Para avaliar a função renal e para monitorar o tratamento de doenças renais.
Creatinina
Exame de rotina quando há suspeita de disfunção renal, no acompanhamento de doenças ou tratamentos que podem afetar a função renal, e para monitorar o tratamento de doenças renais
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou uma amostra de urina de 24 horas.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A creatinina no sangue é usada junto com a ureia para avaliar a função renal, em avaliações de rotina ou para acompanhamento da evolução e do tratamento de doenças renais e doenças que podem comprometer os rins, como diabetes. Usa-se também antes e durante tratamentos que podem prejudicar a função renal, como alguns medicamentos e contrastes radiológicos.
Os resultados das dosagens de creatinina no sangue e na urina são utilizados para calcular a depuração da creatinina, que mede a capacidade de filtração dos rins.
Como a creatinina é produzida e excretada a uma velocidade relativamente constante, é usada como correção de muitas medidas de substâncias na urina, que, em vez de serem expressas em quantidade por volume, são expressas em quantidade em relação à creatinina urinária. Exemplos: medidas na urina de proteínas ou de hormônios.
A medida da creatinina no sangue também é empregada para cálculo da taxa de filtração glomerular estimada, outra medida da função renal.
-
Quando o exame é pedido?
A creatinina pode ser pedida junto com outros exames em avaliações de rotina, ou quando há suspeita de disfunção renal. Alguns sinais e sintomas de disfunção renal:
- Fadiga, incapacidade de concentração, perda do apetite e dificuldade de dormir.
- Inchação (edema) em torno dos olhos, na face, no tronco e nas pernas.
- Urina espumosa, com sangue ou cor de café.
- Volume urinário pequeno.
- Problemas urinários, como queimação, secreção anormal ou alteração de frequência urinária.
- Dor nas costas sobre a localização dos rins.
- Hipertensão arterial.
A creatinina é pedida também, junto com a ureia, para acompanhar a evolução e o tratamento de doenças renais ou doenças que podem afetar a função renal. É utilizada também antes e durante tratamentos que podem afetar a função renal, e antes e depois de hemodiálise, para verificar sua eficácia.
-
O que significa o resultado do exame?
Aumento dos níveis de creatinina indica problemas que afetam a função renal, como:
- Lesão dos vasos sanguíneos dos rins (glomerulorefrite) causada, por exemplo, por infecções ou processos autoimunes.
- Infecções renais (pielonefrite).
- Destruição de túbulos renais (necrose tubular aguda) causada, por exemplo, por substâncias tóxicas.
- Obstrução do trato urinário por cálculos ou outros problemas.
- Redução do fluxo de sangue para os rins, causada por choque, desidratação, insuficiência cardíaca congestiva ou aterosclerose.
Níveis sanguíneos altos de creatinina podem ser observados temporariamente após lesões musculares.
Níveis baixos de creatinina são incomuns e não representam motivo de preocupação. Podem ser observados quando há diminuição da massa muscular.
Os níveis de creatinina na urina de 24 horas são avaliados junto com os níveis sanguíneos para o cálculo da depuração da creatinina.
Níveis de creatinina em amostras aleatórias de urina não têm faixas de referência. São usados como referência para medidas de outras substâncias na urina, como proteínas e hormônios.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
-
Exercício afeta os níveis de creatinina?
-
A dieta afeta os níveis de creatinina?
-
O que é creatina? Pessoas que ingerem creatina têm níveis altos de creatinina?
A creatina é uma substância produzida principalmente no fígado e transportada para os músculos, onde é usada na produção de energia para a atividade muscular. No músculo, parte da creatina é convertida em creatinina. A quantidade de creatina e de creatinina no corpo depende da massa muscular. Homens têm níveis sanguíneos das duas substâncias mais altos que mulheres. Pessoas que usam creatina como suplemento dietético apresentam níveis mais elevados de creatinina. O médico deve ser informado sobre todos os suplementos dietéticos que uma pessoa usa para avaliar os resultados de exames laboratoriais.
-
Os níveis de creatinina se alteram com a idade?
-
O que é a relação ureia/creatinina?
A relação ureia/creatinina facilita a interpretação de aumento dos níveis sanguíneos de ureia. O valor normal da relação é de 10:1 a 15:1. Pode ficar mais alto em situações em que há aumento da ureia sem lesão renal (azotemia pré-renal). Isso ocorre, por exemplo, quando diminui o fluxo de sangue para os rins, como na insuficiência cardíaca congestiva ou com desidratação, ou quando há aumento da produção de ureia, como acontece após ingestão de grande quantidade de proteínas ou após sangramento digestivo. A relação pode ser menor em doenças hepáticas ou com desnutrição, quando diminui a produção de ureia.