Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 30 de Novembro de 2019.
Resumo

Doença cardíaca é um termo geral que se refere a diversos problemas clínicos agudos e crônicos que afetam um ou mais componentes do coração, que é um órgão muscular do tamanho de um punho, situado no lado esquerdo do tórax. O coração bombeia sangue continuamente, batendo até 100.000 vezes por dia. O sangue bombeado transporta oxigênio e nutrientes para todos os tecidos do corpo, além de dióxido de carbono e outros resíduos que devem ser removidos pelos pulmões, rins e fígado. A circulação no próprio coração ocorre pelas artérias e veias coronárias. O coração é também um órgão endócrino, produzindo dois hormônios: o peptídio natriurético atrial (ANP) e o peptídio natriurético do tipo B (ou peptídio natriurético cerebral - BNP), que coordenam a função cardíaca com a as artérias e os rins.

O coração é oco e dividido verticalmente por um septo. Cada lado tem duas câmaras: um átrio em cima e um ventrículo em baixo. O sangue venoso entra no átrio direito e é bombeado pelo ventrículo direito para os pulmões, onde libera dióxido de carbono e adquire oxigênio. O sangue oxigenado nos pulmões é transportado para o átrio esquerdo e é bombeado pelo ventrículo esquerdo através das artérias para todo o corpo. Quatro valvas (válvulas) regulam a direção do fluxo através das câmaras cardíacas. Seu fechamento e abertura são percebidos como o batimento característico do coração em dois tempos. O músculo cardíaco é chamado miocárdio, e a membrana que reveste as câmaras e as valvas é chamada endocárdio. O pericárdio é uma membrana de dois folhetos, um externo fibroso e um interno seroso, que engloba todo o coração, permitindo que ele bata quase sem fricção com os tecidos circundantes.

As doenças que afetam o coração podem ser estruturais ou funcionais. Lesões cardíacas ou distúrbios que diminuem o suprimento de oxigênio para o coração reduzem sua capacidade de enchimento e bombeamento, prejudicam a relação entre coração, vasos sanguíneos e rins, e afetam não só o coração, mas todo o corpo.

Sinais e sintomas

As doenças cardíacas são agudas ou crônicas. Podem ser transitórias, relativamente estáveis ou progressivas. Os sinais e sintomas com frequência se alteram ou pioram com o tempo. Doenças cardíacas crônicas podem apresentar exacerbações, remissões espontâneas ou com tratamento, ou piora progressiva. São comuns sntomas vagos no início das doenças, como fadiga, falta de ar com ou sem esforço, tonteiras ou náuseas. Entretanto, esses sintomas não indicam o tipo de doença cardíaca presente nem são específicos de doenças cardíacas. As complicações desse tipo de doença incluem:

  • Arritmias - Alterações do ritmo cardíaco
  • Dilatação – Aumento de volume de uma ou mais câmaras cardíacas por elevação da pressão interna
  • Hipertrofia – Aumento da espessura das paredes, resultando em diminuição do volume das câmaras e perda de flexibilidade do coração
  • Contração insuficiente – Dificuldade de enchimento e esvaziamento das câmaras
  • Estenose – Estreitamento de valvas cardíacas
  • Regurgitação – Fechamento incompleto de valvas, causando refluxo e aumento da pressão na circulação pulmonar ou no sistema venoso periférico
  • Isquemia – Falta de oxigênio no coração provocada por redução do fluxo das artérias coronárias. Causa dor, que pode ocorrer com esforços ou em repouso
  • Infarto – Morte de células musculares cardíacas devido a isquemia. O tecido muscular morto é substituído por tecido fibroso

Doenças cardíacas podem ser resultantes de:

São considerados fatores de risco de doenças cardíacas:

  • Dieta rica em gorduras
  • Estilo de vida sedentário
  • Fumo

Doenças cardíacas comuns

Doença arterial coronariana é o tipo mais comum de doença cardíaca. Em geral, é parte da doença cardiovascular sistêmica, um estreitamento das artérias por depósitos de gordura que formam placas de Aterosclerose. Esse estreitamento reduz o fluxo de sangue nas artérias e a oferta de oxigênio para os tecidos. No coração, o estreitamento das artérias coronárias causa dor intermitente (angina) com exercícios, com frequência e intensidade crescentes. Aumentos súbitos ou desprendimentos das placas coronarianas provocam dor em repouso ou com esforços mínimos (angina estável) ou infarto do miocárdio, que é a morte de uma área do músculo cardíaco. Esses dois tipos de crises são chamados síndrome coronariana aguda.

Na insuficiência cardíaca congestiva diminui a capacidade de enchimento e de esvaziamento do coração. A insuficiência esquerda do coração causa refluxo para os pulmões, com edema pulmonar e dificuldade respiratória. A insuficiência direita do coração provoca refluxo para a circulação venosa periférica, com aumento do fígado e edema das extremidades. As causas mais comuns de insuficiência cardíaca são doença arterial coronariana, hipertensão arterial e lesões das valvas cardíacas (congênitas ou infecciosas). A insuficiência cardíaca pode ser reversível quando a causa é passageira. Em geral, ela é crônica e progressiva, mas melhora com tratamento.

Miocardiopatias são anormalidades do músculo cardíaco, congênitas ou causadas por fatores externos. Os tipos principais são miocardiopatia dilatada, em que há aumento de uma ou mais câmaras cardíacas, miocardiopatia hipertrófica, em que espessamento das paredes do coração, e miocardiopatia restritiva, que diminui a flexibilidade das paredes do coração. As miocardiopatias têm muitas causas. Quando estas não são aparentes ela é chamada miocardiopatia idiopática.

Miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco. A forma mais comum é uma doença viral aguda, com arritmia cardíaca e falta de ar.

Pericardites são doenças inflamatórias da membrana que envolve o coração. Podem ser provocadas por infecções, traumatismos, distúrbios autoimunes e infarto. Se não forem tratadas, podem comprimir o coração e prejudicar suas contrações. Sinais de pericardite são dor torácica e um ruído característico de “atrito” pericárdico.

Doenças cardíacas congênitas afetam qualquer parte do coração. O grau de disfunção depende das anormalidades presentes.

Endocardite é uma inflamação da membrana que reveste as cavidades e as valvas cardíacas. Pode ser resultante de infecção ou de um processo autoimune. Endocardites infecciosas exigem tratamento prolongado.

Existem três tipos de distúrbios das valvas cardíacas:

  • Regurgitação ou insuficiência – Fechamento incompleto da valva permite refluxo
  • Prolapso – Protrusão (crescimento) de parte da valva mitral para o átrio, que pode causar regurgitação e aumento do risco de endocardite
  • Estenose - Estreitamento da valva, limitando o fluxo de sangue
Accordion Title
Sobre Doenças Cardíacas
  • Exames

    Os objetivos dos exames em doenças cardíacas são detectar sua presença, distinguir diferentes doenças cardíacas e determinar a gravidade da doença presente.

    Emergências, como síndrome coronariana aguda, são avaliadas com exames laboratoriais e não laboratoriais para diagnóstico e tratamento rápidos.

    As doenças cardíacas com poucos sintomas podem ser percebidas em uma consulta médica de rotina por causa de sintomas inespecíficos, como fadiga. O médico pede diversos exames para investigar esses sintomas. O diagnóstico nesses casos exige tempo e paciência.

    Os exames para avaliar doenças cardíacas são diferentes daqueles para avaliação de risco cardíaco, que determinam o risco de doença coronariana. A avaliação de risco é usada para triagem e orientação de pessoas assintomáticas.

    Exames laboratoriais
    Marcadores cardíacos, proteínas liberadas quando há lesão muscular, são exames que podem ser realizados quando há sinais de síndrome coronariana aguda, como dor torácica com irradiação para mandíbula, pescoço, abdome, costas, ombro ou braço esquerdos, náuseas, dispneia e tonteiras.

    Os principais marcadores são:

    • Troponina - Eleva-se em poucas horas após a lesão e permanece elevada por até duas semanas
    • CK-MB – Uma forma da enzima creatina quinase, encontrada principalmente no músculo cardíaco
    • Mioglobina – É liberada quando há lesão muscular
    • BNP e NT-proBNP – São liberados em resposta a insuficiência cardíaca. Níveis elevados indicam insuficiência cardíaca em pessoas com síndrome coronariana aguda ou com outros problemas cardíacos

    Também podem ser realizados alguns exames mais gerais:

    Outras avaliações
    Diversas avaliações e exames são usados para invesetigar dor torácica ou outros sintomas, como:

    • História clínica, incluindo fatores de risco como idade, doença arterial coronariana, diabetes e fumo
    • Exame físico
    • Eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica e o ritmo do coração
    • Ecocardiograma – Imagens do coração usando ultrassom

    Com base nos resultados dessas avaliações podem ser necessários outros procedimentos:

    • Prova de esforço
    • Radiografias do tórax
    • Tomografia computadorizada
    • Monitoração continua do eletrocardiograma (Holter)
    • Cintilografia cardíaca
    • Cateterismo – Um tubo fino é inserido por uma artéria ou veia até o coração, para avaliar as pressões e os fluxos intracardíacos e coronarianos
    • Angiografia coronariana – Visualização radiológica das artérias coronárias usando contraste durante o cateterismo
    • Teste de inclinação ortostática – Para avaliação de síncopes
  • Tratamentos

    Doenças agudas, como infarto do miocárdio, exigem tratamento médico imediato para minimizar lesões. No caso de doenças crônicas, o médico pode recomendar mudanças na dieta, perda de peso excessivo, exercícios sob supervisão, controle do estresse e suspensão do fumo.

    Hipertensão arterial e diabetes precisam de controle para evitar seus efeitos sobre o coração. A insuficiência cardíaca é tratada com restrição de sódio e diuréticos, para reduzir o acúmulo de líquido, e de medicamentos para melhorar a função cardíaca, como digoxina. As infecções são tratadas com antimicrobianos (antibióticos).

    Pode ser necessário realizar cirugias para desbloquear artérias, substituir valvas defeituosas e corrigir anormalidades congênitas.

    Continuam a ser desenvolvidos novos medicamentos, orientações e procedimentos. O paciente deve conversar com seu médico sobre as melhores opções de tratamento de seus problemas.

Fontes do Artigo

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

(2003 October 2, Updated). Facts About Coronary Heart Disease. National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) [On-line information]. Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/public/heart/other/chdfacts2.htm through http://www.nhlbi.nih.gov.

Toscano, J. (2003 March 11, Updated). Angina: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. Available online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/3/main.html through http://www.heartinfo.org.

(1994) When You Need to Have a Stress Test: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. Available online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/23/main.html through http://www.heartinfo.org.

(2001 August 31). Angioplasty: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. Available online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/17/main.html through http://www.heartinfo.org.

Cardiac Catheterization: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. Available online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/8/main.html through http://www.heartinfo.org.

Toscano, J. (2003 March 11). Cardiac Enlargement: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. Available online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/4/main.html through http://www.heartinfo.org.

(2001 August 28). Congestive Heart Failure: A Patient Guide. HeartInfo.org [On-line Patient Guide]. vailable online at http://www.heartinfo.org/ms/guides/18/main.html through http://www.heartinfo.org.

Mayo Clinic Staff (2003 May 29). Chest X-rays: Helping detect heart and lung conditions. MayoClinic.com [On-line information]. Available online at http://www.mayoclinic.com/invoke.cfm?id=HB00019 through http://www.mayoclinic.com.

Cardiovascular Disorders, [General]. The Merck Manual of Diagnosis and Therapy, Section 16, Chapter 202. Coronary Artery Disease [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mrkshared/mmanual/section16/chapter202/202a.jsp through http://www.merck.com.

Congenital Anomalies. The Merck Manual of Diagnosis and Therapy. Section 19. Pediatrics, Chapter 261. [On-line information]. Available online through http://www.merck.com.

Infective Endocarditis. The Merck Manual of Diagnosis and Therapy. Section 16. Cardiovascular Disorders, Chapter 208. Endocarditis [On-line information]. Available online through http://www.merck.com.

What is Heart Failure. National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) [On-line information]. Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/Hf/HF_All.html through http://www.nhlbi.nih.gov.

What is Coronary Artery Disease. National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) [On-line information]. Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/Cad/CAD_All.html through http://www.nhlbi.nih.gov.

What is a Heart Attack? National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) [On-line information]. Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/HeartAttack/HeartAttack_All.html through http://www.nhlbi.nih.gov.

A.D.A.M., Updated (2003 February 27, Updated). Heart disease. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000147.htm.

Robert H. Christenson, Ph.D., DABCC, FACB. Professor of Pathology, Professor of Medical and Research Technology Director, Rapid Response Laboratories, University of Maryland School of Medicine, Baltimore, Maryland.

Tanser, P. (2006 February, Revision). Effects of Aging. Merck Manual of Medical Information – Second Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/sec03/ch020/ch020d.html through http://www.merck.com. Accessed on 6/28/07.

Tanser, P. (2006 February, Revision). Heart. Merck Manual of Medical Information – Second Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/sec03/ch020/ch020b.html through http://www.merck.com. Accessed on 6/28/07.

(2007 February 09, Review). About Heart Disease. CDC [On-line information]. Available online at http://www.cdc.gov/HeartDisease/about.htm through http://www.cdc.gov. Accessed on 6/28/07.

(2007 February 09, Review). Heart Disease Risk Factors. CDC [On-line information]. Available online at http://www.cdc.gov/HeartDisease/risk_factors.htm through http://www.cdc.gov. Accessed on 6/28/07.

(2007 February 09, Review). Heart Disease Signs and Symptoms. CDC [On-line information]. Available online at http://www.cdc.gov/HeartDisease/signs_symptoms.htm through http://www.cdc.gov. Accessed on 6/28/07.

Desvigne-Nickens, P, (2007 February, Reviewed). Heart Disease, Frequently Asked Questions. WomensHealth.gov [On-line information]. Available online at http://www.4woman.gov/faq/heartdis.htm through http://www.4woman.gov. Accessed on 7/9/07.

(2005 August 5). Cardiovascular disease 101: Know your heart and blood vessels [26 paragraphs]. MayoClinic.com [On-line information]. Accessed on: 7/9/07 Available FTP: http://www.mayoclinic.com/health/cardiovascular-disease/HB00032

(2005 November, Revision). Cardiovascular Tests and Procedures, Introduction, Cardiac Catheterization, Coronary Artery Bypass Grafting, Echocardiography, Electrocardiography, Electrophysiologic Studies, Imaging Tests, Percutaneous Coronary Interventions, Radionuclide Imaging, Stress Testing, Tilt Table Testing. Merck Manual for HealthCare Professionals [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmpe/sec07/ch070/ch070a.html through http://www.merck.com. Accessed on 7/9/07.