Auxilia a detectar, diagnosticar e avaliar a gravidade da insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
BNP e NT-próBNP
Quando o indivíduo apresenta sintomas de insuficiência cardíaca, tais como falta de ar e fadiga ou quando está em tratamento para ICC
Uma amostra de sangue é retirada de uma veia do braço
Nenhum
-
Como o exame é usado?
Tanto o BNP quanto o NT-próBNP podem ser utilizados para auxiliar a detectar, diagnosticar e avaliar a gravidade da insuficiência cardíaca. O teste pode ser realizado se o indivíduo apresentar sintomas, como inchaço nas pernas (edema), dificuldade respiratória, falta de ar e fadiga. É possível utilizá-lo em conjunto com outros testes de biomarcadores cardíacos para detectar estresse cardíaco e danos e/ou, em conjunto com testes de função pulmonar, para diferenciar entre as causas da falta de ar. Também podem se pedidos radiografia de tórax e um exame de ultrassom denominado ecocardiografia.
É possível confundir a insuficiência cardíaca com outras doenças/estados clínicos e pode coexistir com elas. Os níveis de BNP e NT-próBNP podem ajudar os médicos a diferenciar a insuficiência cardíaca de outros problemas, como doença pulmonar. É importante um diagnóstico preciso porque os tratamentos, geralmente, são diferentes e devem ser iniciados o mais cedo possível.
-
Quando o exame é pedido?
O teste de BNP ou NT-próBNP pode ser solicitado sob as circunstâncias a seguir:
- No consultório médico, se o indivíduo apresentar sintomas provocadas por insuficiência cardíaca.
- No atendimento de emergências, se o indivíduo estiver em crise e/ou apresentar sintomas resultantes de insuficiência cardíaca e o médico precisa determinar rapidamente se o paciente está com insuficiência cardíaca ou algum outro problema médico.
- Para monitorar os efeitos da terapia para insuficiência cardíaca.
-
O que significa o resultado do exame?
Os resultados mais elevados que o normal sugerem que o indivíduo apresenta certo grau de insuficiência cardíaca e os níveis sanguíneos de BNP ou NT-próBNP estão relacionados com sua gravidade. Níveis mais elevados de BNP ou NT-próBNP, muitas vezes, estão associados a uma perspectiva pior (prognóstico) para o indivíduo.
Resultados normais indicam que os sintomas do indivíduo, provavelmente, são devido à outra causa, diferente de insuficiência cardíaca.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Os níveis de BNP e NT-próBNP diminuem na maioria dos indivíduos que tomam medicamentos para a insuficiência cardíaca, entre eles inibidores da ECA, beta bloqueadores e diuréticos.
Tanto os níveis de BNP quanto de NT-próBNP tendem a aumentar com a idade.
Os níveis de NT-próBNP e BNP podem estar aumentados em indivíduos com doença renal.
Embora ambos o BNP e a NT-próBNP se elevem na disfunção do ventrículo esquerdo e, tanto um quanto o outro possam ser medidos, eles não são intercambiáveis e os resultados não podem ser comparados diretamente.
Embora o BNP seja, geralmente, utilizado para reconhecimento da insuficiência cardíaca, um nível aumentado em indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) indica aumento de risco de eventos recorrentes. Assim, o médico pode usar o BNP para avaliar o risco de um evento cardíaco futuro no indivíduo com SCA.
-
A insuficiência cardíaca é comum?
De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (National Heart, Lung and Blood Institute), cerca de 5,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos convivem com a insuficiência cardíaca, e ela provoca cerca de 300.000 mortes por ano.
-
Como a insuficiência cardíaca é tratada?
Para mais informações sobre o tratamento, por favor, visite o portal da American Heart Association (em inglês) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia.