Para diagnosticar e monitorar pancreatite e outras doenças pancreáticas.
Amilase
Quando há sinais de um distúrbio pancreático, como dor abdominal intensa na parte superior do abdome.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço; algumas vezes, urina de 24 horas ou uma amostra de líquido peritonial.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A medida da amilase no sangue é usada, com frequência, junto com a dosagem de lipase, para o diagnóstico e o acompanhamento de pancreatites e de outras doenças pancreáticas. Podem ser pedidas também a dosagem de amilase na urina e a depuração da creatinina. Em alguns casos, a amilase é medida no líquido peritonial.
-
Quando o exame é pedido?
-
O que significa o resultado do exame?
Na pancreatite aguda, a amilase no sangue se eleva até valores quatro a seis vezes maiores que o valor de referência máximo. O nível aumenta em 12 a 72 horas após a lesão do pâncreas, e permanece elevado até o tratamento ser bem-sucedido, quando diminui em poucos dias. Na pancreatite crônica, os níveis podem estar um pouco elevados, mas tendem a voltar ao normal com a destruição progressiva do pâncreas.
Outras doenças abdominais, não diretamente relacionadas ao pâncreas, podem elevar os níveis sanguíneos de amilase, como obstrução biliar, obstrução intestinal, úlcera perfurada, apendicite aguda e infarto mesentérico.
Aumento dos níveis sanguíneos de amilase sem aumento dos níveis urinários sugere a presença de macroamilase, um complexo de amilase e outras proteínas que pode afetar o resultado das medidas no sangue.
Diminuição dos níveis sanguíneos indica destruição das células pancreáticas produtoras de amilase.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Na pancreatite aguda, níveis elevados de amilase em geral são acompanhados por níveis também elevados de lipase, mas estes aumentam um pouco mais tarde e permanecem assim por mais tempo.
A pancreatite crônica com frequência está associada ao alcoolismo. Também pode ser causada por obstrução dos ductos pancreáticos ou por fibrose cística.
-
Amilase elevada sempre significa doença pancreática?
Não. Os níveis de amilase no sangue e na urina podem estar elevados em diversas outras doenças, como obstrução biliar, obstrução intestinal, úlcera perfurada, apendicite aguda, gravidez tubária, cetoacidose diabética, caxumba, câncer de ovário, câncer de pulmão e outros tipos de câncer, mas a amilase geralmente não é usada para diagnóstico nesses casos.
-
Medicamentos podem afetar os níveis de amilase?
-
Qual é a diferença entre P-amilase e S-amilase?
A amilase é uma enzima produzida em diversas formas, chamadas isoenzimas. A P-amilase é uma forma produzida principalmente no pâncreas. A S-amilase é produzida principalmente nas glândulas salivares. A medida da P-amilase pode ser útil na distinção entre doenças pancreáticas e outras doenças que causam aumento do nível total de amilase.