Também conhecido como
BMP
Painel bioquímico
Triagem bioquímica
Chem 7
SMA 7
Nome formal
Perfil Metabólico Básico
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 02 de Janeiro de 2021.

O que é?

O perfil metabólico básico é um painel de testes frequentemente solicitados que fornecem ao médico informações importantes sobre o estado atual de funcionamento dos rins, glicemia, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico. Resultados anormais e, especialmente, combinações de resultados anormais, indicam problemas que necessitam de tratamento. O BMP é um grupo de oito testes específicos que recebeu aprovação, nome e código CPT (sigla em inglês para terminologia atual de procedimentos) para uso no sistema de saúde suplementar norte-americano. Como a maioria das companhias de seguro dos Estados Unidos também utiliza esses nomes e códigos CPT no processamento de requisições, esse grupo foi padronizado naquele país.

Nota do tradutor: O termo "painel metabólico básico" ou BMP (na sigla em inglês) não é de uso comum no Brasil. Trata-se de uma terminologia mais empregada nos Estados Unidos.

O BMP inclui:

  • Glicemia
  • Cálcio

Aumentos e reduções podem ser significativos.

Eletrólitos

  • Sódio
  • Potássio
  • CO2 (dióxido de carbono e bicarbonato)
  • Cloro

As concentrações de sódio e potássio são rigorosamente controladas pelo organismo, assim como o equilíbrio entre os eletrólitos. O desequilíbrio eletrolítico (e ácido-básico)  pode se apresentar em uma ampla variedade de quadros agudos e crônicos. Os testes para dosagem de cloro e CO2 raramente são solicitados isoladamente.

Função renal

  • BUN (nitrogênio ureico sanguíneo)

BUN e creatinina são substâncias filtradas do sangue pelos rins. Elevações nas suas concentrações indicam redução temporária ou crônica na função renal. Quando não são solicitados como parte do BMP, frequentemente são pedidos em conjunto.

Como é feita a coleta para os testes?
Para o BMP é necessário coletar um tubo de sangue de veia do braço. Pergunte a seu médico se deve manter jejum de 10 ou de 12 horas antes da coleta de sangue. Dependendo do motivo para a solicitação do BMP, o sangue pode ser colhido aleatoriamente ou após período de jejum.

Como é usado?
O BMP é usado para acompanhamento de pacientes hospitalizados e aqueles com alguma condição conhecida, como hipertensão arterial e hipopotassemia. Se o médico estiver interessado em acompanhar dois ou mais componentes isolados do BMP, aconselha-se que solicite todo o painel, uma vez que obterá mais informações. Também podem ser pedidos testes específicos como glicemia, potássio ou cálcio, ou o painel de eletrólitos para monitoramento de sódio, potássio, cloro e CO2. Se o médico desejar mais informações deve solicitar o Painel Metabólico Completo (CMP), um grupo de 14 exames que contém o BMP.

Quando deve ser solicitado?
O BMP frequentemente é solicitado em emergências pois seus componentes fornecem dados importantes sobre o estado atual de rins, equilíbrio eletrolítico e ácido-básico, glicemia e níveis de cálcio. Alterações significativas nesses testes indicam problemas agudos, como insuficiência renal, choque insulínico ou coma diabético, desconforto respiratório ou alterações no ritmo cardíaco.

O teste também pode ser pedido durante uma consulta de rotina com o médico.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

Fontes usadas na revisão atual

Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 21st ed. McPherson R, Pincus M, eds. Philadelphia, PA: Saunders Elsevier: 2007, P. 147.

Quest Diagnostics. Chemistry Screen, Patient Health Library. Available online at http://www.questdiagnostics.com/kbase/topic/medtest/tu6207/descrip.htm through http://www.questdiagnostics.com. Accessed February 2009.

Fontes usadas nas revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

American Medical Association (2002). Current Procedural Terminology, cpt 2002, Standard Edition.