Também conhecido como
Teste Oral de Tolerância à Glicose
OGTT
GTT
Este artigo foi modificado pela última vez em 22 de Dezembro de 2020.
De relance
Por que fazer o exame?

Para diagnosticar pré-diabetes e diabetes e, em certos casos, para rastrear diabetes.
Para testes de tolerância à glicose durante a gravidez, consulte o artigo Testes de glicose para diabetes gestacional.

Quando fazer o exame?

Normalmente, quando você teve resultados anormais ou limítrofes em um teste de glicose no sangue em jejum ou hemoglobina A1c; às vezes, quando seu médico deseja usar este teste mais sensível para rastrear diabetes

Amostra

Amostras de sangue colhidas de uma veia em intervalos regulares

É necessária uma preparação para o teste?

Um teste de tolerância à glicose requer que você jejue por 8 a 12 horas (durante a noite) antes da primeira amostra de sangue ser coletada. Em seguida, você receberá um líquido contendo 75 gramas de glicose para beber (ou 1,75 grama de glicose por quilograma de peso corporal, se for uma criança, até um máximo de 75 gramas). As amostras de sangue subsequentes são coletadas 2 horas após você começar a beber a bebida de glicose. Você tem 5 minutos para beber a bebida de glicose.

O que está sendo testado/pesquisado?

A glicose é a principal fonte de energia para as células do corpo e a única fonte de energia de curto prazo para o cérebro e o sistema nervoso. Um suprimento estável deve estar disponível para uso e um nível relativamente constante de glicose deve ser mantido no sangue. 
Um teste de tolerância à glicose mede o nível de glicose no sangue quando você está em jejum e, a seguir, 2 horas após beber um líquido contendo uma quantidade específica de glicose.
Durante a digestão, os carboidratos que você ingere são quebrados em glicose (e outros nutrientes). Eles são absorvidos pelo trato digestivo, passam para o sangue e circulam por todo o corpo. Normalmente, a glicose no sangue aumenta ligeiramente após uma refeição e o hormônio insulina é liberado pelo pâncreas no sangue em resposta. A quantidade de insulina liberada corresponde ao tamanho e conteúdo da refeição. A insulina ajuda a transportar a glicose para as células do corpo, onde é usada para obter energia. Conforme a glicose entra nas células e é decomposta (metabolizada), o nível de glicose no sangue cai e o pâncreas responde diminuindo a liberação de insulina. (O teste de tolerância à glicose não exige que o corpo divida os carboidratos em glicose, uma vez que a glicose no líquido que você bebe já é livre.)
Se esse sistema de feedback de glicose/insulina no sangue estiver funcionando corretamente, a quantidade de glicose no sangue permanecerá bastante estável. Se o sistema de feedback for interrompido e o nível de glicose no sangue aumentar, o corpo tentará restaurar o equilíbrio aumentando a produção de insulina. Se as células beta pancreáticas do corpo puderem fazer isso.
Diabetes é a doença mais comum resultante de um desequilíbrio entre a glicose e a insulina.
O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não é capaz de produzir insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue. Normalmente, no diabetes tipo 1, as células que produzem insulina (células beta) foram destruídas pelo próprio sistema imunológico da pessoa.
O diabetes tipo 2 resulta de uma combinação de resistência à insulina (o corpo não reage normalmente à insulina) e um declínio relativo na produção de insulina.
Algumas mulheres podem desenvolver diabetes gestacional, que é um alto nível de glicose no sangue que ocorre apenas durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez.
Níveis cronicamente altos de glicose no sangue podem causar danos progressivos aos órgãos do corpo, como rins, olhos, coração, vasos sanguíneos e nervos. Para obter mais informações, leia o artigo sobre Diabetes.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como/Para que o exame é utilizado?

    Um teste de tolerância à glicose (GTT) pode ser usado para ajudar no diagnóstico de pré-diabetes e diabetes. Em alguns casos, um GTT pode ser usado como um teste de rastreamento, mas mais comumente, um teste de glicose no sangue em jejum (FBG) ou hemoglobina A1c é usado para rastreamento de diabetes.
    Um protocolo comum é o teste de tolerância à glicose de 2 horas (GTT). Para este exame, você pode fazer um teste de glicose em jejum e, em seguida, beber uma bebida de glicose de 75 gramas (ou 1,75 gramas por quilograma de peso corporal, se você for uma criança). Outra amostra de sangue é coletada 2 horas após você começar a beber a bebida de glicose. Este protocolo "desafia" seu corpo a produzir insulina para prevenir a hiperglicemia enquanto retorna o nível de glicose ao normal.
    O GTT é mais complicado de realizar do que outros testes usados para detectar diabetes, como glicemia de jejum ou hemoglobina A1c, mas é mais sensível e pode detectar diabetes mais cedo. Assim, o GTT pode às vezes ser usado para rastrear diabetes em certas populações de pacientes (por exemplo, candidatos a transplantes renais).
    Se o exame for usado para triagem e o resultado inicial da triagem de glicose for anormal (por exemplo, hiperglicemia está presente em algum momento durante o exame), o exame pode ser repetido. O segundo resultado do teste também deve ser anormal (por exemplo, hiperglicemia está presente em algum momento durante o teste) para confirmar o diagnóstico de diabetes. Alternativamente, um resultado de rastreamento anormal pode ser seguido por testes mais definitivos. Durante o GTT, se apenas a glicose em jejum estiver na faixa hiperglicêmica (o que é incomum), o teste de repetição precisa ser apenas um teste de glicose em jejum.

  • Qual é o gosto da bebida de glicose?

    A solução de glicose normalmente tem gosto semelhante a um refrigerante muito doce. Substitutos para a bebida de glicose não são recomendados.

  • Posso beber água antes ou durante o teste?

    Embora você deva jejuar - nada para comer ou beber por 8 a 14 horas antes do teste - pequenos goles de água geralmente são permitidos.