Medir os níveis de estrogênio em mulheres com ciclos menstruais irregulares, sangramento intenso ou anormal, infertilidade, sintomas de menopausa, ou qualquer outra alteração hormonal; também é útil para avaliar o estado fetal-placentário na fase inicial da gravidez; a presença de características femininas em indivíduos do sexo masculino também pode motivar a dosagem de estrógenos.
Estrógenos
Amostra de sangue colhida em veia do braço, amostra de urina de 24 horas, ou (em alguns casos) amostra de saliva recente
-
Como o exame é usado?
O exame de estrógeno pode ser solicitado para auxiliar no diagnóstico de tumor ovariano, síndrome de Turner e hipopituitarismo. No sexo masculino, ajuda no diagnóstico da causa de ginecomastia ou na detecção de tumores produtores de estrógenos.
Os níveis de estradiol são usados para ajudar a avaliar a função ovariana. Auxilia no diagnóstico para determinar a causa de puberdade precoce em meninas e de ginecomastia nos meninos. Sua principal utilidade tem sido no diagnóstico diferencial de amenorreia (por exemplo, para determinar se a causa é menopausa, gravidez ou algum outro problema clínico). Na reprodução assistida, realizam-se dosagens seriadas para monitorar o desenvolvimento dos folículos ovarianos nos dias que precedem a fertilização in vitro. O estradiol algumas vezes é utilizado para monitoramento da terapia de reposição hormonal após a menopausa.
O teste de estriol, junto com alfa-fetoproteína (AFP materna), gonadotrofina coriônica humana (hCG) e inibina-A (um tipo de hormônio ovariano e placentário) é usado para avaliar o risco d feto apresentar alguma anormalidade, como síndrome de Down. -
Quando o exame é pedido?
O médico pode solicitar a dosagem de estrona ou de estradiol (além de outros testes) se você apresentar sintomas como dor em região pélvica, sangramento vaginal anormal, ciclos menstruais irregulares, ou se os órgãos sexuais (em crianças do sexo feminino) estiverem apresentando desenvolvimento precoce ou não compatível com a idade. O médico também pode solicitar a dosagem de estrona e/ou de estradiol quando há queixa de fogachos, suor noturno, insônia , amenorreia e outros sintomas relacionados à menopausa. Se você estiver recebendo terapia de reposição hormonal, o médico pode usar a dosagem de estrona para monitorar o tratamento.
Quando houver problemas de fertilidade, o médico pode usar a dosagem do estradiol ao longo do ciclo menstrual para monitorar o desenvolvimento do folículo antes da fertilização in vitro (sincronizado com o aumento no nível do estradiol).Em grávidas, o médico pode solicitar amostras seriadas (múltiplas), procurando por tendência a aumento ou redução no nível de estriol ao longo do tempo. O estriol livre (não ligado à globulina de ligação de hormônio sexual) com frequência é medido na 15ª a 20ª semanas de gestação como parte do teste triplo.
-
O que significa o resultado do exame?
Níveis aumentados e reduzidos de estrógenos são encontrados em muitas doenças metabólicas. É preciso ter cautela ao interpretar os níveis de estrona, estradiol e estriol encontrados, pois estes variam dia a dia e ao longo do ciclo menstrual. Se o médico estiver monitorando seus níveis hormonais, normalmente estará interessado em detectar alguma tendência a aumento ou redução, e não necessariamente nos valores isolados. Seguem-se alguns quadros nos quais é possível encontrar aumento ou redução nos níveis de estrógenos. Deve-se lembrar que o diagnóstico não pode ser feito apenas com base no resultado de um único teste.
Aumento nos níveis de estrógenos encontrados em: Redução nos níveis de estrógenos encontrados em: Gravidez normal Síndrome de Turner Puberdade precoce Hipopituitarismo Tumores de ovário, testiculos ou suprarrenal Hipogonadismo Cirrose Após menopausa (estradiol), Gravidez problemática(estriol)
Gravidez problemática (estriol) Síndrome de Stein-Leventhal (síndrome do ovário policístico) Anorexia nervosa Exercícios extenuantes -
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Os resultados obtidos em amostras de sangue, urina ou saliva não são comparáveis. O médico deve escolher que tipo de teste de estrógenos e o tipo de amostra a ser avaliado com base na hipótese diagnóstica.
Além das variações diárias e cíclicas, algumas doenças como hipertensão arterial (pressão arterial aumentada), anemia, e disfunção hepática ou renal podem afetar os níveis de estrógenos.Alguns medicamentos como glicocorticoides, ampicilina, medicamentos contendo estrógenos, fenotiazinas e tetraciclinas podem aumentar os níveis dos estrógenos, assim como glicose na urina e infecções no trato urinário. Dentre os medicamentos que podem reduzir os níveis está o clomifeno.
-
Nos homens sempre há estrógenos presentes?
-
O que são receptores de estrógenos?
Os receptores de estrógenos são proteínas, localizadas sobre células de alguns tecidos, que se ligam aos estrógenos. Um dos fatores de risco para câncer de mama é a presença de estrógenos em excesso. Essa exposição excessiva a estrógenos parece estimular o crescimento de células cancerígenas, especialmente se o tumor contiver receptores de estrógenos. Os medicamentos que bloqueiam o efeito dos estrógenos podem reduzir a velocidade de crescimento desses cânceres.
-
O que são fitoestrógenos e estrógenos ambientais?
Fitoestrógenos são compostos semelhantes aos estrógenos obtidos em vegetais. As duas principais classes são as isoflavonas, encontradas em produtos da soja, e a lignanas, encontradas em grãos integrais e em algumas frutas e vegetais. Esses produtos foram propostos como alternativa à terapia de reposição hormonal (TRH). Os estudos iniciais demonstraram que produzem alívio de alguns sintomas da menopausa, como os fogachos, mas há necessidade de pesquisas complementares.
Os estrógenos ambientais são substâncias químicas, naturais (como as obtidas em plantas) ou artificiais (como o inseticida DDT) que apresentam efeitos semelhantes aos dos estrógenos e podem causar distúrbios como infertilidade, crescimento excessivo do revestimento endometrial, desenvolvimento prematuro das mamas e feminilização de jovens do sexo masculino. Tendem a permanecer no organismo por longo período e estão sendo estudados sobre seus efeitos em longo prazo. -
Onde posso encontrar mais informações sobre os estrógenos?
Seu médico pode lhe informar sobre os estrógenos. Também é possível encontrar muitas informações na internet. As mais recentes e confiáveis são obtidas nas fontes governamentais e nas diversas organizações de âmbito nacional (para iniciar, consulte o
Link.)