Para avaliar doenças hepáticas ou doenças renais ou o estado nutricional.
Albumina
Quando há suspeita de doença renal ou hepática; para avaliar o estado nutricional em casos de desnutrição ou antes de uma cirurgia.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Nenhuma.
-
Como o exame é usado?
A dosagem de albumina é usada em muitas situações para ajudar no diagnóstico ou para acompanhar a evolução e o tratamento de doenças. Pode ser usada também como triagem na avaliação do estado nutricional. É pedida como parte do hepatograma, para avaliar a função hepática, com as dosagens de ureia e de creatinina, para avaliar a função renal, e com a dosagem de pré-albumina, para avaliar o estado nutricional.
-
Quando o exame é pedido?
O médico pode pedir a dosagem de albumina, com outros exames, quando há sinais e sintomas de doença hepática, como icterícia, fadiga e perda de peso, ou de síndrome nefrótica, como edema em torno dos olhos, no tronco e nas pernas.
A albumina pode ser pedida também, junto com a pré-albumina, para avaliar o estado nutricional de uma pessoa, com frequência antes de uma cirurgia. A concentração de albumina se altera mais devagar que a de pré-albumina, mas uma diminuição pode refletir desnutrição.
-
O que significa o resultado do exame?
Níveis baixos de albumina são vistos em doenças hepáticas, em doenças renais e quando há desnutrição.
Se a suspeita for de doença hepática, são pedidos outros exames, como enzimas hepáticas, para determinar o tipo de doença.
Nas doenças renais em que há perda de albumina na urina, também pode ser medida a quantidade de proteínas na urina.
Desnutrição ocorre em doenças com inflamação intestinal e distúrbio da absorção de alimentos, como doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca, ou quando se perdem grandes volumes de proteínas a partir do intestino.
Concentrações baixas de albumina também podem ser vistas quando há inflamação generalizada e em algumas formas de choque.
Níveis altos de albumina são observados na desidratação, mas o exame não costuma ser usado nesse caso.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Alguns medicamentos aumentam a albumina no sangue, incluindo androgênios, esteroides anabolizantes, hormônio do crescimento e insulina.
-
Existe um teste caseiro para albumina?
-
Qual é a diferença entre albumina, pré-albumina e microalbuminúria?
O exame microalbuminúria (às vezes chamado inadequadamente de microalbumina) mede pequenas quantidades de albumina na urina. Pode indicar risco de doença renal. A pré-albumina é uma proteína diferente da albumina e é mais útil que ela para monitorar alterações nutricionais rápidas.