Pessoas com diagnóstico de HIV que vão iniciar tratamento com antivirais ou pessoas em que o tratamento antiviral não está dando resultados satisfatórios.
Resistência genotípica do HIV
Quando os níveis de carga viral do HIV se elevam apesar do tratamento antiviral.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Nenhuma.
-
How is it used?
-
When is it ordered?
A resistência genotípica pode ser pedida antes de iniciar o tratamento, para orientar a escolha dos medicamentos, ou durante ele, quando há aumento da carga viral. Em geral, o tratamento é considerado ineficaz quando a carga viral aumenta mais de três vezes em dois exames consecutivos.
A resistência genotípica deve ser testada em todas as mulheres grávidas positivas para o HIV antes de começar a tratá-las e em todas as que engravidam durante o tratamento e têm carga viral detectável.
-
What does the test result mean?
-
Is there anything else I should know?
A pesquisa de resistência genotípica não é recomendada quando a carga viral está abaixo de 500 cópias/ml, porque a quantidade de RNA viral é insuficiente para se obter um resultado confiável. O exame é mais preciso quando a carga viral está acima de 1000 cópias /ml, mas é recomendado fazê-lo com carga viral acima de 500 cópias/ml.
A resistência genotípica é um exame qualitativo. Identifica mutações associadas à resistência aos antirretrovirais, mas não fornece o grau dessa resistência. Além disso, não detecta mutações ainda não identificadas que podem causar resistência, e também não detecta populações resistentes em quantidade inferior a 10% ou até 20% da população total de vírus. A resistência fenotípica é um indicador melhor do grau de resistência de uma população de vírus.
Não é recomendado fazer o exame após suspender o tratamento, porque a população viral resistente diminui bastante na ausência do medicamento e pode não ser mais identificada.
-
Quanto tempo demoram os resultados do exame?
Dependendo de onde é feito o exame, os resultados podem demorar de uma a duas semanas. Em muitos casos, a amostra é enviada a um laboratório de referência.
-
O que é resistência fenotípica do HIV?
O exame resistência fenotípica do HIV pesquisa a resistência aos antirretrovirais por um método diferente do usado para resistência genotípica. Uma amostra de vírus do paciente é posta em cultura com diferentes concentrações de um ou mais medicamentos. Se o vírus for capaz de se dividir em presença do medicamento, ele é considerado resistente. Os resultados desse tipo de exame em geral são mais demorados que os da resistência genotípica.