Quando há suspeita de uma infecção atual ou passada por citomegalovírus (CMV). É importante determinar infecção anterior em receptores de transplantes, porque o vírus pode permanecer inativo durante longos períodos e ser reativado quando há diminuição da imunidade.
Citomegalovírus
Quando um adulto jovem, uma mulher grávida ou uma pessoa imunodeprimida tem sintomas sugestivos de infecção por CMV. Em recém-nascidos com anormalidades congênitas múltiplas, icterícia ou anemia não explicadas, convulsões ou problemas de desenvolvimento que podem ser devidos ao CMV. Antes de transplantes de órgãos.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço, para pesquisa de anticorpos. Para a detecção do vírus em si, sangue, urina, escarro, líquido amniótico, líquido cefalorraquiano, líquido duodenal ou tecidos do corpo.
Nenhuma.
-
Como o exame é usado?
Os exames para citomegalovírus (CMV) são usados para diagnosticar uma infecção ativa ou para determinar se uma pessoa teve uma infecção anterior.
Pesquisa de anticorpos
Anticorpos no sangue são pesquisados em busca de uma infecção recente ou antiga. São produzidos dois tipos de anticorpos contra o CMV: IgM e IgG.- Anticorpos IgM são os primeiros a serem produzidos em resposta a uma infecção. São detectados em uma a duas semanas após a exposição inicial ao CMV. A produção aumenta durante algumas semanas e, depois, diminui. Após alguns meses, não são mais detectados, mas podem voltar a ser produzidos quando a infecção latente é reativada.
- Anticorpos IgG são detectados algumas semanas após a infecção inicial, e permanecem detectáveis durante o resto da vida da pessoa.
A pesquisa de anticorpos é usada para determinar a imunidade ao CMV em receptores de transplantes e em pessoas com HIV/AIDS, que podem apresentar complicações relacionadas com a reativação do vírus.
Outro uso é para detectar infecção primária em jovens, grávidas e pessoas imunodeprimidas com sintomas sugestivos. Comparando as quantidades de anticorpos IgG e IgM em amostras de sangue colhidas em dias diferentes, o médico consegue distinguir infecção ativa e infecção latente.
A pesquisa de anticorpos IgM no sangue de bebês é uma indicação de infecção congênita, que deve ser confirmada com a pesquisa direta do vírus.
Detecção do vírus
O vírus é pesquisado no sangue, em líquidos corporais ou em amostras de tecidos por cultura ou por detecção do material genético (DNA viral).As culturas de vírus podem estar positivas em um ou dois dias, mas devem ser mantidas durante três semanas para que os resultados negativos sejam confirmados, porque o vírus pode estar presente em quantidades muito pequenas ou porque a cepa na amostra apresenta crescimento lento.
São usados métodos moleculares (reação em cadeia de polimerase - PCR) para detectar o DNA viral em diversos tipos de amostras. Podem ser qualitativos ou quantitativos. Os métodos quantitativos (carga viral) são usados para avaliar a resposta ao tratamento antiviral.
-
Quando o exame é pedido?
Os exames para citomegalovírus são pedidos, junto com exames para influenza, mononucleose e vírus de Epstein-Barr (EBV), em jovens adultos, mulheres grávidas ou pessoas imunodeprimidas com sinais e sintomas como:
- Fadiga, fraqueza
- Dor de garganta
- Aumento de linfonodos
- Febre
- Cefaleia (dor de cabeça0
- Dores musculares
Outros achados incluem inflamação em diversos órgãos, como olhos, pulmões, fígado, baço e tubo digestivo.
Os exames são feitos também em recém-nascidos com icterícia, anemia, aumento do fígado e do baço, e bebês com problemas de visão ou de audição, pneumonia, convulsões ou sinais de retardo de desenvolvimento.
Também são examinados candidatos a transplantes e pessoas imunodeprimidas, para determinar se foram expostos ao vírus.
Exames quantitativos (carga viral) são usados para avaliar a resposta ao tratamento.
-
O que significa o resultado do exame?
Os resultados devem ser interpretados com cuidado. Às vezes, é difícil distinguir infecção ativa, latente ou reativada, por diversas razões:
- Uma pessoa saudável infectada mantém o vírus durante o resto da vida, e ele pode se reativar esporadicamente sem causar sintomas.
- Uma pessoa imunodeprimida pode ter nível de anticorpos mais baixos que o esperado em uma infecção ativa ou reativada.
- O vírus pode estar presente em pequena quantidade no material examinado.
Pesquisa de anticorpos
Se anticorpos IgG e IgM estiverem presentes em uma pessoa sintomática, é provável que tenha havido uma infecção recente ou a reativação de uma infecção antiga. Isso é confirmado repetindo a medida dos anticorpos IgG após duas ou três semanas. Um aumento de quatro vezes ou mais indica infecção ativa (primária ou reativada).O quadro abaixo resume os achados possíveis:
Anti-CMV, IgM Anti-CMV, IgG Interpretações possíveis Negativo Negativo - Não há infecção atual ou anterior. Há susceptibilidade a infecção primária
- Os sintomas são devidos a outra causa
- Pessoas imunodeprimidas podem não produzir quantidades suficientes de anticorpos
Positivo Negativo - Infecção primária recente
- Reexposição recente ao CMV
- Reativação recente de infecção latente
Positivo Positivo (com aumento de 4 vezes entre duas amostras) Infecção ativa primária ou reativada Negativo Positivo Exposição antiga, infecção latente Detecção do vírus
Uma cultura positiva em geral indica uma infecção ativa. Culturas negativas significam ausência de infecção ou uma quantidade muito pequena de vírus.
A presença de DNA viral indica uma infecção ativa. Cargas virais altas ocorrem com infecções mais invasivas, com sintomas mais graves. Cargas virais baixas são observadas em infecções sem sintomas ou com sintomas brandos. Resultados negativos não excluem infecção – o vírus pode estar presente em quantidade muito pequena.
Cargas virais decrescentes indicam resposta ao tratamento. Quando não há diminuição da carga viral, diz-se que há resistência ao tratamento usado.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
O citomegalovírus (CMV) é um dos agentes pesquisado no painel TORCH, que inclui exames para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes simples, usado em triagem de mulheres grávidas para excluir infecções prejudiciais ao bebê.
Pacientes com HIV/AIDS e candidatos a transplante que são soronegativos para CMV devem receber transfusões de sangue soronegativas para CMV.
-
Como posso saber quando minha infecção por CMV se reativou?
-
Se estiver infectado, posso transmitir o vírus para outras pessoas?
Pessoas com infecção recente ou antiga, mesmo que não tenham sintomas, podem transmitir o vírus para outros. Entretanto, é necessário haver contato íntimo para ocorrer a transmissão. O vírus pode ser transmitido por diversos líquidos corporais, como saliva, leite, secreção vaginal, sêmen, urina ou sangue.
-
Há algum modo de evitar o CMV?