Para pesquisar sangramento grastrointestinal, que pode indicar câncer de cólon
Sangue oculto fecal
Como parte da rotina de triagem de câncer de cólon, ou pedido pelo médico levando em conta a história clínica familiar. Muitas organizações recomendam o exame anual a partir de 50 anos de idade.
Uma ou mais amostras de fezes.
Pode haver necessidade de evitar certos medicamentos e alimentos durante alguns dias antes da colheita das amostras.
-
Como o exame é usado?
O principal uso do sangue oculto fecal é para triagem de câncer de cólon. Sangue nas fezes pode ser o único sinal de câncer inicial e sua detecção precoce aumenta a probabilidade de cura. A presença de sangue oculto pode ser devida a outras doenças, e são necessários outros procedimentos para descobrir a causa do sangramento.
Sangue oculto fecal também é usado para pesquisar uma causa de anemia, como sangramento de úlcera. O médico pode pedir o exame se o paciente apresenta sinais e sintomas de anemia, como fadiga e queda da hemoglobina e do hematócrito.
-
Quando o exame é pedido?
A pesquisa de sangue oculto fecal é feita com maior frequência como parte de um exame de rotina. É usada principalmente para triagem de câncer de cólon. A American Cancer Society e outras organizações recomendam que o exame seja realizado anualmente por quem tem mais de 50 anos de idade. A maioria das pessoas que faz o exame é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.
O medico também pode pedir esse exame se o paciente apresentar uma anemia não explicada, possivelmente causada por sangramento no tubo digestivo.
-
O que significa o resultado do exame?
O sangue oculto fecal normalmente é negativo. Um resultado positivo significa que há sangramento em alguma parte do tubo digestivo, possivelmente devido a sangramento gengival ou nasal, úlceras, doença inflamatória intestinal, diverticulite, bleeding polipose, hemorroidas ou tumores benignos ou malignos. Qualquer protrusão para o lúmen intestinal, como um pólipo ou um tumor, sofre o atrito do bolo fecal e pode apresentar sangramento intermitente. Com frequência, uma pequena quantidade de sangue é o primeiro e o único sinal precoce de câncer de cólon, o que torna esse exame uma valiosa ferramenta de triagem.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
-
Os exames feitos em casa são tão bons quanto os enviados para o laboratório?
O exame do vaso sanitário é bastante sensível, mas o médico pode preferir os que são enviados ao laboratório (cartão de guaiacol ou método imunoquímico). Como a mudança de cor está sujeita à interpretação do observador, exames enviados a um laboratório podem ser mais confiáveis porque os profissionais de laboratório têm mais experiência na interpretação de alterações sutis de cor e conhecem as causas de resultados falso negativos e falso positivos.
-
Que tipos de procedimentos são feitos após resultado positivo de sangue oculto fecal?
O sangue oculto fecal pode ser precedido por um exame retal digital e seguido por:
- Sigmoidoscopia: exame do reto e da parte inferior do cólon com um instrumento iluminado para procurar anormalidades, como pólipos;
- Colonoscopia: exame endoscópico mais completo do reto e de todo o cólon;
- Clister opaco: técnica radiológica de exame do cólon e do reto.
-
Há outros exames de fezes para pesquisa de câncer colorretal?
Sim. Há um exame que pesquisa certas alterações do DNA nas células tumorais que descamam nas fezes. Os estudos mostram que esse exame tem uma sensibilidade aceitável, embora não identifique todos os tipos de câncer colorretal. Em 2008, a American Cancer Society e outras entidades adicionaram esse exame à lista dos recomendados para triagem de câncer colorretal.