Para medir o lítio no sangue, manter o nível terapêutico e evitar afeitos tóxicos.
Lítio
No início do tratamento com lítio, para ajustar a dose e obter um bom efeito terapêutico, e em intervalos regulares para acompanhar o tratamento.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Nenhuma.
-
Como o exame é usado?
Esse exame mede a quantidade de lítio no sangue, para verificar se ela está dentro da faixa terapêutica. Deve ser utilizado para medir os níveis sanguíneos a cada poucos dias em indivíduos que iniciaram o uso de lítio para auxiliar no ajuste da dose e alcançar os níveis desejados. O teste deve ser feito em intervalos regulares ou quando é necessário fazer a monitoração. Uma ou mais dosagens devem ser realizadas em indivíduos que iniciaram o tratamento com medicamentos adicionais para avaliar o efeito (se existir) nos níveis de lítio e na suspeita de toxicidade.
-
Quando o exame é pedido?
A medida de lítio no sangue é pedida com maior frequência no início do tratamento, ou no retorno após período de ausência da terapia. Uma vez estabilizada a concentração sanguínea nos níveis terapêuticos, o lítio deve ser monitorado em intervalos regulares para garantir a manutenção desses níveis.
O teste deve ser solicitado quando a pessoa aparentemente não está respondendo ao lítio para determinação de níveis muito baixos, medicação ineficiente e/ou determinar se o paciente está seguindo a terapêutica indicada (fazendo o uso de forma regular). Também deve ser solicitado quando há suspeita de complicações devidas a níveis excessivos com suspeita de toxicidade. Sinais e sintomas de toxicidade do lítio incluem:
- Sonolência, falta de energia
- Fraqueza muscular
- Descoordenação dos movimentos
- Fala arrastada
- Náuseas, vômitos ou diarreia
- Confusão
- Tremores irregulares
A colheita de sangue é feita 12 a 18 horas após a última dose. Como os horários da medicação variam e algumas formulações são de liberação lenta, os detalhes da colheita podem variar.
-
O que significa o resultado do exame?
A faixa terapêutica estabelecida é 0,6-1,2 mmol/L. A maioria das pessoas nessa faixa mostra resposta ao tratamento sem efeitos colaterais. Entretanto, há variações individuais. Alguns pacientes podem não mostrar resultados na parte baixa da faixa ou apresentar efeitos colaterais na parte alta. Os pacientes devem acompanhar de perto, com o médico, para ser determinada a faixa ideal para o tratamento.
Em geral, quando o lítio está no nível terapêutico e o médico e o paciente estão satisfeitos com o controle do portador de distúrbio bipolar, a dosagem está adequada, particularmente se o indivíduo não apresentar efeitos colaterais. Se os níveis sanguíneos estão abaixo da faixa terapêutica, é como se o paciente não estivesse recebendo a medicação adequada. Se os níveis estão acima da faixa terapêutica e se houver efeitos colaterais importantes, é como se a dosagem estivesse muito alta. Entretanto, os pacientes não devem reduzir ou parar a medicação sem consultar o médico, pois podem piorar os sintomas do distúrbio bipolar. A determinação e ajustes das doses devem ser avaliadas caso a caso.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
O lítio é excretado principalmente pelos rins. Seu uso a longo prazo pode diminuir a função renal. Pessoas com doença renal podem apresentar níveis sanguíneos altos, pois a excreção de lítio está reduzida A função renal deve ser monitorada com exames periódicos, como ureia e creatinina.
Pessoas que tomam lítio podem desenvolver hipotireoidismo, e devem ser monitoradas com medidas periódicas do TSH no sangue.
Diversos medicamentos prescritos e de venda livre, e alguns suplementos alimentares, podem alterar os níveis sanguíneos de lítio. Os que aumentam os níveis incluem anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e o naproxeno, e diuréticos, como hidroclorotiazida e furosemida. Alguns aumentam a incidência de efeitos colaterais do lítio, como antipsicóticos, como clozapina e olanzapina, anti-hipertensivos, como bloqueadores do canal de cálcio e inibidores da enzima conversora da angiotensina, e anticonvulsivantes, como a carbamazepina. Outros podem diminuir os níveis sanguíneos de lítio, como teofilina e cafeína.
Os níveis sanguíneos de lítio e a probabilidade de efeitos colaterais podem aumentar quando há perda de água corporal, em dietas com pouco sal, sudorese excessiva e distúrbios que causam vômitos ou diarreia.
-
Durante quanto tempo deve ser tomado o lítio?
-
Quem pede o exame?
-
Posso fazer o exame em casa?