Para monitorar anticoagulação com heparina durante bypass cardiopulmonar, angioplastia coronariana, hemodiálise e outros procedimentos.
TCA
Quando são usadas altas doses de heparina para inibir a coagulação durante procedimentos como bypass cardiopulmonar; quando os níveis de heparina estão altos demais para serem monitorados com o uso do tempo de tromboplastina parcial (TTP); quando há necessidade de um resultado rápido para monitorar o tratamento.
Uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço.
Nenhuma.
-
Como o exame é usado?
O tempo de coagulação ativado é usado com frequência para monitorar o efeito de altas doses de heparina durante cirurgia com bypass cardiopulmonar, angioplastia coronariana e hemodiálise. É pedido quando o tempo de tromboplastina parcial (TTP) não é útil, como em tratamento com heparina em altas doses ou na presença de um anticoagulante lúpico. É usado também, às vezes, com o PTT para monitorar o efeito anticoagulante de inibidores diretos da trombina, como bivalirudina e argatroban.
-
Quando o exame é pedido?
O tempo de coagulação ativado é pedido após a dose inicial de heparina e antes do início de procedimentos que exigem um alto nível de anticoagulação. Durante o procedimento, é medido em intervalos para manter o nível ideal de anticoagulação. Após o procedimento, é usado para controlar a redução da dose ou a neutralização da heparina.
Ocasionalmente, o tempo de coagulação ativado é utilizado como parte de uma avaliação à beira do leito do nível de anticoagulação com heparina de um paciente, especialmente quando ele tem um anticoagulante lúpico.
Pode também ser empregado para monitorar inibidores diretos da trombina.
-
O que significa o resultado do exame?
O tempo de coagulação ativado é medido em segundos: quanto mais longo, maior é a inibição da coagulação. Durante procedimentos, o tempo é mantido acima de um valor estabelecido, e a dose de heparina é ajustada de acordo com os resultados de cada medida. Após o fim, as doses são diminuídas até a estabilização do paciente.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Os resultados do tempo de coagulação ativado e do TTP não são intercambiáveis. Na faixa em que são usados para controle da dose de heparina (faixa alta do PTT e faixa baixa do tempo de coagulação ativado), a correlação entre os dois não é boa, e a avaliação dos resultados deve ser independente. A correlação entre o tempo de coagulação ativado e a dosagem de heparina por medida do fator Xa também não é boa. No entanto, a experiência mostra que o uso do exame à beira do leito é suficiente para reduzir a necessidade de transfusões em pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular.
O tempo de coagulação ativado é influenciado pela contagem de plaquetas e pela função plaquetária. Durante bypass cardiopulmonar, as plaquetas são ativadas e podem ter sua função alterada. A cirurgia e a própria heparina podem diminuir a contagem de plaquetas (trombocitopenia). Durante a circulação extracorpórea, o sangue sofre algum resfriamento, que alonga os resultados. Deficiências hereditárias ou adquiridas de fatores da coagulação também afetam os resultados.
-
O tempo de coagulação ativado é feito também no laboratório de referência?
-
Anticoagulantes lúpicos interferem no tempo de coagulação ativado?
Em geral, o tempo de coagulação ativado não é afetado por anticoagulantes lúpicos. Entretanto, sabe-se que algumas técnicas são afetadas. Assim, é importante seguir as instruções do fabricante e determinar se o teste é adequado para monitorar tratamento com heparina em pessoas com anticoagulantes lúpicos ou com síndrome anti-fosfolipídio.