Para determinar se há excesso de cetonas no sangue, para detectar cetoacidose diabética.
Cetonas no sangue
Quando há sintomas associados a cetoacidose.
Uma amostra de sangue obtido de uma veia do braço ou de uma picada em um dedo.
Nenhuma
-
Como o exame é usado?
As cetonas no sangue são usadas principalmente para pesquisar, detectar ou monitorar cetoacidose em pessoas com diabetes do tipo 1 e, algumas vezes, com diabetes do tipo 2. Cetoacidose pode ocorrer com aumento da glicemia em diabéticos com doenças, infecções graves, gravidez e diversos outros estados clínicos.
A cetoacidose diabética pode ocorrer com hiperglicemia aguda, deficiência de insulina no sangue e distúrbio do equilíbrio ácido-base. O excesso de glicose e de cetonas é eliminado pelos rins na urina. Isso causa aumento do volume urinário, sede, desidratação e perda de eletrólitos. A pessoa pode apresentar sintomas como respiração rápida, falta de ar, hálito com odor de frutas, náuseas, vômitos, fadiga, confusão, podendo evoluir para coma.
Cetose e cetoacidose podem também ser observadas com inanição, alcoolismo e com dietas com muito gordura e pouco carboidrato. Pode ser induzida de propósito em algumas crianças com epilepsia e convulsões frequentes que não respondem aos tratamentos comuns.
As cetonas no sangue são algumas vezes usadas com outros exames, como gasometria, glicose e eletrólitos, para detectar cetoacidose em não diabéticos que têm sinais e sintomas de cetoacidose devidos a, por exemplo, ingestão excessiva de álcool.
-
Quando o exame é pedido?
As cetonas no sangue podem sem pedidas quando um diabético tem sintomas associados a cetoacidose diabética ou quando há a possibilidade de desenvolver cetoacidose, como quando o diabético tem uma doença ou gravidez. Com a disponibilidade de monitoração em casa, as cetonas podem ser medidas com a frequência que o médico aconselhar. Alguns sinais e sintomas de cetoacidose incluem:
- Aumento do volume urinário, sede excessiva.
- Desidratação, perda de eletrólitos.
- Respiração rápida, falta de ar.
- Hálito com odor de frutas.
- Nauseas, vômitos.
- Fadiga.
- Confusão.
- Algumas vezes, coma.
Em não diabéticos, as cetonas no sangue são pedidas quando o paciente tem sintomas associados e cetose ou cetoacidose.
-
O que significa o resultado do exame?
A pessoa tem algum grau de cetose ou cetoacidose se as concentrações de cetonas estiverem aumentadas . Se estiverem normais ou baixas, não há uma produção excessiva de cetonas ou o tipo de cetona elevado não é detectado pelo método usado.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
-
Em diabéticos, a medida da glicose substitui a medida de cetonas?
-
O exame na urina substitui o exame no sangue?
-
Eu posso ter cetoacidose diabética sendo diabético do tipo 2?
Sim, embora ela não seja tão comum como no diabetes do tipo 1, pode ocorrer com infecções ou doenças graves.
-
Eu posso ter cetose ou cetoacidose e não saber?