Como um exame de rotina e no pré-operatório, para determinar o estado nutricional e triagem distúrbios renais e hepáticos, e diversas outras doenças
Proteínas totais e relação albumina/globulinas
Em consultas de rotina ou quando há suspeita de distúrbios renais ou hepáticos
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou por meio de uma punção digital (adultos ou crianças) ou no calcanhar (recém-nascidos)
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
A medida das proteínas totais reflete o estado nutricional e pode ser usada na triagem e no diagnóstico de doenças renais, doenças hepáticas e muitos outros distúrbios. Quando o resultado é anormal, outros exames devem ser realizados para identificar as proteínas alteradas e para pesquisar a causa.
-
Quando o exame é pedido?
-
O que significa o resultado do exame?
As principais causas de diminuição das proteínas totais são desnutrição grave, doenças hepáticas e doenças renais. Doenças hepáticas prejudicam a produção de albumina e de algumas globulinas no fígado. Determinados distúrbios renais são acompanhados de perda de proteínas na urina.
Elevação das proteínas totais geralmente decorre do aumento da produção de anticorpos em algumas doenças infecciosas ou em alguns tipos de câncer, em especial o mieloma múltiplo.
Alguns exames permitem especificar alterações de grupos específicos de proteínas. A albumina pode ser medida diretamente, o que permite o cálculo da relação albumina/globulinas, e a eletroforese de proteínas separa e mede, além da albumina, quatro ou mais grupos de globulinas, incluindo as imunoglobulinas (fração gama), que compreendem os anticorpos presentes no plasma.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
-
Uma dieta rica em proteínas eleva o nível de proteínas totais?
-
Que tipo de alimentação é recomendada para os níveis ideiais de proteína?