Também conhecido como
Ceratoconjuntivite seca
Síndrome de Sicca
Keratoconjuntivitis sicca
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 03 de Dezembro de 2017.

O que é ?

A Síndrome de Sjögren é uma desordem autoimune, na qual o sistema imunológico reage de maneira intensa contra o tecido de todas as glândulas que produzem secreção úmida, tais como as glândulas lacrimais e salivares. É uma doença inflamatória crônica, que frequentemente evolui para se tornar uma outra doença sistêmica que pode afetar outros tecidos e órgãos no corpo, como as articulações, os rins e o trato intestinal. A Síndrome de Sjögren é caracterizada por um acúmulo (infiltrado) composto por um tipo especial de célula branca do sangue (leucócito) – os linfócitos –  que se agrupam nas glândulas responsáveis pela produção de fluidos.

A quantidade e a qualidade de saliva e de lágrimas produzidas sofre redução com a Síndrome de Sjögren, e leva a um quadro característico de boca seca e olhos secos, que é referido como "Síndrome de Sicca" ou “Síndrome Seca”. Outras membranas mucosas também podem se ressecar. Pacientes com esta condição frequentemente apresentam uma sensação de areia ou aspereza nos olhos, dificuldade de engolir (disfagia), inchaço ou edema de glândulas salivares, e diminuição no sentido do paladar.

A Síndrome de Sjögren pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade. Contudo, cerca de 90% são do sexo feminino, em sua maioria com idade superior a 40 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e AVC – National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS), dos EUA, entre 1 milhão e 4 milhões de pessoas nos Estados Unidos apresentam esta síndrome.

A Sjögren's Syndrome Foundation (Fundação da Síndrome de Sjögren) afirma que o tempo médio para se diagnosticar uma pessoa com os sintomas pode ser superior a seis anos. O problema se apresenta como Síndrome de Sjögren  primária secundária – condição que existe em conjunto com outras doenças autoimunes, como Lupus Eritematoso Sistêmico, Polimiosite, Escleroderma, ou Artrite Reumatoide. A Síndrome de Sjögren  tem sido associada também a uma incidência aumentada de Linfoma.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas desta desordem podem variar de uma pessoa a outra, modificar-se ao longo do tempo e incluir sintomas não específicos, como cansaço, mialgia e febre crônicos. Também podem envolver outros sistemas orgânicos, como os rins e o trato gastrointestinal. Por isso, é um desafio reconhecer e diagnosticar a doença. Os sintomas incluem:

  • Redução dos sentidos de paladar e olfato.
  • Tosse seca.
  • Sensações de olhos secos e ásperos.
  • Boca seca, que provoca dificuldade de engolir ou falar.
  • Pele seca, rash (eritema) cutâneo.
  • Fadiga.
  • Dor articular.
  • Dor muscular.
  • Perda de sensibilidade ou parestesias (formigamento) nas mãos ou pés.
  • Dor de garganta, garganta áspera ou língua áspera.
  • Edema ou aumento de volume das glândulas salivares (parótidas).
  • Secura ou falta de lubrificação vaginal,

Exames

Os exames para a Síndrome de Sjögren incluem:

  •  Anticorpos Antinucleares (ANA ou FAN) — Na maioria dos casos, este teste dá resultado positivo.
  •  Fator Reumatoide (FR) — Pode estar positivo.
  • Anticorpos mais específicos para a Síndrome de Sjögren – Anti-SS-A (também chamados Ro) e Anti-SS-B (também chamado La). Exames para esses anticorpos são frequentemente realizados como parte de um Painel de FAN ou Anticorpos Antinucleares, e frequentemente dão positivos.

Outros testes:

  • Biópsia de glândulas salivares — Verifica o acúmulo de linfócitos e reação inflamatória.
  • Teste de Schirmer – Para mensurar a produção de lágrimas.
  • Coloração de Rosa Bengala ou Coloração Verde dos olhos (córnea ou conjuntiva) – Para se avaliar a extensão em que a falta de umidade lesou a superfície dos olhos.

Tratamento

Não existe cura para a Síndrome de Sjögren. O tratamento é orientado para aliviar os sintomas e prevenir ou reduzir dano aos tecidos, como a superfície dos olhos. Os olhos secos são tratados com o uso de "lágrimas artificiais", que são estimulantes da produção de lágrimas, e/ou lubrificantes mais espessos para as conjuntivas. A boca seca pode ser amenizada através do hábito de ingerir frequentemente líquidos em pequena quantidade, ou mascar chicletes dietético (sem açúcar) com a intenção de estimular a produção de saliva. Também podem ser usados lubrificantes orais, de acordo com a necessidade. O cuidado dental é especialmente importante, uma vez que as pessoas apresentam tendência ao surgimento de cáries. A dor e outros sintomas articulares são tratados com o uso de drogas anti-inflamatórias, como aspirinas e outros
anti-inflamatórios não esteróides (AINH ou NSAID). Em alguns casos severos, podem ser indicadasd drogas imunossupressoras.

Páginas relacionadas

Neste site
Testes: Anticorpos Antinucleares (ANA ou FAN), Fator Reumatoide, Auto-anticorpos, Painel de Anticorpos Antinucleares (ou ENA Panel)
Condições: Desordens Autoimunes, Artrite Reumatoide, Lupus Eritematoso Sistêmico (LES ou SLE)

Na Internet
Sjogren's Syndrome Foundation
National Institute of Neurological Disorders and Stroke: Sjogren's syndrome information page
The National Library of Medicine Medlineplus article on Sjogren's syndrome
American Autoimmune Related Diseases Association

Fontes do Artigo

NOTE: This article is based on research that utilizes the sources cited here as well as the collective experience of the Lab Tests Online Editorial Review Board. This article is periodically reviewed by the Editorial Board and may be updated as a result of the review. Any new sources cited will be added to the list and distinguished from the original sources used.

(2003 February 1, Revised). Sjogren’s Syndrome. Merch Manual Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/print/sec05/ch068/ch068d.html through http://www.merck.com.

(2006 January 25, Updated). NINDS Sjogren's Syndrome Information Page. National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) [On-line information]. Available online at http://www.ninds.nih.gov/disorders/sjogrens/sjogrens.htm through http://www.ninds.nih.gov.

(2001 January, Currently being updated). Questions and Answers About Sjögren's Syndrome. National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) [On-line information]. Available online at http://www.niams.nih.gov/hi/topics/sjogrens/ through http://www.niams.nih.gov.

(© 2006). What is Sjogren’s Syndrome? Sjogrens Syndrome Foundation [On-line information]. Available online at http://www.sjogrens.org/syndrome/ through http://www.sjogrens.org.

(© 2003). Diagnosis. Sjogrens Syndrome Foundation [On-line information]. Available online at http://www.sjogrens.org/syndrome/diagnosis.html through http://www.sjogrens.org.

(© 2006). Treatment. Sjogrens Syndrome Foundation [On-line information]. Available online at http://www.sjogrens.org/syndrome/treatment.html through http://www.sjogrens.org.

Klippel JH, Weyand GM, Wortmann RL (eds). Primer on the Rheumatic Diseases. Ed 11. Pp 283-290, 1997.