Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 10 de Janeiro de 2020.
Resumo

O pâncreas é um órgão achatado com cerca de 15 cm de comprimento, com partes chamadas cabeça, corpo e cauda. Fica entre o fígado e a coluna vertebral, e sua cabeça está em contato com o duodeno. No pâncreas, pequenos ductos convergem para um ducto principal que percorre todo o órgão, da cauda à cabeça, transportando as secreções pancreáticas para o duodeno. O ducto colédoco atravessa a cabeça do pâncreas, trazendo bile do fígado e da vesícula biliar. Os ductos colédoco e pancreático se juntam logo antes de chegar ao duodeno, onde têm uma abertura comum.

O pâncreas tem dois tipos de tecido:

  • Pâncreas exócrino - Produz enzimas que digerem gorduras, proteínas e carboidratos. Elas são excretadas em formas inativas que são ativadas no duodeno. O pâncreas exócrino também produz bicarbonatos, que neutralizam o ácido do estômago.
  • Pâncreas endócrino - Produz os hormônios insulina e glucagon, que são liberados no sangue e regulam o transporte de glicose para dentro das células do corpo, sendo, assim, vitais para a produção de energia nas células.
Accordion Title
Sobre Doenças do pâncreas
  • Doenças pancreáticas comuns

    As principais doenças do pâncreas são a pancreatite, que é classificada em aguda ou crônica, e o câncer de pâncreas.

    Pancreatite
    Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, causada pela ativação das enzimas pancreáticas dentro da glândula, e não no duodeno, como é normal. As enzimas ativadas “digerem” a própria glândula, provocando dor e outros sintomas.

    • A pancreatite aguda pode ser única ou recorrente, e causa dor abdominal intensa. Pode haver sangramento interno, infecção e risco de vida. A causa mais comum é o bloqueio do ducto pancreático por cálculos, que resulta em refluxo da secreção pancreática e lesão permanente em poucas horas. Há elevação de enzimas pancreáticas no sangue (amilase, lipase), que podem provocar lesão e insuficiência de outros órgãos, e choque. Outras causas são obstruções biliares, ingestão excessiva de álcool, traumatismo do abdome, hiperlipidemia e hipercalcemia.
    • A pancreatite crônica se caracteriza por dor abdominal persistente, e pode ocorrer sem elevação das enzimas pancreáticas no sangue. Há destruição lenta dos tecidos do pâncreas, que pode causar insuficiência pancreática, infecções bacterianas e diabetes do tipo 2. As principais causas são obstrução de ductos e alcoolismo. Outras causas incluem fibrose cística, hipercalcemia, hiperlipidemia, alguns medicamentos e distúrbios autoimunes.

    Câncer de pâncreas
    No Brasil, câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer e 4% das mortes por câncer. Nos EUA, é responsável pela morte de cerca de 32.000 pessoas por ano. Os fatores de risco incluem fumo, idade, gênero masculino, pancreatite crônica e exposição a algumas substâncias industriais. Na maioria (95%), são adenocarcinomas, desenvolvendo-se nos tecidos exócrinos. Seu diagnóstico é difícil porque, no início, não há sintomas ou há apenas sintomas inespecíficos, como dor, náuseas, perda do apetite e, algumas vezes, icterícia. Em apenas 10% dos diagnósticos ainda não houve invasão de outros órgãos.

    Insuficiência pancreática
    Insuficiência pancreática é a incapacidade do pâncreas em produzir e secretar enzimas suficientes para a digestão e absorção intestinal dos alimentos. Em geral, resulta de lesão pancreática progressiva, que pode ter diversas causas. Com frequência, está associada a fibrose cística em crianças e a pancreatite crônica em adultos.

Fontes do Artigo

(2006) American Cancer Society. Cancer Facts and Figures 2006 [On-line information]. Available online through http://www.cancer.org.

November 2006) Mayoclinic.com. Health information-Digestive system, Pancreatitis (online information). Available online at http://www.mayoclinic.com/health/pancreatitis/DS00371 through http://www.mayoclinic.com.

(November 2006) National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC), National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, NIH—Pancreatitis (Online information). Available online at http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/pancreatitis/ through http://digestive.niddk.nih.gov.