Para avaliar o risco de doença cardíaca.
LDL Colesterol
Como parte de um exame de saúde de rotina com o colesterol ou o perfil lipídico, ou para avaliação adicional quando o colesterol está alto.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou de uma picada em um dedo.
O exame em geral exige um jejum de 12 horas. Apenas é permitida a ingestão de água.
-
Como o exame é usado?
O colesterol LDL é usado para avaliar o risco de doença cardíaca. Entre as formas de colesterol no sangue, o LDL é considerado a mais importante para determinar o risco de doença cardíaca. Como decisões de tratamento com frequência se baseiam nos níveis de colesterol LDL, esse exame pode ser usado para monitorar os níveis, após o início de programas de dieta e exercícios, ou para avaliar se pode ser útil prescrever medicamentos para reduzir os níveis de lipídios.
-
Quando o exame é pedido?
A dosagem de colesterol LDL é solicitada como parte do perfil lipídico, junto com colesterol total, Colesterol HDL e triglicerídeos. Esse perfil pode ser pedido para pessoas saudáveis como parte de um exame de saúde de rotina. Recomenda-se que todos os adultos sejam testados pelo menos uma vez a cada cinco anos. O perfil lipídico pode ser pedido com mais frequência em pessoas com um ou mais fatores de risco de doença cardíaca (veja abaixo). O colesterol LDL pode ser pedido também para pessoas com um resultado de triagem de colesterol alto, para determinar se o aumento é devido a um excesso de colesterol LDL.
Os exames de lipídios não são em geral pedidos para crianças e adolescentes. Entretanto, é recomendado para crianças e jovens com risco aumentado de desenvolvimento de doença cardíaca na vida adulta. Alguns desses fatores de risco são semelhantes aos de adultos, incluindo história familiar de doença cardíaca ou problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial ou peso excessivo. Crianças com risco alto devem fazer seu primeiro perfil lipídico (incluindo colesterol LDL) entre 2 e 10 anos de idade, de acordo com a American Academy of Pediatrics, dos EUA. Crianças com menos de dois anos de idade são jovens demais para serem testadas.
A quantificação de colesterol LDL pode ser pedida também em intervalos regulares para avaliar o resultado de mudanças de estilo de vida para diminuir os níveis de lipídios, como dieta e exercícios, e para determinar a eficácia do tratamento com substâncias como as estatinas.
-
O que significa o resultado do exame?
Como níveis elevados de colesterol LDL podem indicar risco de doença cardíaca, os resultados são avaliados em termos de limites superiores desejáveis. De acordo com o National Cholesterol Education Program, dos EUA,, se a pessoa não tem outros fatores de risco, os níveis de colesterol LDL podem ser avaliados como se segue abaixo:
- Menos de 100 mg/dL – nível ideal
- 100-129 mg/dL – acima do ideal
- 130-159 mg/dL – nível limítrofe
- 160-189 mg/dL – nível alto
- GMais de 189 mg/dL – muito alto
Fatores de risco importantes (veja abaixo) alteram os objetivos desejados de níveis de colesterol LDL. O tratamento (com dieta, exercícios e medicamentos, como estatinas) tem o objetivo de diminuir esses níveis até valores baseados no risco total de doença cardíaca, que são:
- Colesterol LDL menor que 100 mg/dL, se a pessoa tem doença cardíaca ou diabetes.*
- Colesterol LDL menor que 130 mg/dL, se a pessoa tem dois ou mais fatores de risco (risco intermediário de doença cardíaca).
- Colesterol LDL menor que 160 mg/dL, se a pessoa tem nenhum ou um fator de risco de doença cardíaca (risco baixo de doença cardíaca).
*Algumas organizações recomendam um colesterol LDL abaixo de 70 mg/dL no caso de doença cardíaca ou se a pessoa já tiver sofrido um infarto do miocárdio.
Fatores de risco importantes incluem:
- Fumo.
- Idade (homens com 45 anos de idade ou mais, e mulheres com 55 anos de idade ou mais).
- Colesterol HDL baixo (menos de 40 mg/dL).
- Hipertensão arterial (pressão arterial 140/90 ou mais, ou pessoa em uso de medicamentos anti-hipertensivos),
- História familiar de doença cardíaca prematura (doença cardíaca em parentes do primeiro grau, homens com menos de 55 anos de idade ou mulheres com menos de 65 anos de idade),
- Doença coronariana preexistente,
- Diabetes melito.
[Nota: Níveis altos de colesterol HDL (60 mg/dL ou mais) são considerados um fator de risco negativo, e sua presença permite a subtração de um fator de risco do total.]
A classificação de risco em crianças e adolescentes é diferente da de adultos. Converse com o pediatra sobre os resultados de seus filhos.
Níveis baixos de colesterol LDL não são preocupantes e não são monitorados. Podem ser encontrados em pacientes com deficiência hereditária de lipoproteínas e em pacientes com hipertireoidismo, infecção, inflamação, ou cirrose hepática.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
O colesterol LDL deve ser medido quando a pessoa não está doente. Ele pode diminuir durante doenças agudas, logo após um infarto do miocárdio ou em situações de estresse (como uma cirurgia ou um acidente).
O colesterol LDL em geral se eleva durante a gravidez. Mulheres devem esperar pelo menos seis semanas após o parto para fazer o exame.
-
Que tratamentos são recomendados para níveis altos de colesterol LDL?
O primeiro passo para diminuir os níveis de colesterol LDL é mudar o estilo de vida, incluindo diminuição da quantidade de gorduras saturadas na dieta, manutenção de um peso corporal desejável e exercícios regulares. Podem ser prescritos medicamentos se essas mudanças não forem suficientes.
-
Quanto o colesterol LDL diminui com as mudanças de estilo de vida, como exercícios e dieta?
A adoção de uma dieta com poucas gorduras saturadas (menos de 7% das calorias provenientes de gorduras saturadas) em geral diminui o colesterol LDL em cerca de 10%.