Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em
20 de Setembro de 2017.

Resumo

Doença cardiovascular é um termo genérico usado para descrever distúrbios que afetam o coração ou os vasos sanguíneos.

A maioria dessas doenças é resultado de problemas crônicos, que se desenvolvem no decurso de muitos anos. Entretanto, algumas consequências de doenças cardiovasculares podem ser episódios agudos, como infartos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais, que ocorrem com a obstrução súbita de um vaso que irriga o coração ou o cérebro.

O uso mais frequente do termo doença cardiovascular refere-se a doenças associadas a aterosclerose. Elas ocorrem com maior frequência em pessoas que fumam, têm hipertensão arterial, apresentam níveis altos de colesterol (especialmente o colesterol LDL), estão acima do peso ideal, não fazem exercícios e/ou são diabéticas. As iniciativas de saúde pública tentam diminuir a incidência dessas doenças estimulando dieta saudável, abandono do fumo, controle da pressão arterial, diminuição dos níveis de colesterol, exercícios regulares e controle dos níveis de glicose de diabéticos. Alguns problemas classificados como doença cardiovascular incluem:

  • Doença arterial coronariana: afeta as artérias que irrigam o coração e pode resultar em:
  • Doença vascular cerebral: afeta as artéria que irrigam o cérebro e pode resultar em:
  • Doença vascular periférica: afeta as artérias que irrigam as pernas e os braços e pode resultar em:
    • Claudicação – Obstrução temporária do fluxo arterial, causando dor
    • Gangrena – Morte de tecidos provocada por obstrução do fluxo arterial
    • Aneurismas

A Organização Mundial de Saúde calcula que, em 2005, morreram 17,5 milhões de pessoas devido a doenças cardiovasculares - isso representa 30% de todas as mortes. Dessas, 7,6 milhões foram resultado de doença arterial coronariana e 5,7 milhões provocadas por acidentes vasculares cerebrais. Por ser a principal causa de morte no mundo, a doença cardiovascular interessa a todos.

Diversas outras doenças afetam o coração e os vasos sanguíneos, incluindo as veias. No coração, as lesões que ocorrem durante o desenvolvimento são chamadas de doenças cardíacas congênitas. Lesões das valvas cardíacas causadas por infecções recebem o nome de endocardites. O músculo cardíaco pode apresentar lesões de desenvolvimento lento (miocardiopatias) ou rápido, provocadas por infecções (miocardites). Leia mais informações na página sobre doenças cardíacas. Coágulos sanguíneos podem se formar em veias (trombos) e se soltar, sendo transportados pela corrente sanguínea para outros órgãos (êmbolos). Os vasos sanguíneos podem ser lesionados por inflamações chamadas vasculites.

Páginas relacionadas


Neste site
Exames: Lp-PLA2

Em outros sites da Internet
World Health Organization: Cardiovascular Diseases
World Health Organization: Cardiovascular diseases fact sheet
CDC: Cardiovascular Disease
CDC: Heart Disease
4Women.gov: Heart and Cardiovascular Disease
Medline Plus: Heart Diseases
Mayo Clinic: Cardiovascular disease 101: Know your heart and blood vessels
American Heart Association

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

World Health Organization. Cardiovascular diseases fact sheet, Feb 2007 (Online information). Available online at http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs317/en/index.html through http://www.who.int. Accessed on 8/2/2007.