Também conhecido como
Artrite Reumatoide Idiopática
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 13 de Dezembro de 2019.
Resumo

Artrite reumatoide juvenil, também chamada artrite reumatoide idiopática, é um tipo de artrite crônica que ocorre em crianças. É caracterizada por inflamação, dor, aumento de volume, vermelhidão e rigidez em articulações. Pode resultar em lesões articulares permanentes, afetar o crescimento e causar inflamação nos olhos (uveíte) e em órgãos internos.

A artrite reumatoide juvenil, assim como a artrite reumatoide de adultos, é considerada uma doença autoimune. Entretanto, a forma juvenil pode desaparecer com a idade. Pode haver uma tendência hereditária com fatores desencadeantes envolvidos, mas pouco se sabe sobre isso.

A artrite reumatoide juvenil é classificada em três tipos principais, com base no número de articulações afetadas e no envolvimento de órgãos internos:

  • Pauciarticular (oligoartrite) – Afeta quatro ou menos articulações, em geral grandes articulações como os joelhos. Compreende cerca de 50% dos casos.
  • Poliarticular – Afeta cinco ou mais articulações, especialmente dos dedos e das mãos. É mais frequente em meninas.
  • Sistêmica – Afeta articulações e órgãos internos, provocando febre e erupções cutâneas intermitentes. É a forma menos comum.

Os sintomas variam entre as crianças e com o tempo, com exacerbações e remissões. Em alguns casos, são persistentes, em outros, desaparecem completamente. O diagnóstico de artrite reumatoide juvenil é considerado em crianças com sintomas durante pelo menos seis semanas. Os sintomas incluem rigidez matinal, claudicação, relutância em mover o membro afetado, dor e edema nas articulações afetadas. Crianças com a forma sistêmica têm febre intermitente, erupções cutâneas, aumento de linfonodos e, em alguns casos, aumento do fígado e do baço. As complicações podem incluir inflamação nos olhos e problemas de crescimento. As articulações afetadas podem ter crescimento acelerado ou atrasado, o que resulta em diferenças de comprimento entre os membros e deformidades articulares. O crescimento geral também pode ser afetado.

Accordion Title
Sobre Artrite Reumatoide Juvenil
  • Exames

    O objetivo dos exames é diagnosticar a doença, distingui-la de outras formas de artrite, avaliar sua gravidade e acompanhar os efeitos do tratamento.

    Exames laboratoriais
    Exames laboratoriais que podem auxiliar o diagnóstico de artrite reumatoide juvenil e excluir outros distúrbios:

    Os níveis de ferritina, embora não seja usada no diagnóstico, podem estar elevados.

    Exames não laboratoriais

    • Radiografia das articulações e do tórax – Para identificar inflamação nas articulações e derrames pleurais e pericárdicos.
    • Exame oftalmológico - Para detectar inflamação ocular.
    • Eletrocardiograma – Para detectar inflamação cardíaca.
  • Tratamento

    Não há cura para a artrite reumatoide juvenil. Os objetivos do tratamento são diminuir a dor e a inflamação, manter a mobilidade e a função articular, e minimizar complicações. O tratamento varia para cada paciente e com a fase da doença.

    Além de repouso e exercícios adequados, evitando estresse sobre as articulações afetadas, são usados anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides e imunossupressores.

    É muito importante fazer fisioterapia e exercícios regulares para manter a amplitude de movimentos e a força muscular. Podem ser usadas talas para manter a posição adequada da articulação. A rigidez matinal pode ser aliviada com tratamento de calor e frio.

    Talvez seja necessário fazer algumas adaptações em casa e na escola, mas, na maioria dos casos, é possível levar uma vida normal, e isso  deve ser estimulado.

Fontes do Artigo

Fontes usadas na revisão atual

Arthritis Foundation. Juvenile Rheumatoid Arthritis. Available online at http://www.arthritis.org/disease-center.php?disease_id=38&df=definition through http://www.arthritis.org. Accessed October 2010.

KidsHealth by Nemours. Juvenile Rheumatoid Arthritis. Available online at http://kidshealth.org/parent/medical/arthritis/jra.html through http://kidshealth.org. Accessed October 2010.

Cincinnati Children's Hospital Medical Center. Juvenile Rheumatoid Arthritis. Available online at http://www.cincinnatichildrens.org/health/info/rheumatology/diagnose/jra.htm through http://www.cincinnatichildrens.org. Accessed October 2010.

Fontes usadas em revisões anteriores

Brescia, A. (2005 April, Updated) Juvenile Rheumatoid Arthritis. Nemours Foundation, KidsHealth for Parents [On-line information]. Available online at http://kidshealth.org/parent/medical/arthritis/jra.html through http://kidshealth.org.

(© 2006) Juvenile Rheumatoid Arthritis. Arthritis Foundation Disease Center [On-line information]. Available online at http://www.arthritis.org/conditions/DiseaseCenter/jra.asp through http://www.arthritis.org.

Abramson, L. (2004 May, Updated). Arthritis In Children. American College of Rheumatology [On-line information]. Available online at http://www.rheumatology.org/public/factsheets/arth_in_children.asp?aud=pat through http://www.rheumatology.org.

(2001 July, Currently being updated). Questions and Answers about Juvenile Rheumatoid Arthritis. NIAMS [On-line information]. Available online at http://www.niams.nih.gov/hi/topics/juvenile_arthritis/juvarthr.htm through http://www.niams.nih.gov.