Também conhecido como
CK MB
CPK MB
Nome formal
Creatinoquinase-MB
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 11 de Outubro de 2021.
De relance
Por que fazer este exame?

Para determinar se você teve um ataque cardíaco e se certos medicamentos para dissolver coágulos estão funcionando

Quando fazer este exame?

Se você tiver dor no peito ou outros sinais e sintomas de ataque cardíaco

Amostra:

Uma amostra de sangue retirada de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

CK-MB é uma das três formas separadas (isoenzimas) da enzima creatina quinase (CK).

A CK-MB é encontrada principalmente no músculo cardíaco. Ele aumenta quando há danos às células do músculo cardíaco.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    CK-MB é uma das três formas separadas (isoenzimas) da enzima creatina quinase (CK). A CK-MB é encontrada principalmente no músculo cardíaco. Ele aumenta quando há danos às células do músculo cardíaco.

    Os níveis de CK-MB, junto com a CK total, são testados em pessoas com dor no peito para diagnosticar se tiveram um ataque cardíaco. Uma vez que uma CK total alta pode indicar danos ao coração ou a outros músculos, a CK-MB ajuda a distinguir entre essas duas fontes.

    Se o seu médico achar que você teve um ataque cardíaco e lhe der um medicamento que “dissolve o coágulo”, a CK – MB pode ajudá-lo a saber se o medicamento funcionou. Quando o coágulo se dissolve, a CK-MB tende a subir e descer mais rapidamente.

    Ao medir a CK-MB no sangue várias vezes, o médico geralmente pode dizer se o medicamento foi eficaz.

  • Quando o exame é pedido?

    A CK-MB geralmente é solicitada junto com a CK total em pessoas com dor no peito para determinar se a dor é causada por um ataque cardíaco. Também pode ser solicitado em uma pessoa com CK alta para determinar se o dano é no coração ou em outros músculos.

    O aumento da CK-MB geralmente pode ser detectado em pacientes com ataque cardíaco cerca de 3-4 horas após o início da dor no peito.

    A concentração de CK-MB atinge o pico em 18-24 horas e depois retorna ao normal em 72 horas.

    Embora a CK-MB seja um teste muito bom, foi amplamente substituída pela troponina, que é mais específica para danos ao coração.

  • O que significa o resultado do exame?

    Se o valor de CK-MB estiver elevado e a proporção de CK-MB para CK total (índice relativo) for maior que 2,5–3, é provável que o coração tenha sido danificado.

    Uma CK alta com um índice relativo abaixo desse valor sugere que os músculos esqueléticos foram danificados.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Lesões graves no músculo esquelético podem ser significativas o suficiente para elevar os níveis de CK-MB acima do normal, mas essa lesão geralmente não causa um índice relativo alto. Exercícios extenuantes também podem aumentar a CK e a CK-MB.

    Se o seu médico suspeitar de lesão no músculo cardíaco e no músculo esquelético, a troponina é um teste mais preciso para identificar um ataque cardíaco.

    Às vezes, as pessoas que têm dificuldade para respirar precisam usar os músculos do peito. Os músculos do tórax têm mais CK-MB do que outros músculos, o que aumentaria a quantidade de CK-MB no sangue.

    Pessoas cujos rins falharam também podem ter níveis elevados de CK-MB sem ter sofrido um ataque cardíaco.

    Raramente, doença muscular crônica, níveis baixos de hormônio tireoidiano (T3, T4, TSH) e abuso de álcool podem aumentar a CK-MB, produzindo alterações semelhantes às observadas em um ataque cardíaco.

  • O que significa ataque cardíaco?

    Ataque cardíaco significa que parte do músculo do coração morreu.

    O termo médico para isso é infarto do miocárdio (MI). Mais frequentemente, um ataque cardíaco começa com uma espécie de forte pressão ou dor no peito, geralmente estendendo-se até o pescoço ou braço esquerdo. Você pode ter dificuldade para recuperar o fôlego ou pode se sentir fraco e começar a suar frio.

    Um ataque cardíaco geralmente ocorre quando um dos vasos sanguíneos (chamados artérias coronárias) que levam sangue ao músculo cardíaco está bloqueado.

    Isso pode acontecer quando um coágulo de sangue se forma em um vaso sanguíneo que já está parcialmente bloqueado. O bloqueio parcial, que se desenvolve ao longo de muitos anos, é mais frequentemente causado por uma camada excessiva de gordura na parede do vaso sanguíneo (isso geralmente é chamado de endurecimento das artérias - o termo médico para isso é aterosclerose).

  • Se eu tiver dor no peito, isso significa que estou tendo um ataque cardíaco?

    Muitos outros problemas podem causar dor no peito, e nem sempre é possível dizer apenas pelo tipo de dor no peito se você está tendo ou não um ataque cardíaco.

    Muitas pessoas têm dor no peito devido ao esforço dos músculos do peito, e pode ocorrer dor no peito com alguns problemas pulmonares.

    A dor no peito pode ser um sinal de alerta de endurecimento das artérias do coração (doença arterial coronariana ou DAC). A dor no peito que ocorre durante o exercício, trabalho árduo ou em momentos de estresse dura alguns minutos e desaparece com o repouso é chamada de angina.

    Se a dor durar mais do que alguns minutos, especialmente se ocorrer durante o repouso, procure atendimento médico imediatamente.

  • Quais são os outros testes de ataque cardíaco?

    Os médicos podem usar mais de um teste para determinar se uma pessoa com dor no peito está tendo um ataque cardíaco.

    A troponina é geralmente considerada o teste mais preciso, e a CK-MB também é altamente precisa na detecção de danos ao coração, mesmo quando não há outra evidência de ataque cardíaco.

    A mioglobina e a creatina quinase quase sempre aumentam em pacientes com ataque cardíaco, mas são menos específicas - outros estados clínicos também podem produzir um aumento nesses dois testes.

  • E seu eu não souber identificar um ataque do coração?

    Se você sentir dor no peito prolongada, especialmente se ela não passar com o repouso - ou se lhe disseram que está com angina e os medicamentos prescritos não aliviam a dor - procure atendimento médico imediatamente.

    Muitas pessoas que tiveram um ataque cardíaco morrem sem nunca terem tentado chamar uma ambulância ou ir ao pronto-socorro.

Páginas relacionadas

Neste site

Exames relacionados: CK, Mioglobina; Troponina; Marcadores Cardiacos

Condições Clinicas: Ataque cardíaco, Doenças do coração

Em outros sites da Internet

American Heart Association

Fontes do artigo

Fontes usadas na Revisão Atual

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp. 312-315.

Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. Burtis CA, Ashwood ER and Bruns DE, eds. 4th ed. St. Louis, Missouri: Elsevier Saunders; 2006. P. 599.

Engel G, Rockson SG. Rapid diagnosis of myocardial injury with troponin T and CK-MB relative index. Mol Diagn Ther. 2007;11(2): 109-16. Available online at http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17397247?ordinalpos=3&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum through http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed. Accessed February 2009.

Innotrac Diagnsostics. CK-MB Kit. Available online at http://www.innotrac.fi/index.php?main=products&section=cardiac&subsection=ckmb through http://www.innotrac.fi. Accessed February 2009.

Fontes usadas em publicações anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.