Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 28 de Dezembro de 2019.
Resumo

A tireoide é uma pequena glândula com forma de borboleta situada logo abaixo do pomo de Adão. Tem um papel muito importante no controle do metabolismo do corpo, produzindo hormônios que regulam o uso de energia pelas células do corpo: tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3). A tireoide produz também calcitonina, um hormônio que diminui a reabsorção de cálcio dos ossos e aumenta sua excreção na urina.

Um sistema de feedback controla os níveis de T3 e T4 no sangue. Quando esses níveis diminuem, o hipotálamo produz hormônio liberador da tireotrofina (TRH), que aumenta a produção de hormônio estimulante da tireoide (TSH) pela hipófise. O TSH, por sua vez, estimula a tireoide a produzir T3 e T4. Quando seus níveis se normalizam, a secreção de hormônio liberador da tireotrofina é inibida no hipotálamo.

A maior parte do T4 na tireoide é armazenada ligada a uma proteína chamada tireoglobulina. Quando há necessidade, a tireoide libera o T4 e produz mais. No sangue, a maior parte do T4 é ligada a outra proteína, chamada globulina transportadora da tiroxina (TBG), e é relativamente inativo. No fígado e em outros tecidos, o T4 é transformado em T3, que é o principal responsável pelo controle do metabolismo.

Accordion Title
Sobre Doenças da Tireoide
  • Quais são as doenças da tireoide?
    • Hipotireoidismo - Carência de hormônios da tireoide. Os sintomas incluem ganho de peso, pele seca, constipação, intolerância ao frio, perda de cabelos, fadiga e menstruações irregulares. Hipotireoidismo grave não tratado pode resultar em coma e morte. Em crianças, pode retardar o crescimento e o desenvolvimento sexual. Em bebês, pode causar retardo mental. Por isso, em muitos países a pesquisa de hipotireoidismo faz parte da triagem de recém-nascidos, porque o diagnóstico e o tratamento precoces minimizam as consequências a longo prazo.

    • Hipertireoidismo - Excesso de hormônios da tireoide. Os sintomas incluem aumento da frequência cardíaca, ansiedade, perda de peso, dificuldade de dormir, tremores, fraqueza e diarreia. Em alguns casos, pode ocorrer protrusão dos olhos (exoftalmia).
    • A doença de Graves, causa mais comum de hipertireoidismo, é um distúrbio autoimune em que são produzidos anticorpos que provocam inflamação da tireoide com secreção excessiva de hormônios.
    • A tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo em países onde foi eliminada a carência de iodo. É um distúrbio autoimune em que são produzidos anticorpos que provocam inflamação e destruição da tireoide, resultando em diminuição da produção de hormônios.
    • Tireoidite - Inflamação da tireoide. Pode estar associada a hipotireoidismo ou a hipertireoidismo. Dependendo da causa, pode ser aguda e transitória ou crônica.
    • Nódulos de tireoide - Pequenos tumores, que podem ser sólidos ou cistos cheios de líquido. A maioria é inócua, mas alguns são cancerosos e precisam ser tratados.
    • Câncer de tireoide - É pouco comum. Existem quatro tipos: papilar, folicular, anaplásico e medular. Cerca de 80% são papilares, afetam mais mulheres que homens e são mais comuns em jovens. Aproximadamente 15% são foliculares. É um tipo mais agressivo e é mais frequente em mulheres idosas. O câncer anaplásico também é mais comum em idosas, representa cerca de 2% do total e tende a ser agressivo e de tratamento difícil. O câncer medular produz calcitonina e pode ser encontrado sozinho ou com outros tumores endócrinos, como parte da síndrome de neoplasia endócrina múltipla. Representa aproximadamente 3% do total e pode ser também de tratamento difícil, especialmente quando se dissemina para fora da tireoide.
    • Bócio - É um aumento visível da tireoide. No passado, era comum devido a carência de iodo na dieta. Na maioria dos países desenvolvidos, sua adição ao sal de cozinha diminuiu muito a incidência de bócio relacionado com a dieta. Em algumas áreas, entretanto, a carência de iodo ainda é comum e é a principal causa de hipotireoidismo. Qualquer das doenças relacionadas acima pode provocar a formação de bócio, que comprime estruturas do pescoço, incluindo a traqueia e o esôfago, e prejudica a respiração e a deglutição.
  • Exames

    Exames laboratoriais

    O exame mais usado para detectar disfunção da tiroide é o TSH. Se estiver anormal, em geral são pedidos exames de T4 total e livre para confirmar o diagnóstico. Também podem ser solicitados exames de T3 total e livre.

    • TSH - Para detectar hipotireoidismo ou hipertireoidismo, para triagem de hipotireoidismo em recém-nascidos e para acompanhar a reposição de hormônios da tireoide no hipotireoidismo.
    • T4 total e livre - Usados no diagnóstico do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, e para triagem de hipotireoidismo em recém-nascidos.
    • T3 total e livre - Para diagnóstico do hipertireoidismo.

    Outros exames:

    Triagens

    A triagem de hipotireoidismo em recém-nascidos é uma rotina em muitos países, inclusive no Brasil. A triagem de adultos é controvertida, mas é recomendada por algumas instituições. A American Thyroid Association, dos EUA, recomenda a verificação do nível de TSH em todas as pessoas com mais de 35 anos de idade, e repetida a cada cinco anos. A American Association of Clinical Endocrinologists, dos EUA, indica a triagem de hipotireoidismo em todas a mulheres acima dos 50 anos de idade, ou mais cedo, se tiverem história familiar de distúrbio da tireoide ou se pretendem engravidar.

    Exames não laboratoriais

    • Cintilografia da tireoide - Usa iodo radioativo ou tecnécio radioativo para avaliar anormalidades da tireoide e a função da tireoide em diversas áreas.
    • Ultrassonografia - Permite medir o tamanho da tireoide e distinguir nódulos sólidos e cistos.
    • Biópsia - Em geral, usa-se uma agulha fina para retirar uma pequena quantidade de tecido ou de líquido da área a ser examinada. É feita sob orientação de ultrassonografia.
  • Tratamento

    O tratamento de doenças da tireoide depende da causa, da gravidade dos sintomas e dos níveis de hormônios medidos nos exames laboratoriais.

    O tratamento dos distúrbios que causam hipertireoidismo pode envolver iodo radioativo, para destruir parte da glândula, medicamentos anti-tireoidianos ou cirurgia para remover toda a tireoide ou parte dela. Esses tratamentos podem ser usados isolados ou em combinação. Se a tireoide for destruída ou removida, instala-se um hipotireoidismo, que deve ser tratado.

    Todos os tipos de hipotireoidismo são tratados com reposição hormonal, usando T3 ou T4 sintéticos ou de porcos.

    O tratamento do câncer de tireoide depende do tipo de câncer e de seu grau de disseminação. Em geral, envolve a remoção cirúrgica de toda a tireoide ou de parte dela, e pode incluir o uso de iodo radioativo e a reposição hormonal. O câncer papilar costuma responder bem ao tratamento, e a maioria dos casos é curada. Outros tipos podem ser de tratamento difícil. Em alguns casos, são usadas radioterapia ou quimioterapia antes ou depois da cirurgia.

Fontes do Artigo

Fontes usadas na revisão atual

MedlinePlus Medical Encyclopedia. Hyperthyroidism. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000356.htm. Accessed February 2011.

Medical News Today. Prevalence of Thyroid Cancer Rises Sharply. Article date 24 December 2009. Available online at http://www.medicalnewstoday.com/articles/174787.php through http://www.medicalnewstoday.com. Accessed February 2011.

The Hormone Foundation. Thyroid Conditions & Thyroid Disease: Symptoms & General Overview. Available online at http://www.hormone.org/Thyroid/overview.cfm through http://www.hormone.org. Accessed February 2011.

National Cancer Institute. What You Need To Know About ™ Thyroid Cancer. Available online at http://www.cancer.gov/cancertopics/wyntk/thyroid/page4 through http://www.cancer.gov. Accessed February 2011.

MayoClinic.com. Thyroid cancer. Available online at http://www.mayoclinic.com/health/thyroid-cancer/DS00492 through http://www.mayoclinic.com. Accessed February 2011.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

(© 1995-2005) Thyroid Gland Disorders. Merck [On-line information]. Available online through http://www.merck.com.

(2005 April 5, Modified). Thyroid Cancer (PDQ®): Treatment General Information. National Cancer Institute [On-line information]. Available onlien at http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/treatment/thyroid/HealthProfessional/page2 through http://www.cancer.gov.

(2003). American Assoication of Clinical Endocrinologists. Information for Patients: The Thyroid Nodule. PDF available for download at http://www.diabendo.com/Thyroid_Nodule.pdf#search='thyroid%20nodule,%20frequency through http://www.diabendo.com.

U.S. Preventive Services Task Force (2004 May 15). Screening for Thyroid Disease: Recommendation Statement. American Family Physician [On-line journal]. Available online at http://www.aafp.org/afp/20040515/us.html through http://www.aafp.org.

Ladenson PW et al, for the American Thyroid Association. American Thyroid Association guidelines for detection of thyroid dysfunction. 12 Jun 2000. Arch Intern Med 60:1573-1575. PDF available for download at http://www.thyroid.org/professionals/publications/documents/GuidelinesdetectionThyDysfunc_2000.pdf through http://www.thyroid.org.

American Association of Clinical Endocrinologists. Women’s endocrine health. Available online at http://www.powerofprevention.com/w_endocrine.php through http://www.powerofprevention.com.