Também conhecido como
VLDL-C
Nome formal
Colesterol lipoproteína de densidade muito baixa
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 29 de Agosto de 2019.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Quando o exame é pedido?

    O VLDL geralmente não é solicitado como teste específico. Seu valor pode ser relatado junto com o perfil lipídico, solicitado quando o médico deseja determinar o risco de doença cardíaca de um paciente.

  • Como o exame é usado?

    A dosagem da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) pode ser descrita como parte do perfil lipídico, um grupo de testes solicitados com frequência para determinar o risco de doença coronariana e como parte importante da avaliação do risco cardíaco.

    Acredita-se que níveis aumentados de VLDL reflitam a presença de partículas denominadas remanescentes de lipoproteínas que são intermediárias na via de conversão de VLDL a LDL. Quando há níveis elevados de LDL presentes, a conversão de VLDL a LDL é retardada e o acúmulo de partículas intermediárias parece contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose e de doença arterial coronariana.

  • O que significa o resultado do exame?

    Níveis aumentados de colesterol VLDL (>30 mg/dL ou >0,77 mmol/L), assim como níveis elevados de colesterol LDL, são considerados fatores de risco para doença cardíaca e derrame. O aumento na VLDL, além do aumento da  LDL, pode influenciar na escolha do tratamento para reduzir o colesterol.

    Como o aumento dos triglicérídes e do colesterol VLDL estão frequentemente associados a quadros clínicos como diabetes, alcoolismo, sobrepeso e obesidade, é possível reduzi-los com alterações no estilo de vida e com o uso de medicamentos para reduzir os triglicérídes e o colesterol.

    Níveis baixos de colesterol LDL em geral não são preocupantes.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    A concentração de VLDL, assim como das demais frações lipoproteicas, pode ser medida com técnicas como eletroforese de lipoproteínas e ultracentrifugação. Entretanto, essas técnicas são complexas e de alto custo e normalmente não são usadas em laboratórios de patologia clínica. Esses testes são realizados em laboratórios específicos, na maioria das vezes com objetivos de pesquisa.

  • Como é possível baixar os níveis de VLDL?

    Considerando a relação entre VLDL e triglicérídes, é possível reduzir o colesterol VLDL tomando medidas para reduzir os triglicérides. Estas incluem alterações no estilo de vida favoráveis à saúde, como redução de peso em excesso e prática regular de exercícios físicos. Também sugere-se evitar alimentos contendo açúcar e bebidas alcoólicas já que eles têm grande influência nos níveis de triglicérídes. Também podem ser usados medicamentos redutores do colesterol. Converse com o médico sobre a melhor opção para o seu caso.