Aguarde, carregando...
Este artigo foi revisto pela última vez em 27 de Outubro de 2008.
Este artigo foi modificado pela última vez em 24 de Maio de 2019.
Amostra:
É necessária alguma preparação?
Nenhuma
Por que fazer este exame?
A creatinina no sangue é usada para avaliar a função renal, em avaliações de rotina ou para acompanhamento da evolução e do tratamento de doenças renais, como diabetes. Usa-se também antes e durante tratamentos que podem prejudicar a função renal, como alguns medicamentos e contrastes radiológicos.
Os resultados das dosagens de creatinina no sangue e na urina são utilizados para calcular a depuração da creatinina, que mede a capacidade de filtração dos rins.
O que está sendo pesquisado?
Este exame mede a quantidade de creatinina no sangue ou na urina. A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substância chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. A produção de creatinina ocorre em uma velocidade relativamente constante e é quase toda excretada pelos rins. Por isso, seu nível no sangue é uma boa medida da função renal.
Os resultados da medida da creatinina no sangue e na urina podem ser usados para calcular a depuração da creatinina, que é outra medida da função renal.
A creatinina pode ser solicitada junto com outros exames em avaliações de rotina, ou quando há suspeita de disfunção renal. Alguns sinais e sintomas de disfunção renal:
Aumento dos níveis de creatinina indica problemas que afetam a função renal, como:
Níveis baixos de creatinina são incomuns e não representam motivo de preocupação. Podem ser observados quando há diminuição da massa muscular ou hiper-hidratação.
Os níveis de creatinina na urina de 24 horas são avaliados junto com os níveis sanguíneos para o cálculo da depuração da creatinina.
Níveis de creatinina em amostras aleatórias são usados como referência para medidas de outras substâncias na urina, como proteínas.
Antibióticos, como aminoglicosídeos e vancomicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas e dipirona podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal.
Além disso, o consumo de carne deve ser evitado logo antes da coleta de sangue, pois pode elevar transitoriamente os níveis deste analito.
O exercício em si, não afeta o nível de creatinina. Entretanto, o exercício físico extenuante, com lesão muscular importante, e a massa muscular do indivíduo analisado podem aumentar os níveis de creatinina no sangue.