.org/public/diseases/a-z/herpes-simplex-treatment

Ayoade FO. Herpes Simplex Workup Bronze MS, ed. Medscape. Updated May 24, 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.medscape.com/answers/218580-11394/how-is-tzanck-preparation-performed-for-the-diagnosis-of-herpes-simplex-virus-hsv-infection

Caliendo AM. PCR Testing for the Diagnosis of Herpes Simplex Virus in Patients with Encephalitis or Meningitis. In: Hirsch MS, ed. UpToDate. Updated May 26, 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/pcr-testing-for-the-diagnosis-of-herpes-simplex-virus-in-patients-with-encephalitis-or-meningitis

Centers for Disease Control and Prevention. Genital Herpes Screening FAQ. Updated July 11, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.cdc.gov/std/herpes/screening.htm

Centers for Disease Control and Prevention. Genital Herpes – CDC Fact Sheet. Updated January 3, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.cdc.gov/std/herpes/stdfact-herpes.htm

Centers for Disease Control and Prevention. Genital Herpes – CDC Fact Sheet (Detailed). Updated July 22, 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.cdc.gov/std/herpes/stdfact-herpes-detailed.htm

Goldstein BG, Goldstein AO. Office-based Dermatologic Diagnostic Procedures. In: Dellavalle RP, ed. UpToDate. Updated April 14, 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/office-based-dermatologic-diagnostic-procedures

Janniger CK. What is the Role of Tzanck Smear in the Workup of Herpes Zoster (Shingles)? Elston DM, ed. Medscape. Updated July 22, 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.medscape.com/answers/1132465-41020/what-is-the-role-of-tzanck-smear-in-the-workup-of-herpes-zoster-shingles

Kaye KM. Herpes Simplex Virus (HSV) Infections. Merck Manuals Professional Edition. Updated October 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.merckmanuals.com/professional/infectious-diseases/herpesviruses/herpes-simplex-virus-hsv-infections

Kaye KM. Herpes Simplex Virus (HSV) Infections. Merck Manual Consumer Edition. Updated September 2021. Accessed September 29, 2022. https://www.merckmanuals.com/home/infections/herpesvirus-infections/herpes-simplex-virus-hsv-infections

MedlinePlus: National Library of Medicine. Herpes (HSV) Test. Updated December 3, 2020. Accessed September 29, 2022. https://medlineplus.gov/lab-tests/herpes-hsv-test/

National Heart, Lung, and Blood Institute. Blood Tests. Updated March 24, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/blood-tests

Riley LE, Wald A. Genital Herpes Simplex Virus Infection and Pregnancy. In: Hirsch MS, Lockwood CJ, eds. UpToDate. Updated February 10, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/genital-herpes-simplex-virus-infection-and-pregnancy

Tuddenham S, Ghanem KG. Approach to the Patient with Genital Ulcers. In: Marrazzo J, ed. UpToDate. Updated June 22, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/approach-to-the-patient-with-genital-ulcers

Wald A. Prevention of Genital Herpes Virus Infections. In: Hirsch MS, ed. UpToDate. Updated March 1, 2022. Accessed September 29, 2022. https://www.uptodate.com/contents/prevention-of-genital-herpes-virus-infections