Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Julho de 2017.

Introdução

Para uma explicação sobre o pâncreas, veja “O que é o pâncreas?” em doenças pancreáticas.

O que é insuficiência pancreática?
Insuficiência pancreática é a incapacidade do pâncreas exócrino de secretar enzimas digestivas em quantidade suficiente para digerir os alimentos no intestino e permitir sua absorção. Resulta de lesão do pâncreas por pancreatite aguda ou crônica, que podem ter diversas causas. Em crianças, as mais frequentes são a fibrose cística e a síndrome de Shwachman-Diamond. A insuficiência pancreática pode estar associada a diabetes do tipo 1 ou diabetes autoimune. Com menor frequência, pode estar associada a câncer de pâncreas.

A insuficiência pancreática causa má absorção, desnutrição, deficiências de vitaminas e perda de peso (ou incapacidade de ganhar peso em crianças). Com frequência está associada a esteatorreia (fezes soltas, gordurosas e com mau cheiro).

Exames

Exames laboratoriais

  • Aumento da gordura fecal é em geral o primeiro sinal de insuficiência pancreática. Um exame simples é colocar uma suspensão de fezes em uma lâmina com um corante de lipídios e verificar ao microscópio a quantidade e o tamanho de glóbulos de gordura. Uma avaliação mais precisa envolve a colheita de fezes durante um período de dieta controlada para medir as quantidades de gordura ingerida e eliminada. Uma variação é o esteatócrito ácido, um modo rápido porém menos preciso de avaliar a gordura fecal.
  • A dosagem de tripsina (enzima que digere proteínas) nas fezes é uma boa avaliação da secreção pancreática.
  • A dosagem de tripsinogênio no sangue também detecta insuficiência pancreática.
  • A elastase é outra enzima pancreática que digere proteínas, é resistente à degradação no intestino e pode ser medida nas fezes.

Exames não laboratoriais

  • A colangiopancreatografia retrógrada é um método endoscópico em que é injetado um contraste para exame radiológico dos ductos biliares e pancreáticos.
  • A colangiopancreatografia por ressonância magnética também permite visualizar os ductos biliares e pancreáticos.
  • O teste da secretina é outro exame endoscópico que mede enzimas e bicarbonato produzidos pelo pâncreas após estímulo de uma injeção intravenosa de secretina.

Tratamento

O tratamento procura combater a causa, quando possível, para evitar o progresso da lesão do pâncreas e controlar os sintomas. São ingeridos peparados que contêm enzimas pancreáticas para compensar a baixa produção e melhorar a digestão. Pode ser necessário repor vitaminas, especialmente as lipossolúveis A, D, E e K. Uma dieta pobre em gorduras mas rica em proteínas e calorias ajuda a manter o peso.

Em crianças com a síndrome de Shwachman-Diamond, a secreção de lípase aumenta com a idade, por razões desconhecidas. Cerca de 50% das crianças mostram melhora progressiva da função pancreática e chegam a dispensar o tratamento com enzimas.

Páginas relacionadas

Neste site
Exames: tripsina, tripsinogênio, gordura fecal
Estados clínicos/Doenças: doenças pancreáticas, câncer de pâncreas, pancreatite, fibrose cística, diabetes, síndromes endócrinas

Em outros sites da internet
Pancreas.org
National Digestive Diseases Information Clearinghouse: ERCP
Shwachman-Diamond Syndrome Foundation: Understanding SDS

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

Fontes usadas na revisão atual

Sharma, G. (Updated 2010 December 3). Cystic Fibrosis. eMedicine [On-line information]. Available online at http://emedicine.medscape.com/article/1001602-overview through http://emedicine.medscape.com. Accessed January 2011.

Spoto-Cannons, A. et. al. (Updated 2009 September 30). Shwachman-Diamond Syndrome. eMedicine [On-line information]. Available online at http://emedicine.medscape.com/article/958476-overview through http://emedicine.medscape.com. Accessed January 2011.

Delgado, J. et. al. (Updated 2010 November). Malabsorption. ARUP Consult [On-line information]. Available online at http://www.arupconsult.com/Topics/Malabsorption.html?client_ID=LTD#tabs=0 through http://www.arupconsult.com. Accessed January 2011.

Pagana, K. D. & Pagana, T. J. (© 2011). Mosby's Diagnostic and Laboratory Test Reference 10th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 441-442.

Fontes usadas em revisões anteriores

Everhart, J. Digestive Diseases and Diabetes. Chapter 21 [pp 474-476]. NIDDK [On-line information]. PDF available for download at http://www.niddk.nih.gov/health/diabetes/dia/chpt21.pdf through http://www.niddk.nih.gov.

Merck. Malabsorption Syndromes, [General]. The Merck Manual of Diagnosis and Therapy [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/pubs/mmanual/section3/chapter30/30a.htm through http://www.merck.com.

National Digestive Diseases Information Clearinghouse. ERCP (Endoscopic Retrograde Cholangiopancreatography). Available online at http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/ercp/ through http://digestive.niddk.nih.gov.

Durie PR. Inherited and congenital disorders of the exocrine pancreas. Gastroenterologist. Sep 1996;4(3):169-87.

Mack DR, Forstner GG, Wilschanski M, Freedman MH, Durie PR. Shwachman syndrome: exocrine pancreatic dysfunction and variable phenotypic expression. Gastroenterology. Dec 1996;111(6):1593-602.

Spoto-Cannons, Antoinette C. Shwachman-Diamond Syndrome. Emedicine.com. Article Last Updated: Aug 12, 2008. Available online at http://www.emedicine.com/ped/TOPIC2060.HTM through http://www.emedicine.com.