Também conhecido como
Creatinina
Creatinina no sangue
Creatinina na urina
Nome formal
Creatinina
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em
15 de Janeiro de 2018.
De relance
Por que fazer este exame?

Para avaliar a função renal e para monitorar o tratamento de doenças renais.

Quando fazer este exame?

Exame de rotina quando há suspeita de disfunção renal, no acompanhamento de doenças ou tratamentos que podem afetar a função renal, e para monitorar o tratamento de doenças renais

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou uma amostra de urina de 24 horas.

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

 

O que está sendo pesquisado?

Este exame mede a quantidade de creatinina no sangue ou na urina. A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substância chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. A produção de creatinina ocorre em uma velocidade relativamente constante e é quase toda excretada pelos rins. Por isso, seu nível no sangue é uma boa medida da função renal.

Os resultados da medida da creatinina no sangue e na urina podem ser usados para calcular a depuração da creatinina, que é outra medida da função renal.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue é obtida de uma veia do braço. Além disso, pode ser pedida a coleta de urina de 24 horas.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Nenhuma preparação é necessária.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    A creatinina no sangue é usada junto com a ureia para avaliar a função renal, em avaliações de rotina ou para acompanhamento da evolução e do tratamento de doenças renais e doenças que podem comprometer os rins, como diabetes. Usa-se também antes e durante tratamentos que podem prejudicar a função renal, como alguns medicamentos e contrastes radiológicos.

    Os resultados das dosagens de creatinina no sangue e na urina são utilizados para calcular a depuração da creatinina, que mede a capacidade de filtração dos rins.

    Como a creatinina é produzida e excretada a uma velocidade relativamente constante, é usada como correção de muitas medidas de substâncias na urina, que, em vez de serem expressas em quantidade por volume, são expressas em quantidade em relação à creatinina urinária. Exemplos: medidas na urina de proteínas ou de hormônios.

    A medida da creatinina no sangue também é empregada para cálculo da taxa de filtração glomerular estimada, outra medida da função renal.

  • Quando o exame é pedido?

    A creatinina pode ser pedida junto com outros exames em avaliações de rotina, ou quando há suspeita de disfunção renal. Alguns sinais e sintomas de disfunção renal:

    • Fadiga, incapacidade de concentração, perda do apetite e dificuldade de dormir.
    • Inchação (edema) em torno dos olhos, na face, no tronco e nas pernas.
    • Urina espumosa, com sangue ou cor de café.
    • Volume urinário pequeno.
    • Problemas urinários, como queimação, secreção anormal ou alteração de frequência urinária.
    • Dor nas costas sobre a localização dos rins.
    • Hipertensão arterial.

    A creatinina é pedida também, junto com a ureia, para acompanhar a evolução e o tratamento de doenças renais ou doenças que podem afetar a função renal. É utilizada também antes e durante tratamentos que podem afetar a função renal, e antes e depois de hemodiálise, para verificar sua eficácia.

  • O que significa o resultado do exame?

    Aumento dos níveis de creatinina indica problemas que afetam a função renal, como:

    • Lesão dos vasos sanguíneos dos rins (glomerulorefrite) causada, por exemplo, por infecções ou processos autoimunes.
    • Infecções renais (pielonefrite).
    • Destruição de túbulos renais (necrose tubular aguda) causada, por exemplo, por substâncias tóxicas.
    • Obstrução do trato urinário por cálculos ou outros problemas.
    • Redução do fluxo de sangue para os rins, causada por choque, desidratação, insuficiência cardíaca congestiva ou aterosclerose.

    Níveis sanguíneos altos de creatinina podem ser observados temporariamente após lesões musculares.

    Níveis baixos de creatinina são incomuns e não representam motivo de preocupação. Podem ser observados quando há diminuição da massa muscular.

    Os níveis de creatinina na urina de 24 horas são avaliados junto com os níveis sanguíneos para o cálculo da depuração da creatinina.

    Níveis de creatinina em amostras aleatórias de urina não têm faixas de referência. São usados como referência para medidas de outras substâncias na urina, como proteínas e hormônios.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Antibióticos aminoglicosídeos, como vancomicina e gentamicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal.

  • Exercício afeta os níveis de creatinina?

    Exercícios moderados não afetam o nível de creatinina. Exercícios prolongados que aumentam a massa muscular elevam um pouco o nível de creatinina, mas não até níveis anormais.

  • A dieta afeta os níveis de creatinina?

    Os níveis não são afetados por uma alimentação normal. Dietas que contêm muita carne podem aumentar um pouco os níveis (10% a 20%).

  • O que é creatina? Pessoas que ingerem creatina têm níveis altos de creatinina?

    A creatina é uma substância produzida principalmente no fígado e transportada para os músculos, onde é usada na produção de energia para a atividade muscular. No músculo, parte da creatina é convertida em creatinina. A quantidade de creatina e de creatinina no corpo depende da massa muscular. Homens têm níveis sanguíneos das duas substâncias mais altos que mulheres. Pessoas que usam creatina como suplemento dietético apresentam níveis mais elevados de creatinina. O médico deve ser informado sobre todos os suplementos dietéticos que uma pessoa usa para avaliar os resultados de exames laboratoriais.

  • Os níveis de creatinina se alteram com a idade?

    Os níveis de creatinina estão relacionados com a massa muscular e a função renal. Com o envelhecimento, a massa muscular diminui e a função renal perde eficiência. O resultado final é um discreto aumento da creatinina com a idade.

  • O que é a relação ureia/creatinina?

    A relação ureia/creatinina facilita a interpretação de aumento dos níveis sanguíneos de ureia. O valor normal da relação é de 10:1 a 15:1. Pode ficar mais alto em situações em que há aumento da ureia sem lesão renal (azotemia pré-renal). Isso ocorre, por exemplo, quando diminui o fluxo de sangue para os rins, como na insuficiência cardíaca congestiva ou com desidratação, ou quando há aumento da produção de ureia, como acontece após ingestão de grande quantidade de proteínas ou após sangramento digestivo. A relação pode ser menor em doenças hepáticas ou com desnutrição, quando diminui a produção de ureia.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

Fontes usadas na revisão atual

(Update: 10/22/2007) MedlinePlus Medical Encyclopedia. Creatinine, Serum. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003475.htm. Accessed November 2008.

(Update: 10/22/2007) MedlinePlus Medical Encyclopedia. Creatinine, Urine. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003610.htm. Accessed November 2008.

(Update: 9/4/2007) MedlinePlus Medical Encyclopedia. Creatinine clearance. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003611.htm. Accessed November 2008.

Clarke, W. and Dufour, D. R., Editors (2006). Contemporary Practice in Clinical Chemistry, AACC Press, Washington, DC. Pp. 311-312.

National Kidney Foundation. Chronic Kidney Disease. Available online at http://www.kidney.org/kidneyDisease/ckd/index.cfm#whatare through http://www.kidney.org. Accessed January 2009.

Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006 Pp. 206-209.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

(2002 March). Medical Tests of Kidney Function. National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse, NIH Publication No. 02–4623 [On-line information]. Available online at http://kidney.niddk.nih.gov/kudiseases/pubs/kidneytests/index.htm through http://kidney.niddk.nih.gov.

Esson, M. and Schrier, R. (2002). Diagnosis and Treatment of Acute Tubular Necrosis. Ann Intern Med 2002;137:744-752 [On-line journal]. PDF available for download at http://www.annals.org/cgi/reprint/137/9/744.pdf through http://www.annals.org.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine – serum. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003475.htm.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine – urine. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003610.htm.

Agha, Irfan (2004 February 11, Updated). Creatinine clearance. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003611.htm.

Agha, Irfan (2003 August 7, Updated). BUN. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003474.htm.

Agrawal, M. and Swartz, R. (2000 April 1). Acute Renal Failure. American Family Physician [On-line journal]. Available online at http://www.aafp.org/afp/20000401/2077.html through http://www.aafp.org.

Nissl, J. (2004 September 20, Updated). Creatinine and Creatinine Clearance WebMD [On-line information]. Available online at http://my.webmd.com/hw/kidney_failure/hw4322.asp through http://my.webmd.com.

Physician’s Reference Laboratory: Kidney Function Panel. Available online at http://www.prlnet.com/Kidney.htm through http://www.prlnet.com.