Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 25 de Dezembro de 2019.
Resumo

Defeitos do tubo neural são defeitos congênitos que constituem um grupo de distúrbios que começam no início da gravidez, afetam o desenvolvimento do bebê e provocam complicações de gravidade variável durante toda a vida.

Nas primeiras semanas de gravidez, forma-se no dorso do feto um sulco cujas bordas se unem, formando um tubo que dá origem ao cérebro, à medula espinhal e aos tecidos e ossos circundantes. Esse processo de fusão do tubo neural em geral está completo com 28 dias de gravidez, antes mesmo que muitas mulheres percebam que estão grávidas. Os defeitos ocorrem quando não há um fechamento adequado em algum ponto ao longo do sulco original.

Normalmente, o cérebro e a medula espinhal estão imersos no líquido cefalorraquiano e são revestidos por camadas de tecidos chamadas meninges. Além disso, o cérebro é protegido pelo crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral. Nos defeitos do tubo neural, há uma ou mais falhas nessa proteção, que podem afetar o desenvolvimento de partes do sistema nervoso central e suas funções.

Não se sabe a causa desses defeitos. Alguns medicamentos, como o ácido valproico, doenças, como diabetes, e carência de ácido fólico ou de vitamina B12 na época da concepção estão associados a um aumento de risco.

Sinais, sintomas e complicações

Os sinais e sintomas variam com o local da lesão. Ocorrem abaixo do defeito, com graus variáveis de fraqueza, paralisia e perda de sensibilidade. Lesões altas podem estar associadas à malformação de Chiari e a hidrocefalia.

Tipos de defeitos do tubo neural

Os dois tipos mais comuns são a espinha bífida e a anencefalia.

Espinha bífida

A espinha bífida, também chamada disrafismo espinhal, é o defeito do tubo neural mais comum. Ocorre quando não há fechamento adequado ao longo da coluna vertebral. Os casos são classificados como fechados, quando o defeito é coberto pela pele, e abertos, quando pele está interrompida. As variantes incluem:

Defeitos fechados do tubo neural
Espinha bífida oculta
Há uma pequena falha em uma ou mais vértebras, mas a medula espinhal e os outros tecidos moles estão normais. Muitas pessoas com esse defeito não têm sintomas, e ele pode não ser identificado até que sejam feitos exames por outras razões.

Outros defeitos fechados do tubo neural incluem uma grande variedade de malformações ósseas com depósitos de tecido ou de gordura e sinais visíveis na pele do bebê, como um tufo de cabelos, uma depressão, uma marca de nascença, uma proeminência ou uma pequena abertura na pele. Muitas dessas lesões não causam sintomas, mas algumas provocam fraqueza muscular, dor e alterações de função intestinal ou urinária.

Defeitos abertos do tubo neural
Meningocele
Nesse tipo de espinha bífida, as meninges formam uma proeminência visível nas costas do bebê, cheia de líquido cefalorraquiano e coberta ou não por uma camada de pele. Os sintomas causados por esse tipo de lesão variam.

Mielomeningocele
É o tipo mais grave de espinha bífida. Ocorre quando há protrusão das meninges e da medula espinhal através da abertura. São comuns fraqueza, paralisia e alterações de sensibilidade abaixo da lesão, e disfunção intestinal e urinária. Alguns precisam de ajuda para andar ou de uma cadeira de rodas. Os recém-nascidos têm um risco aumentado de meningite.

A complicação mais comum da mielomeningocele é a hidrocefalia, em que há bloqueio do fluxo de líquido cefalorraquiano no cérebro, com aumento da pressão e do volume da cabeça do bebê. Se não for tratado, esse problema causa retardo mental e pode ser fatal. O tratamento é cirúrgico, com implante de um desvio que drena o excesso de líquido cefalorraquiano para o abdome.

Outros distúrbios associados são a malformação de Chiari, em que há protrusão do cerebelo para o canal medular, o que pode causar distúrbios sensoriais, cefaleias e tonteiras, e a síndrome da medula presa, em que a medula espinhal fica aderida a outro tecido, o que pode resultar em lesão nervosa adicional.

Anencefalia
A anencefalia ocorre quando não há fechamento adequado do tubo neural na cabeça. O resultado é falta de desenvolvimento de parte do cérebro e do crânio, causando morte do feto ou algumas horas após o nascimento.

Formas raras

Existem outras formas raras de anomalias de fechamento do tubo neural. Alguns exemplos:

  • Encefalocele – Protrusão de parte do cérebro e das meninges através de aberturas no crânio, causando microcefalia e hidrocefalia. O prognóstico depende da gravidade da lesão.
  • Iniencefalia – Inclinação grave da cabeça para trás sem pescoço aparente, associada a outras anormalidades. Os recém-nascidos afetados vivem apenas algumas horas.   
Accordion Title
Sobre Defeitos do Tubo Neural
  • Exames

    Exames laboratoriais
    Alguns exames laboratoriais são usados para avaliar o risco de anomalias cromossômicas e defeitos do tubo neural:

    • Triagem tripla ou quádrupla. São exames feitos com o sangue da mãe no segundo trimestre da gravidez para avaliar o risco de síndrome de Down e outros problemas congênitos. Níveis altos de alfa-fetoproteína estão associados a um risco aumentado de defeitos do tubo neural, e indicam a necessidade de outros exames.
    • Análise do líquido amniótico. Se a alfa-fetoproteína estiver aumentada no sangue da mãe, é colhido líquido amniótico para exames. Níveis altos de alfa-fetoproteína e de acetilcolinesterase no líquido amniótico indicam risco aumentado de defeitos do tubo neural. As células do líquido amniótico podem ser usadas para avaliar os cromossomos (cariótipo) da criança, permitindo o diagnóstico ou a exclusão de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas. A ultrassonografia fetal é feita durante ou após a colheita de líquido amniótico.

    Exames não laboratoriais
    Exames de imagem são usados para detectar defeitos no feto em desenvolvimento e no recém-nascido:

    • Ultrassonografia fetal. Pode detectar defeitos do tubo neural antes do nascimento.
    • Radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada da coluna vertebral detectam malformações.
    • Radiografias e tomografia computadorizada permitem o diagnóstico de hidrocefalia.
  • Tratamento

    A prevenção dos defeitos do tubo neural é feita garantindo-se que mulheres em idade fértil recebam pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia. Essa substância é encontrada em vegetais folhosos, alguns legumes, gemas de ovos, sementes de girassol e fígado. Em alguns países, como os EUA, o ácido fólico é adicionado a cereais. Mulheres com espinha bífida ou que tiveram um filho com esse problema podem receber cerca de 10 vezes a dose recomendada antes de engravidarem.

    As lesões nervosas e a perda de função são permanentes. O defeito do tubo neural deve ser corrigido por cirurgia o mais cedo possível, para evitar progresso das lesões.

Fontes do Artigo

Fontes usadas na edição atual

Jallo, G. and Becske, T. (Updated 2010 August 13). Neural Tube Defects. eMedicine [On-line information]. Available online at http://emedicine.medscape.com/article/1177162-overview through http://emedicine.medscape.com. Accessed March 2011.

(© 1996-2011). Spina Bifida. The Children's Hospital of Philadelphia, Latest News and Events [On-line information]. Available online at http://www.chop.edu/healthinfo/spina-bifida.html through http://www.chop.edu. Accessed March 2011.

Moore, A. (2011 February 9). Fetal Surgery Takes a Huge Step Forward in Treating Children with Spina Bifida. The Children's Hospital of Philadelphia, Latest News and Events [On-line information]. Available online at http://www.chop.edu/news/fetal-surgery-improves-outcomes-in-spina-bifida.html through http://www.chop.edu. Accessed March 2011.

Ashwood, E. et. al. (Updated 2010 December). Prenatal Screening and Diagnosis. ARUP Consult [On-line information]. Available online at http://www.arupconsult.com/Topics/PrenatalScreenDx.html through http://www.arupconsult.com. Accessed March 2011.

Mayo Clinic Staff (2011 February 16). Spina bifida. MayoClinic.com [On-line information]. Available online at http://www.mayoclinic.com/health/spina-bifida/DS00417 through http://www.mayoclinic.com. Accessed March 2011

Liptak, G. (Revised 2009 September) Spina Bifida. Merck Manual for Healthcare Professionals [On-line information]. Available online at http://www.merckmanuals.com/professional/print/sec19/ch292/ch292c.html through http://www.merckmanuals.com. Accessed March 2011.

Fontes usadas em edições anteriores

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

(2005 June). Spotlight on Spina Bifida. Spina Bifida Association [On-line information]. Available online through http://www.sbaa.org. Accessed on 3/2/07.

(2005 September). Spina Bifida. NeurosurgeryToday.org [On-line information]. Available online at http://www.neurosurgerytoday.org/what/patient_e/spina.asp through http://www.neurosurgerytoday.org. Accessed on 3/3/07.

(2007 March 1). Spina Bifida Fact Sheet. National Institute of Neurological Disorders and Stroke [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/spina_bifida/detail_spina_bifida.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

Brand, M. C. (2006 September 20). Part 2: Examining the Newborn With an Open Spinal Dysraphism. Medscape from Advances in Neonatal Care [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/543524_2 through http://www.medscape.com.

(2007 February 12, Updated). Chiari Malformation Fact Sheet. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/chiari/detail_chiari.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 14, Updated). Cephalic Disorders Fact Sheet. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/cephalic_disorders/detail_cephalic_disorders.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 08, Updated). NINDS Anencephaly Information Page. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/anencephaly/anencephaly.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 12, Updated). NINDS Encephaloceles Information Page. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/encephaloceles/encephaloceles.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 13, Updated). NINDS Hydranencephaly Information Page. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/hydranencephaly/hydranencephaly.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 13, Updated). NINDS Iniencephaly Information Page. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/iniencephaly/Iniencephaly.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 14, Updated). NINDS Tethered Spinal Cord Syndrome Information Page. NINDS [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/tethered_cord/tethered_cord.htm through http://www.ninds.nih.gov. Accessed on 3/3/07.

(2007 February 19, Updated). Neural Tube Defects. National Institute of Child Health & Human Development [On-line information]. Available online at http://www.nichd.nih.gov/health/topics/neural_tube_defects.cfm/ through http://www.nichd.nih.gov. Accessed on 3/04/07.

(2003 February, Revision). Prenatal Diagnostic Testing. Merck Manual Second Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/print/sec22/ch256/ch256c.html through http://www.merck.com. Accessed on 3/04/07.

(2004 June). Maternal Blood Screening for Down Syndrome and Neural Tube Defects. March of Dimes [On-line information]. Available online at http://www.marchofdimes.com/professionals/681_1166.asp through http://www.marchofdimes.com. Accessed on 2/17/07.

(2006 January). The Second Trimester. womenshealth.gov [On-line information]. Available online at http://www.womenshealth.gov/pregnancy/pregnancy/2nd.cfm through http://www.womenshealth.gov. Accessed on 2/25/07.

Liptak, G. (2006 April, Revised). Brain and Spinal Cord Defects. Merck Manual Second Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/print/sec23/ch265/ch265h.html through http://www.merck.com.

Kaufman, B. Pediatric Clinics of North America 2004; 51: 389-419.