Também conhecido como
Depuração de creatinina
Nome formal
Clearance de creatinina
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 26 de Maio de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Para detectar e avaliar disfunção renal ou diminuição do fluxo renal.

Quando fazer este exame?

Se o médico acha que você pode ter um problema afetando a função renal (por exemplo, uma obstrução nos rins ou insuficiência renal aguda ou crônica) ou outra doença, como insuficiência cardíaca congestiva.

Amostra:

Uma amostra de (urina de 24 horas) e uma amostra de sangue retirado de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

A amostra

A creatinina é um resíduo produzido pelos músculos no metabolismo de uma substância chamada creatina. A creatina participa do ciclo que produz a energia necessária para a contração muscular. A quantidade de creatinina produzida pelo corpo depende da massa muscular e é relativamente constante em uma pessoa. Como quase toda a creatinina é removida do corpo pelos rins, os níveis sanguíneos de creatinina são uma indicação da capacidade de filtração dos glomérulos, que são as unidades de filtração dos rins. A quantidade de creatinina removida do sangue depende da capacidade de filtração dos glomérulos e do fluxo de sangue para os rins. A quantidade de sangue filtrada por minuto é chamada taxa de filtração glomerular. Quando há lesão dos glomérulos ou diminuição do fluxo sanguíneo para os rins, diminui a quantidade de creatinina removida do sangue e eliminada na urina, e diminui a taxa de filtração glomerular.

Esse exame envolve a medida da creatinina em uma amostra de sangue e na urina produzida durante 24 horas. Os resultados são usados para calcular a quantidade de creatinina retirada do sangue e eliminada na urina. O cálculo permite avaliar a quantidade de sangue filtrado em 24 horas.

Há várias versões desse cálculo. Todas incluem a medida da creatinina no sangue logo antes ou após a colheita de urina e a medida do volume de urina de 24 horas. Como a quantidade de creatinina produzida depende da massa muscular, alguns cálculos usam um fator de correção que leva em conta a área de superfície corporal, calculada a partir do peso corporal e da altura.

Como a amostra é obtida para o exame?

O teste exige uma amostra de urina de 24 horas e uma amostra de sangue retirada antes ou após a colheita de urina. Em geral, é perguntado ao paciente seu peso e sua altura.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária preparação.

Accordion Title
Common Questions
  • Como o exame é usado?

    O clearance de creatinina é usado para avaliar a velocidade e a eficiência da filtração renal. Ajuda a detectar e diagnosticar disfunção renal e/ou diminuição do fluxo sanguíneo renal.

    Em pacientes com doença renal crônica ou com insuficiência cardíaca congestiva (que diminui o fluxo sanguíneo), o clearance de creatinina pode ser pedido para avaliar a evolução da doença e sua gravidade. O resultado também pode ser usado para determinar a necessidade de diálise.

  • Quando o exame é pedido?

    O clearance de creatinina pode ser pedido sempre que o médico quiser avaliar a capacidade de filtração dos rins. Pode ser pedido quando um paciente apresenta níveis altos de creatinina no sangue ou de proteína na urina em exames de rotina, ou quando apresenta sinais e sintomas de um distúrbio renal.

    Sinais e sintomas que podem indicar problemas renais incluem:

    • Inchaço ou edema, em especial em torno dos olhos ou na face, nos pulsos, no abdome, nas coxas ou nos tornozelos.
    • Urina turva, com sangue ou cor de café.
    • Diminuição do volume urinário.
    • Problemas durante a micção, como queimação, secreção anormal ou alteração da frequência, especialmente à noite.
    • Dor no meio das costas (flanco), abaixo das costelas, próximo da localização dos rins.
    • Hipertensão arterial.
    • Sangue e/ou proteínas na urina.

    O clearance de creatinina pode ser pedido periodicamente em pacientes com doença renal conhecida ou com diminuição do fluxo sanguíneo para os rins devido a problemas como insuficiência cardíaca congestiva.

  • O que significa o resultado do exame?

    Qualquer doença ou estado clínico que afete os glomérulos pode diminuir a capacidade dos rins de eliminar creatinina e outros resíduos do sangue. Quando isso ocorre, os níveis sanguíneos de creatinina aumentam e o clearance de creatinina diminui, porque reduz a capacidade de excreção de creatinina na urina. A função renal pode ser afetada em diversas situações. Para mais detalhes, veja função, distúrbios e doenças dos rins e do trato urinário.

    Uma diminuição do clearance de creatinina pode ocorrer também quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins, que pode acontecer com insuficiência cardíaca congestiva, obstrução intrarrenal ou insuficiência renal aguda ou crônica. A diminuição do clearance de creatinina é proporcional à diminuição da filtração glomerular.

    Aumento do clearance de creatinina pode ser observado ocasionalmente durante a gravidez, após exercícios ou após a ingestão de grandes quantidades de carne, mas o exame em geral não é usado nesses casos.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Pacientes com um rim disfuncional e outro normal em geral têm clearance de creatinina normal, porque o rim funcional compensa a deficiência do outro.

    O clearance de creatinina diminui com a idade porque reduz a taxa de filtração glomerular.

    Alguns medicamentos, como aminoglicosídeos, cimetidina, cisplatina e cefalosporinas podem diminuir o clearance de creatinina. Diuréticos podem aumentar os resultados.

  • Por que eu tenho que colher urina durante 24 horas?

    Uma amostra de urina de 24 horas é necessária, em vez de uma amostra aleatória de urina, porque a quantidade de creatinina na urina varia durante o dia. A dosagem de creatinina na urina de 24 horas fornece uma média que indica melhor o que está acontecendo no corpo.

  • O que devo fazer se esquecer de guardar uma urina durante a colheita de 24 horas?

    Se a colheita não for completa, os resultados não serão válidos. Você deve entrar em contato com o médico ou com o laboratório que lhe entregou o frasco de colheita para perguntar se deve interromper a colheita e começar de novo em outro dia.

  • Há outros modos de avaliar a taxa de filtração glomerular de meus rins?

    Sim. A taxa de filtração glomerular pode ser avaliada com base no resultado da creatinina no sangue. (Veja artigo sobre taxa de filtração glomerular estimada). A colheita de urina de 24 horas está sujeita a erros. A avaliação da taxa de filtração glomerular a partir da creatinina no sangue fornece resultados razoáveis com base em um exame simples.

    Por outro lado, há exames que têm uma precisão maior que o clearance de creatinina. Entretanto, eles envolvem a injeção de um traçador e são mais caros. Para a maioria das finalidades clínicas, a precisão do clearance de creatinina é suficiente.

Fontes

Fontes usadas na revisão atual

Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006, Pp 209-211.

Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. Burtis CA, Ashwood ER and Bruns DE, eds. 4th ed. St. Louis, Missouri: Elsevier Saunders; 2006, Pp 797-798; 818-819.

Clarke, W. and Dufour, D. R., Editors (2006). Contemporary Practice in Clinical Chemistry, AACC Press, Washington, DC, Pg 43.

(February 2009) National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse. The Kidneys and How they Work. Available online at http://kidney.niddk.nih.gov/kudiseases/pubs/yourkidneys/index.htm#tests through http://kidney.niddk.nih.gov. Accessed September 2009.

(Updated September 4, 2007) Silberberg, C. Medline Plus Medical Encyclopedia: Creatinine Clearance. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003611.htm. Accessed September 2009.

Fontes usadas em revisões anteriores

Clinical Chemistry: Theory, Analysis, Correlation. 3rd Edition. Lawrence A. Kaplan and Amadeo J. Pesce, St. Louis, MO. Mosby, 1996.

Clinical Chemistry: Principles, Procedures, Correlations. Michael L. Bishop, Janet L. Duben-Engelkirk, Edward P. Fody. Lipincott Williams & Wilkins, 4th Edition.

Mitchell G. Scott, PhD. Division of Laboratory Medicine, Washington University School of Medicine, St. Louis, MO

Martin H. Kroll, MD. Director of Clinical Chemistry, VA Medical Center, Dallas, TX.

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber's Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby's Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

(2002 March). Medical Tests of Kidney Function. National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse, NIH Publication No. 02; 4623 [On-line information]. Available online at http://kidney.niddk.nih.gov/kudiseases/pubs/kidneytests/index.htm through http://kidney.niddk.nih.gov.

Esson, M. and Schrier, R. (2002). Diagnosis and Treatment of Acute Tubular Necrosis. Ann Intern Med 2002;137:744-752 [On-line journal]. PDF available for download at http://www.annals.org/cgi/reprint/137/9/744.pdf through http://www.annals.org.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine - serum. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003475.htm.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine - urine. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003610.htm.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine clearance. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003611.htm.

Agha, Irfan (2003 August 7, Updated). BUN. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003474.htm.

Agrawal, M. and Swartz, R. (2000 April 1). Acute Renal Failure. American Family Physician [On-line journal]. Available online at http://www.aafp.org/afp/20000401/2077.html through http://www.aafp.org.

Nissl, J. (2004 September 20, Updated). Creatinine and Creatinine Clearance WebMD [On-line information]. Available online at http://my.webmd.com/hw/kidney_failure/hw4322.asp through http://my.webmd.com.