Também conhecido como
CK total
Creatina fosfoquinase
CPK
Nome formal
Creatina quinase
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 24 de Maio de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Para determinar se uma pessoa teve um infarto do miocárdio ou se houve lesão de outros músculos do corpo.

Quando fazer este exame?

Quando há sinais e sintomas de infarto do miocárdio (por exemplo, dor torácica); se houver dor ou fraqueza muscular.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

A creatina quinase (CK) é uma enzima encontrada no coração, no cérebro, nos músculos esqueléticos e em outros tecidos. Enzimas são proteínas que aceleram as funções normais das células. Nas células musculares esqueléticas e cardíacas, a maior parte da energia é usada para a contração muscular.

Há três formas diferentes de creatina quinase no corpo, chamadas isoenzimas:

  • CK-MM (encontrada nos músculos esqueléticos e no coração).
  • CK-MB (encontrada principalmente no coração).
  • CK-BB (encontrada principalmente no cérebro).

A pequena quantidade de CK observada no sangue provêm principalmente dos músculos. A CK do cérebro quase nunca passa para o sangue.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária nenhuma preparação.
Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco. O médico pode pedir o exame para pessoas com dor torácica ou com outros sinais e sintomas de infarto do miocárdio. Os níveis de CK no sangue começam a se elevar nas primeiras 4 a 6 horas após o infarto do miocárdio, atingem seu máximo em 18 a 24 horas e voltam ao normal em 2 a 3 dias. Os níveis de CK no sangue também se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos.

  • Quando o exame é pedido?

    Em pessoas que tiveram um infarto do miocárdio, a CK em geral é pedida logo que o paciente é atendido e repetida a cada 4 a 6 horas, até um total de 3 exames. Quando há dor ou fraqueza muscular, o médico pode pedir a CK para detectar lesão de músculos.

  • O que significa o resultado do exame?

    Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Pessoas com grande massa muscular têm níveis sanguíneos de CK mais altos que as com massa muscular pequena. Afro-americanos apresentam níveis mais altos que outros grupos étnicos. Exercícios intensos, como levantamento de peso, esportes de contato e sessões longas de exercícios também aumentam os níveis de CK. Outras formas de lesão muscular, como as causada por queda, acidente de automóvel, cirurgia ou injeção intramuscular também podem elevar os níveis de CK.

    Diversos medicamentos, incluindo estatinas, podem causar lesão muscular e aumentar os níveis sanguíneos de CK. Caso esteja tomando algum desses medicamentos, fale com o médico se sentir dor ou fraqueza muscular. O uso excessivo de álcool também aumenta um pouco os níveis de CK.

    Podem ocorrer elevações do nível de CK no início da gravidez.

  • O que significa infarto do miocárdio?

    Infarto do miocárdio significa a morte de parte do músculo cardíaco. Em geral, começa com uma sensação de pressão ou de dor sobre o tórax, com frequência estendendo-se para o pescoço ou para o braço esquerdo. A pessoa pode ter dificuldade de respirar, sentir fraqueza e suores frios.

    Um infarto do miocárdio ocorre quando um vaso sanguíneo que leva sangue para o coração (artérias coronárias) é obstruído. Isso pode ocorrer quando um coágulo de sangue se forma em um vaso sanguíneo já estreitado. O bloqueio parcial, que se desenvolve durante muitos anos, é causado por acúmulo de gordura na parede do vaso e endurecimento da parede (aterosclerose).

  • Dor torácica significa que estou tendo um infarto do miocárdio?

    Muitos outros problemas podem causar dor torácica, e nem sempre é possível dizer, com base no tipo de dor, se a pessoa está ou não tendo um infarto do miocárdio. Muitas pessoas têm dor torácica por contratura dos músculos do tórax ou por causa de alguns problemas pulmonares. Dor torácica pode ser um sinal de endurecimento das artérias do coração (doença arterial coronariana). A dor torácica que ocorre com exercícios, trabalho pesado ou estresse, dura alguns minutos e passa com repouso é chamada angina. Se uma dor torácica durar mais que alguns minutos, especialmente com a pessoa em repouso, procure assistência médica imediata.

  • Quais são os outros exames usados para diagnóstico de infarto do miocárdio?

    Os médicos podem usar mais de um exame para determinar se uma pessoa com dor torácica está tendo um infarto do miocárdio. Em geral, a troponina é considerada o teste mais preciso. A CK-MB também é muito precisa para detectar lesão cardíaca, mesmo quando não há outras evidências de infarto do miocárdio. A mioglobina e a creatina quinase quase sempre aumentam em pacientes com infarto do miocárdio, mas são menos específicas e podem aumentar com outros problemas clínicos.

  • E se eu não tiver certeza de que estou tendo um infarto do miocárdio?

    Se você tiver dor torácica prolongada, especialmente se ela não passar com repouso e com medicamentos receitados para angina, procure assistência médica imediata. Muitas pessoas que têm um infarto do miocárdio morrem sem nem tentar chamar um ambulância ou ir a um setor de emergência.

Páginas relacionadas

Neste site

Exames relacionados: CK-MB; mioglobina; troponina; marcadores cardíacos

Estados Clínicos/Doenças: infarto do miocárdio, doença cardíaca

Em outros sites da Internet

American Heart Association

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

Fontes usadas na revisão atual

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. Pp. 306-309.

MedlinePlus Medical Encyclopedia: CPK. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003503.htm. Accessed February 2009.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.