Para investigar causas de trombose ou de aborto recorrente; parte da avaliação da síndrome de anticorpos antifosfolípides ou de um tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) elevado.
Anticorpos antifosfolípides
Quando há tromboses sem causa aparente; após abortos recorrentes; quando um TTPA está aumentado em um exame de rotina.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Nenhuma.
-
Como o exame é usado?
Pesquisas de anticorpos antifosfolípides são usadas para esclarecer as causas de uma trombose, abortos recorrentes, ou para determinar a causa de resultados anormais do tempo de tromboplastina parcial ativada ou da contagem de plaquetas. Quando os resultados são positivos, esses testes podem ser repetidos para avaliar a persistência dos anticorpos.
-
Quando o exame é pedido?
Anticorpos antifosfolípides são pedidos para esclarecer a causa de:
- Abortos recorrentes, especialmente no segundo e no terceiro trimestres da gravidez.
- Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) prolongado.
Dependendo do quadro clínico, o médico pode pedir um ou mais exames para detectar diferentes anticorpos e para diagnóstico da síndrome antifosfolipídio:
- Anticorpos anticardiolipina (IgG, IgM e IgA) são pedidos com mais frequência porque são mais comuns.
- Anticoagulante lúpico, se a pessoa tem o TTPA aumentado. Podem ser usados diversos métodos, como tempo de coagulação com veneno da víbora de Russell, teste de neutralização com plaquetas, tempo da coagulação com caulim, teste de correção com fosfolipídio hexagonal e tempo de protrombina diluído.
- Anticorpos anti-beta 2 -glicoproteína I e anticorpos antifosfatidilserina podem ser também pedidos para obter informações adicionais.
Exames com resultados positivos podem ser repetidos após 8 a 10 semanas, para determinar se os anticorpos são persistentes ou temporários.
-
O que significa o resultado do exame?
Resultados negativos excluem a presença dos anticorpos pesquisados no momento da coleta.
Resultados positivos devem ser considerados com cuidado. Anticorpos em baixa concentração costumam ser passageiros, sem importância clínica. Concentrações mais altas precisam ser interpretadas junto com o quadro clínico para justificar qualquer forma de tratamento.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Ocasionalmente, esses exames podem ser realizados para determinar a causa de falsa positividade para sífilis (VDRL ou precipitina). Os reagentes usados nesses testes contêm fosfolipídios, que podem causar resultados falsos positivos em pacientes com anticorpos antifosfolípides.
-
Posso fazer alguma coisa para evitar ou eliminar anticorpos antifosfolípides?
-
Se eu tiver um anticorpo antifosfolípides, posso desenvolver outros?