Para ajudar no diagnóstico de causa de anemia ou de neuropatia (lesão nervosa), para avaliar o estado nutricional em alguns pacientes, para monitorar a eficácia do tratamento de deficiência de vitamina B12 ou de folato.
Vitamina B12 e folato
Quando a pessoa tem hemácias grandes, quando apresenta sintomas de anemia e/ou de neuropatia, quando está sendo tratada de deficiência de vitamina B12 ou de folato.
Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
Pode ser necessário jejum de 8 a 12 horas antes da colheita.
-
Como o exame é usado?
Vitamina B12 e folato são pedidos principalmente para diagnosticar a causa de uma anemia macrocítica detectada em um hemograma. São realizados também junto com outros exames para avaliar a saúde geral e o estado nutricional de um paciente com sinais de desnutrição ou de má absorção. Esses podem incluir pessoas com alcoolismo ou com doenças associadas à má absorção, como doença celíaca, doença de Crohn e fibrose cística. Os exames de vitamina B12 e folato também são feitos para ajudar o diagnóstico de alterações mentais de comportamento, especialmente em idosos.
A dosagem de vitamina B12, com ou sem o folato, pode ser útil no diagnóstico de neuropatia.
Em pacientes com deficiência conhecida de vitamina B12 ou de folato, esses exames são pedidos para monitorar a eficácia do tratamento, especialmente em pessoas com problemas de absorção que devem se tratar durante toda a vida.
O folato pode ser dosado no plasma ou, mais raramente, na hemácia. Alguns médicos acham que o folato nas hemácias tem maior importância clínica que no plasma, mas esta opinião não é universal. A maioria dos laboratórios no Brasil avalia o folato apenas no plasma.
-
Quando o exame é pedido?
Vitamina B12 e folato são dosados em geral quando um hemograma, feito de rotina ou como parte de uma avaliação de anemia, indica a presença de hemácias grandes.
A vitamina B12 e o folato podem ajudar o diagnóstico quando uma pessoa, principalmente idosa, mostra alterações mentais ou de comportamento como irritabilidade, depressão ou paranoia.
Quando o paciente tem sintomas sugestivos de lesão nervosa, como formigamento, sensação de queimação ou insensibilidade nas extremidades, a vitamina B12 pode ser feita para detectar uma deficiência. A dosagem de vitamina B12 pode ser pedida isolada, com o folato ou com outros exames.
Vitamina B12 e folato também são pedidos como parte de uma avaliação geral de saúde, quando o paciente mostra sinais de desnutrição ou de má absorção. A mãe também deve ser examinada se um bebê que está amamentando apresenta deficiência de vitamina B12 ou de folato.
Pacientes com deficiência comprovada de vitamina B12 ou de folato podem ser monitorados para avaliar a eficácia do tratamento. Em pessoas com causas de deficiência crônica, a monitoração faz parte de um tratamento a longo prazo.
-
O que significa o resultado do exame?
O médico investiga deficiência de vitamina B12 ou de folato. Se um paciente com sintomas tem concentrações reduzidas de vitamina B12 ou de folato, é provável que haja algum grau de deficiência. Os resultados indicam que ela existe mas não refletem a gravidade da anemia ou da neuropatia associada à deficiência nem indicam sua causa.
Níveis normais ou elevados indicam resposta ao tratamento se um paciente com deficiência de vitamina B12 ou de folato está sendo tratado com vitaminas orais ou injeções de vitamina B12.
Níveis altos de vitamina B12 ou de folato podem ser observados com leucemias ou disfunção hepática. Níveis elevados de folato podem ocorrer na anemia perniciosa ou em vegetarianos.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
A deficiência de vitamina B12 pode ser disfarçada em um paciente com deficiência dessa vitamina e de folato e que toma apenas ácido fólico. Pode desaparecer a anemia associada à deficiência de vitamina B12, mas a neuropatia persiste.
O teste de Schilling foi usado como rotina para confirmar o diagnóstico de anemia perniciosa provocada por deficiência de vitamina B12. Apesar de ainda ser empregado algumas vezes, é menos comum porque envolve a administração de vitamina B12 radioativa. Foi substituído, em parte, pela dosagem de anticorpos contra fator intrínseco e contra células parietais.
Os medicamentos que diminuem os níveis de vitamina B12 e ácido fólico incluem anticoncepcionais orais, estrogênios, álcool e alguns antibióticos.
-
Excesso de suplementos de vitamina B12 e ácido fólico pode fazer mal?
-
Há alguma diferença entre folato e ácido fólico?