Para diagnosticar pré-diabetes e diabetes e, em certos casos, para rastrear diabetes.
Para testes de tolerância à glicose durante a gravidez, consulte o artigo Testes de glicose para diabetes gestacional.
Teste de Tolerância à Glicose
Normalmente, quando você teve resultados anormais ou limítrofes em um teste de glicose no sangue em jejum ou hemoglobina A1c; às vezes, quando seu médico deseja usar este teste mais sensível para rastrear diabetes
Amostras de sangue colhidas de uma veia em intervalos regulares
Um teste de tolerância à glicose requer que você jejue por 8 a 12 horas (durante a noite) antes da primeira amostra de sangue ser coletada. Em seguida, você receberá um líquido contendo 75 gramas de glicose para beber (ou 1,75 grama de glicose por quilograma de peso corporal, se for uma criança, até um máximo de 75 gramas). As amostras de sangue subsequentes são coletadas 2 horas após você começar a beber a bebida de glicose. Você tem 5 minutos para beber a bebida de glicose.
-
Como/Para que o exame é utilizado?
Um teste de tolerância à glicose (GTT) pode ser usado para ajudar no diagnóstico de pré-diabetes e diabetes. Em alguns casos, um GTT pode ser usado como um teste de rastreamento, mas mais comumente, um teste de glicose no sangue em jejum (FBG) ou hemoglobina A1c é usado para rastreamento de diabetes.
Um protocolo comum é o teste de tolerância à glicose de 2 horas (GTT). Para este exame, você pode fazer um teste de glicose em jejum e, em seguida, beber uma bebida de glicose de 75 gramas (ou 1,75 gramas por quilograma de peso corporal, se você for uma criança). Outra amostra de sangue é coletada 2 horas após você começar a beber a bebida de glicose. Este protocolo "desafia" seu corpo a produzir insulina para prevenir a hiperglicemia enquanto retorna o nível de glicose ao normal.
O GTT é mais complicado de realizar do que outros testes usados para detectar diabetes, como glicemia de jejum ou hemoglobina A1c, mas é mais sensível e pode detectar diabetes mais cedo. Assim, o GTT pode às vezes ser usado para rastrear diabetes em certas populações de pacientes (por exemplo, candidatos a transplantes renais).
Se o exame for usado para triagem e o resultado inicial da triagem de glicose for anormal (por exemplo, hiperglicemia está presente em algum momento durante o exame), o exame pode ser repetido. O segundo resultado do teste também deve ser anormal (por exemplo, hiperglicemia está presente em algum momento durante o teste) para confirmar o diagnóstico de diabetes. Alternativamente, um resultado de rastreamento anormal pode ser seguido por testes mais definitivos. Durante o GTT, se apenas a glicose em jejum estiver na faixa hiperglicêmica (o que é incomum), o teste de repetição precisa ser apenas um teste de glicose em jejum. -
Qual é o gosto da bebida de glicose?
-
Posso beber água antes ou durante o teste?