Também conhecido como
Ht
Nome formal
Hematócrito
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 24 de Junho de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Se o médico suspeita de anemia, policitemia ou desidratação

Quando fazer este exame?

Como parte do hemograma, que pode ser pedido por muitas razões.

Amostra:

Amostra de sangue obtida inserindo-se uma agulha em veia do braço ou por picada em um dedo (crianças e adultos) ou no calcanhar (recém-nascidos).

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue. O valor é expresso como um percentagem ou uma fração de hemácias no sangue. Por exemplo, um hematócrito de 40% significa que há 40 ml de hemácias em 100 ml de sangue.

O hematócrito se eleva quando o número de hemácias aumenta ou quando o volume de plasma diminui, como na desidratação. O hematócrito diminui até menos que o normal, indicando anemia, quando reduz a produção ou aumenta a destruição de hemácias, e quando há perda de sangue por hemorragia.

O hematócrito reflete o número de hemácias e seu volume (volume globular médio ou VGM). Se o tamanho das hemácias diminui, o hematócrito também diminui, e vice-versa.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra é obtida retirando sangue com uma agulha de uma veia do braço ou por uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (em recém-nascidos).

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária preparação.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    Esse exame é usado para avaliar:

    • Anemia.
    • policitemia.
    • Resposta ao tratamento de anemia ou de policitemia.
    • desidratação.
    • Decisão de transfusão de sangue em anemias graves.
    • Eficácia de transfusões de sangue.
  • Quando o exame é pedido?

    O hematócrito, em geral, é pedido como parte do hemograma. É repetido em intervalos regulares. Em muitos casos, inclui:

    • Diagnóstico de anemia e de policitemia.
    • Monitoração do tratamento de anemia.
    • Recuperação de desidratação.
    • Monitoração de sangramento, para avaliar sua gravidade.
  • O que significa o resultado do exame?

    Diminuição do hematócrito indica anemia, como a que é provocada por deficiência de ferro ou outras deficiências. Também são necessários outros exames para determinar a causa da anemia.

    As demais causas de anemia e diminuição do hematócrito incluem deficiências de vitaminas e minerais, sangramento recente, cirrose hepática e câncer.

    A causa mais comum de aumento do hematócrito é desidratação. Ele volta ao normal com ingestão adequada de líquidos.

    Aumento do hematócrito pode também refletir policitemia, uma produção excessiva de hemácias, que pode ser resultado de um problema da medula óssea (policitemia vera) ou, com maior frequência, a uma compensação de problemas pulmonares (a medula óssea produz mais hemácias para aumentar o transporte de oxigênio para o corpo). Qualquer aumento persistente do hematócrito deve ter sua causa determinada pelo médico.

    Em geral, não se considera necessário fazer transfusões de sangue enquanto a pessoa tem hemoglobina acima de 8,0 g/dL ou um hematócrito acima de 24%.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    A gravidez em geral diminui um pouco o hematócrito devido ao aumento do volume plasmático.

    Pessoas que vivem em grandes altitudes têm hematócrito aumentado, como resposta à baixa quantidade de oxigênio no ar dessas regiões.

  • Posso verificar meu hematócrito em casa?

    Não. O exame é feito por profissionais de laboratório especializados.

  • Algumas pessoas apresentam risco maior de terem valores anormais de hematócrito?

    Pessoas com doenças crônicas (como artrite reumatoide), doenças de sangue hereditárias ou desnutrição têm risco maior de valores baixos do hematócrito (anemia). Mulheres em idade fértil podem apresentar diminuições temporárias do hematócrito durante os períodos menstruais e na gravidez. Mulheres em idade fértil têm também um risco maior de anemia por deficiência de ferro.

Páginas relacionadas

Neste site

Exames relacionados: Hemograma

Estados Clínicos/Doenças: Anemia

Em outros sites da Internet

Não foram identificadas páginas relevantes.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

S1
Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

S2
Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

S3
Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp 514-517.