Para ajudar a avaliar seu risco de desenvolver doença arterial coronariana (DAC).
Subfrações de Lipoproteínas
Se você tem uma história pessoal e/ou familiar de doença arterial coronariana (DAC) ou doença vascular periférica em uma idade precoce. Se o médico está avaliando seu risco de desenvolver doença cardíaca. Algumas vezes para ajudar a monitorar a eficácia de um tratamento para redução de lipídeos e/ou mudanças no estilo de vida.
Amostra de sangue retirada de uma veia do braço.
Jejum de nove a 12 horas antes do exame.
-
Como o exame é usado?
Os testes de subfrações de lipoproteína não são rotineiramente solicitados, mas sua utilização está aumentando. Eles podem fornecer informações úteis na avaliação de risco em pacientes que têm história pessoal ou familiar de doença cardíaca precoce, especialmente se os valores de colesterol total e colesterol LDL não forem significativamente elevados. Os testes de subfrações de LDL são mais comuns do que os de subfrações de VLDL ou HDL, uma vez que o LDL foi identificado como principal fator de risco e, por isso, mais pesquisas e desenvolvimentos têm se concentrado em sua determinação.
Os testes de subfrações são comumente realizados em conjunto com um perfil lipídico. As subfrações são geralmente expressas como proporções relativas ou percentagens de LDL, VLDL e/ou HDL.
Como as subfrações podem ser afetadas por tratamentos para lipídeos e/ou mudanças de estilo de vida, o teste de subfrações de LDL também pode ser ocasionalmente pedido para monitorar a eficácia do tratamento na diminuição do número de partículas de LDL pequenas e densas.
-
Quando o exame é pedido?
Os testes de subfrações de lipoproteínas podem ser solicitados como parte de uma avaliação global de risco cardíaco quando uma pessoa tem uma história pessoal ou familiar de doença arterial coronariana (DAC) precoce, especialmente quando ela não apresenta fatores de risco típicos, como colesterol elevado, LDL elevado, triglicerídeos elevados, HDL baixo, tabagismo, obesidade, inatividade, diabetes e/ou hipertensão.
Quando um paciente com uma grande proporção de partículas de LDL pequenas e densas se submete a um tratamento para redução de lipídeos ou mudanças de estilo de vida, omédico pode solicitar os testes de subfrações de lipoproteínas de LDL, em conjunto com outros testes lipídicos, para monitorar a eficácia do tratamento.
Embora não seja geralmente recomendado como um teste de triagem, alguns médicos solicitam o teste de subfrações de lipoproteínas em conjunto com uma bateria de outros testes de risco cardíaco quando eles desejam determinar o risco total de um paciente desenvolver DAC.
-
O que significa o resultado do exame?
Em geral, o resultado é interpretado como um perfil lipídico e seu risco associado. Se o paciente apresenta principalmente LDL pequena e densa, esse achado irá aumentar o risco de desenvolver doença arterial coronariana (DAC) acima e além do risco associado ao LDL total. Por outro lado, a presença exclusivamente de LDL grande e menos densa não acrescentará nenhum risco adicional. A interpretação de subfrações de VLDL é semelhante. Entretanto, esse quadro é mais complexo com as subfrações de HDL e não há consenso em como incluir esses achados na avaliação do risco. Em geral, considera-se que a presença de HDL grande e menos densa oferece maior proteção do que de HDL pequena e densa.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
É importante lembrar que os testes de subfrações de lipoproteínas (e outros testes lipídicos e testes de fatores de risco cardíacos) não são diagnósticos. Eles procuram avaliar o risco estatístico de um paciente desenvolver doença arterial coronariana (DAC), mas não podem prever o desenvolvimento ou a gravidade de DAC em um paciente específico.
Os resultados dos testes de subfrações de lipoproteínas refletem o método e os modelos de resultados, bem como os valores totais de colesterol LDL, VLDL, e/ou colesterol HDL. Como diferentes métodos separam as subclasses com base em diferentes propriedades físicas (tamanho, densidade e/ou carga elétrica), os resultados podem não ser diretamente comparáveis método a método ou laboratório a laboratório.
-
Como eu posso alterar minhas subfrações de lipoproteínas?
Embora exista um componente genético, as subfrações de lipoproteínas podem ser alteradas com a adoção de uma dieta com baixo teor de gorduras saturadas, perda do excesso de peso e exercícios regulares. A utilização de medicamentos para redução de lipídeos também pode afetar a distribuição das subfrações.
-
O que é VLDL?
A Lipoproteína de Muito Baixa Densidade (VLDL) é uma das três principais partículas de lipoproteínas. As outras são a Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) e a Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL). Cada uma dessas partículas contém uma mistura de colesterol, proteínas e triglicerídeos, mas em quantidades variáveis específicas para cada tipo de partícula. A LDL contém a maior quantidade de colesterol, a HDL a maior quantidade de proteínas e a VLDL a maior de triglicerídeos. Como a VLDL contém a maior parte dos triglicerídeos circulantes e como as composições das diferentes partículas são relativamente constantes, é possível estimar a quantidade de colesterol VLDL dividindo-se o valor dos triglicerídeos (em mg/dL) por 5. Atualmente, não há um modo simples e direto de medir o colesterol VLDL, portanto, o cálculo estimado a partir dos triglicerídeos é utilizado na maioria das definições. Esse cálculo não é válido quando os triglicerídeos são maiores que 400 mg/dL. Níveis elevados de colesterol VLDL estão associados a um risco aumentado de doença cardíaca e derrame.