Para determinar se foi ingerida uma dose excessiva; para determinar o risco de lesão hepática; para determinar se há necessidade de tratamento com um antídoto.
Acetaminofeno
Uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
O exame é usado para medir o nível de acetaminofeno no sangue, para estabelecer um diagnóstico de dosagem excessiva, o risco de lesão hepática e a necessidade de tratamento. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para os resultados clínicos.
Como níveis altos de acetaminofeno causam lesão hepática, podem ser feitos outros exames, como aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT) e tempo de protrombina, para detectar lesão e avaliar a função hepática.
-
Quando o exame é pedido?
Quando há suspeita de uma dose excessiva, o exame é feito de 4 a 6 horas após a ingestão. Se a amostra for colhida cedo demais, os resultados não refletem com precisão a dose total ingerida porque esta ainda não foi completamente absorvida pelo sangue. Os sintomas com frequência ocorrem de duas a três horas após a ingestão, mas há casos que não se manifestam em até 12 horas ou mais. Os sintomas incluem:
- Náuseas, vômitos, diarreia
- Perda do apetite
- Dor ou cólicas abdominais
Se não forem tratados, a toxicidade pode progredir em três a quatro dias, incluindo icterícia, insuficiência hepática e renal, convulsões, coma e morte.
Quando crianças tomam a forma líquida do medicamento, a decisão de tratamento deve ser feita em duas horas, porque a absorção dessa forma é mais rápida.
-
O que significa o resultado do exame?
A tabela abaixo resume como podem ser os resultados:
Nível de acetaminofeno Interpretação do resultado 10-20 mcg/ml Niveis terapêuticos Menos de 150 mcg/ml 4 horas após a ingestão Risco baixo de lesão hepática Mais de 200 mcg/ml 4 horas após a ingestão
ou
Mais de 50 mcg/ml 12 horas após a ingestãoNíveis associados a toxicidade e lesão hepática
Esses níveis se referem a uma única ingestão. Não se aplicam necessariamente quando a dose recomendada foi excedida durante algum tempo (ingestão repetida de doses excessivas). O médico considera os níveis de acetaminofeno juntamente com os sinais, os sintomas e os exames da função hepática para determinar o risco ou a presença de toxicidade nesses casos.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Lembre-se que muitas preparações controladas e de venda livre contêm acetaminofeno associado a outros medicamentos. Não tome ao mesmo tempo mais de uma.
Se uma pessoa bebe três ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia, deve perguntar ao médico se pode tomar acetaminofeno. Para não aumentar o risco de lesão hepática, não se deve ingerir álcool se tomar uma ou duas doses ocasionais do medicamento.
-
O acetaminofeno usado de modo adequado é perigoso?
-
Como é tratada uma dose excessiva?
Qualquer pessoa com sinais de envenenamento com acetaminofeno deve ser levada a um serviço de emergência. Se ficar estabelecido que foi ingerida uma dose excessiva, é aplicado um antídoto (N-acetilcisteína), que é mais eficaz se usado de 8 a 12 horas após a ingestão. Outros medicamentos podem ser usados para aliviar sintomas. Se houver suspeita de remédio ainda no estômago (até quatro horas após a ingestão), é usado carvão ativado, que se liga ao resto do medicamento e impede sua absorção pelo corpo. Até uma hora após a ingestão, pode ser feita uma lavagem gástrica, em que um tubo flexível é inserido pelo nariz até o estômago e é bombeada água ou solução salina para o estômago, e retirada por sucção junto com o conteúdo gástrico.
Algumas vezes ocorre lesão hepática extensa apesar do tratamento com N-acetilcisteína. Havendo insuficiência hepática, pode ser necessário um transplante de fígado.