Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 31 de Março de 2019.

Exames laboratoriais podem ser feitos em muitos tipos de líquidos corporais, além do sangue. Com frequência, esses líquidos são testados em lugar do sangue porque fornecem respostas mais diretas sobre o que está ocorrendo em uma parte específica do corpo.

Algumas análises de líquidos corporais incluem:

As amostras em geral são colhidas em um frasco (urina, sêmen) ou inserindo uma agulha em uma cavidade do corpo e aspirando o líquido com uma seringa (líquido cefalorraquiano, líquido pericárdico etc). Para informações adicionais sobre como as diversas amostras são colhidas, leia Colheita de amostras para exames.

Depois da colheita, podem ser feitos diversos exames, incluindo bioquímicos, microscópicos e exames para doenças infecciosas.

Para alguns líquidos corporais, como líquido pleural, pericárdico ou peritoneal, é importante determinar se o líquido é um transudato ou um exsudato, o que ajuda o diagnóstico da doença presente.

Transudato

  • Causado por um desequilíbrio entre a pressão nos capilares, que impulsiona água para fora dos vasos, e a quantidade de proteínas no sangue, que retêm a água nos vasos
  • É um líquido claro com baixa concentração de proteínas e poucos leucócitos.
  • Observado em problemas como insuficiência cardíaca congestiva e cirrose hepática

Exsudato