Para determinar se uma pessoa teve um infarto do miocárdio ou se houve lesão de outros músculos do corpo.
Creatina quinase
-
Como o exame é usado?
Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do músculo cardíaco. O médico pode pedir o exame para pessoas com dor torácica ou com outros sinais e sintomas de infarto do miocárdio. Os níveis de CK no sangue começam a se elevar nas primeiras 4 a 6 horas após o infarto do miocárdio, atingem seu máximo em 18 a 24 horas e voltam ao normal em 2 a 3 dias. Os níveis de CK no sangue também se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos.
-
Quando o exame é pedido?
Em pessoas que tiveram um infarto do miocárdio, a CK em geral é pedida logo que o paciente é atendido e repetida a cada 4 a 6 horas, até um total de 3 exames. Quando há dor ou fraqueza muscular, o médico pode pedir a CK para detectar lesão de músculos.
-
O que significa o resultado do exame?
Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Pessoas com grande massa muscular têm níveis sanguíneos de CK mais altos que as com massa muscular pequena. Afro-americanos apresentam níveis mais altos que outros grupos étnicos. Exercícios intensos, como levantamento de peso, esportes de contato e sessões longas de exercícios também aumentam os níveis de CK. Outras formas de lesão muscular, como as causada por queda, acidente de automóvel, cirurgia ou injeção intramuscular também podem elevar os níveis de CK.
Diversos medicamentos, incluindo estatinas, podem causar lesão muscular e aumentar os níveis sanguíneos de CK. Caso esteja tomando algum desses medicamentos, fale com o médico se sentir dor ou fraqueza muscular. O uso excessivo de álcool também aumenta um pouco os níveis de CK.
Podem ocorrer elevações do nível de CK no início da gravidez.
-
O que significa infarto do miocárdio?
Infarto do miocárdio significa a morte de parte do músculo cardíaco. Em geral, começa com uma sensação de pressão ou de dor sobre o tórax, com frequência estendendo-se para o pescoço ou para o braço esquerdo. A pessoa pode ter dificuldade de respirar, sentir fraqueza e suores frios.
Um infarto do miocárdio ocorre quando um vaso sanguíneo que leva sangue para o coração (artérias coronárias) é obstruído. Isso pode ocorrer quando um coágulo de sangue se forma em um vaso sanguíneo já estreitado. O bloqueio parcial, que se desenvolve durante muitos anos, é causado por acúmulo de gordura na parede do vaso e endurecimento da parede (aterosclerose).
-
Dor torácica significa que estou tendo um infarto do miocárdio?
Muitos outros problemas podem causar dor torácica, e nem sempre é possível dizer, com base no tipo de dor, se a pessoa está ou não tendo um infarto do miocárdio. Muitas pessoas têm dor torácica por contratura dos músculos do tórax ou por causa de alguns problemas pulmonares. Dor torácica pode ser um sinal de endurecimento das artérias do coração (doença arterial coronariana). A dor torácica que ocorre com exercícios, trabalho pesado ou estresse, dura alguns minutos e passa com repouso é chamada angina. Se uma dor torácica durar mais que alguns minutos, especialmente com a pessoa em repouso, procure assistência médica imediata.
-
Quais são os outros exames usados para diagnóstico de infarto do miocárdio?
Os médicos podem usar mais de um exame para determinar se uma pessoa com dor torácica está tendo um infarto do miocárdio. Em geral, a troponina é considerada o teste mais preciso. A CK-MB também é muito precisa para detectar lesão cardíaca, mesmo quando não há outras evidências de infarto do miocárdio. A mioglobina e a creatina quinase quase sempre aumentam em pacientes com infarto do miocárdio, mas são menos específicas e podem aumentar com outros problemas clínicos.
-
E se eu não tiver certeza de que estou tendo um infarto do miocárdio?
Se você tiver dor torácica prolongada, especialmente se ela não passar com repouso e com medicamentos receitados para angina, procure assistência médica imediata. Muitas pessoas que têm um infarto do miocárdio morrem sem nem tentar chamar um ambulância ou ir a um setor de emergência.