Para monitorar a resposta ao tratamento de câncer de mama invasivo e para verificar se há recorrência da doença.
CA 15-3
Para mulheres que foram ou estão sendo tratadas contra câncer de mama invasivo.
Amostra de sangue colhida em veia do braço.
Nenhum.
-
Como o exame é usado?
O teste de Ca 15-3 não é suficientemente sensível ou específico para ser considerado um exame para triagem de câncer de mama. Sua principal utilidade é para acompanhar a resposta obtida com o tratamento de câncer de mama e para verificar possíveis recorrências. Faz-se o teste algumas vezes para que o médico avalie o grau de presença de câncer (a carga tumoral). O CA 15-3 só pode ser usado como marcador se o câncer estiver produzindo quantidades elevadas do antígeno. Por isso, esse exame não é útil em todos os casos de câncer de mama.
-
Quando o exame é pedido?
O CA15-3 pode ser solicitado em conjunto com outros testes, como receptores de estrogênio e progesterona, Her2/neu, e testes de expressão gênica para câncer de mama quando há diagnóstico inicial de câncer de mama avançado para ajudar a determinar as características do câncer e definir as opções de tratamento. Se o CA 15-3 estiver inicialmente elevado, o exame poderá ser repetido periodicamente para monitorar a efetividade do tratamento e para detectar recorrência. Não se pede o CA 15-3 quando a doença é diagnosticada precocemente, antes que tenha produzido metástases, uma vez que, na maioria desses casos, seus níveis não estarão elevados.
-
O que significa o resultado do exame?
Em geral, quanto mais alta for a dosagem do CA 15-3, mais avançado estará o câncer de mama, e maior a carga tumoral. A concentração de CA 15-3 tende a aumentar à medida que o câncer cresce. Nos casos em que a doença é metastático, os níveis mais altos de CA 15-3 são encontrados quando o tumor já se espalhou para ossos ou fígado.
Aumentos leves a moderados do CA 15-3 são observados em diversas condições, como câncer de pâncreas e de fígado, cirrose, e doenças benignas da mama, assim como em uma determinada porcentagem de indivíduos aparentemente saudáveis. Nos quadros não cancerígenos, os níveis elevados de CA 15-3 tendem a ser estáveis ao longo do tempo.
Níveis normais de CA 15-3 não garantem que o individuo não seja portador de câncer de mama localizado ou metastático. Talvez seja muito cedo para que se possam detectar níveis elevados de CA 15-3 ou, talvez, o indivíduo esteja entre os 25% a 30% com câncer avançado em que o tumor não libera CA 15-3.
O aumento na concentração de CA 15-3 ao longo do tempo pode indicar que o paciente não está respondendo ao tratamento ou que a doença está ocorerndo novamente (recidiva).
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Geralmente, não se indica a dosagem de CA 15-3 logo após iniciar o tratamento de câncer de mama. Existem casos em que ocorrem aumento e redução temporários no CA 15-3, sem estarem relacionados à evolução da doença no indivíduo. Normalmente, o médico aguarda algumas semanas após o início do tratamento para começar a monitorar os níveis de CA 15-3.
O CA 15-3 pode estar elevado em outras doenças malignas, incluindo os cânceres de pulmão, pâncreas, ovário, fígado e colorretal .
-
Devo fazer teste para CA 27.29 além do CA 15-3?
Não. Embora tenham denominações distintas, o teste de CA 27.29 mede a mesma proteína do CA 15-3 e é usado da mesma forma. Pode-se usar um no lugar do outro, mas não há necessidade de fazer ambos.
-
Tenho história familiar com vários casos de câncer de mama. Devo fazer triagem com CA 15-3?
O CA 15-3 não é recomendado como instrumento para triagem. O teste não é suficientemente sensível ou específico para detecção precoce de câncer de mama. Eventuais aumentos no CA 15-3 podem ter outras causas e um valor normal não assegura ausência da doença. Esse exame deve ser feito somente após o diagnóstico de câncer de mama.
-
O que posso fazer para reduzir o valor do CA 15-3?
Não há nada que se possa fazer para reduzir diretamente o CA 15-3. Não se trata de um fator de risco, como o colesterol, que se pode reduzir por meio de mudanças na alimentação e exercícios físicos. Seu nível reflete o que está acontecendo no organismo. O CA 15-3 aumenta com o crescimento do tumor e diminui em função do sucesso do tratamento, além de se manter estável ou com aumento leve no caso de causas benignas.