Para determinar o número de hemácias no sangue; usada no diagnóstico e na monitoração de distúrbios que afetam as hemácias.
Contagem de hemácias
Como parte do hemograma, como um exame de rotina ou quando o médico suspeita de anemia (diminuição do número de hemácias) ou de policitemia (aumento do número de hemácias).
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada de agulha em um dedo (crianças e adultos) ou no calcanhar (recém-nascidos), em casos de não ser possível a coleta de sangue venoso na veia do braço.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A contagem de hemácias em geral é pedida como parte do hemograma, para diagnosticar ou monitorar muitos distúrbios que afetam a produção ou a sobrevida das hemácias. Quando a produção de hemácias na medula óssea se altera, pode haver aumento ou diminuição da sua contagem. Se há destruição excessiva de hemácias (hemólise), a contagem diminui causando anemia.
Alterações da contagem de hemácias mostram que há um problema na sua produção ou destruição, mas não indica a causa. É necessário fazer outros exames para esclarecimento, como esfregaço de sangue, contagem de reticulócitos, dosagem do ferro sérico, vitamina B12 e folato e, em alguns casos, aspirado e biópsia de medula óssea.
-
Quando o exame é pedido?
A contagem de hemácias é pedida em geral como parte do hemograma, em exames de rotina ou pré-operatórios, ou quando há sinais e sintomas associados a anemia ou a policitemia. Os do primeiro caso são:
-
Fraqueza ou fadiga
-
Falta de energia
-
Palidez
Os associados a policitemia podem incluir:
-
Distúrbios visuais
-
Cefaleia, tonteiras
-
Vermelhidão
-
Aumento do baço
A contagem de hemácias é usada também regularmente para monitorar pessoas com distúrbios sanguíneos, doenças renais, distúrbios hemorrágicos, anemia crônica e policitemia. Quimioterapia e radioterapia com frequência afetam a medula óssea, e são normalmente acompanhadas com hemogramas.
-
-
O que significa o resultado do exame?
Como a contagem de hemácias é feita em geral como parte do hemograma, também são levados em consideração outros valores. Uma queda da contagem de hemácias é interpretada em conjunto com outros resultados, como hemoglobina, hematócrito, contagem de reticulócitos, e índices hematimétricos. O hemograma em geral é feito por aparelhos automáticos, mas exames manuais, como a observação de um esfregaço de sangue ao microscópio, podem fornecer outros dados úteis.
Algumas causas de contagens de hemácias baixas (anemia):
-
Traumatismos.
-
Destruição excessiva de hemácias: anemia hemolítica causada por autoanticorpos ou por defeitos das hemácias, como hemoglobinopatias (por exemplo, anemia falciforme), anormalidades da membrana da hemácia (por exemplo, esferocitose hereditária) ou deficiências enzimáticas (por exemplo, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase)
-
Sangramento agudo ou crônico do tubo digestivo (por exemplo, úlceras, pólipos, câncer de cólon) ou de outros lugares, como bexiga ou útero.
-
Deficiência nutricional (por exemplo, deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de folato)
-
Lesões da medula óssea (por exemplo, toxinas, radioterapia, quimioterapia, infecções, medicamentos)
-
Distúrbios da medula óssea, como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasias ou tumores invasivos.
-
Doenças inflamatórias crônicas.
-
Doenças renais diminuem a produção de eritropoietina, um hormônio produzido nos rins que estimula a formação de hemácias na medula óssea.
Algumas causas de aumento da contagem de hemácias (policitemia):
-
Policitemia vera, em que há produção excessiva de células do sangue.
-
Doenças pulmonares. A falta de oxigênio estimula a formação de hemácias.
-
Doenças cardíacas congênitas. A falta de oxigênio estimula a formação de hemácias.
-
Tumores produtores de eritropoietina.
-
Desidratação. A perda de água aumenta a concentração das células do sangue.
-
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Durante a gravidez, a retenção de água dilui as células do sangue, diminuindo a contagem de hemácias.
Pessoas que vivem em grandes altitudes têm contagens de hemácias maiores, por causa da menor quantidade de oxigênio no ar.
Mulheres têm contagens médias mais baixas que homens.
-
Como são tratadas anormalidades da contagem de hemácias?
É preciso determinar a causa para estabelecer o tratamento adequado. Podem ser corrigidas deficiências na dieta e suspensos medicamentos que afetam a medula óssea. Em casos mais graves e urgentes, o tratamento envolve transfusões de sangue. Após quimioterapia ou radioterapia pode ser necessário usar medicamentos que estimulam a medula óssea.
-
A contagem de hemácias pode ser feita no consultório do médico?
-
A nutrição é importante para manter as contagens de hemácias?