Para o diagnóstico de doenças das glândulas suprarrenais e hipófise, como síndrome de Cushing, doença de Cushing, doença de Addison, tumores suprarrenais e tumores da hipófise.
ACTH
Quando há sintomas associados à produção excessiva ou deficiente de cortisol; quando há suspeita de um desequilíbrio hormonal provocado por um problema nas glândulas suprarrenais ou na hipófise.
Uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço.
Pode ser necessário jejum durante a noite anterior à colheita. Em geral, o sangue é colhido às 8 horas da manhã.
-
Como o exame é usado?
O ACTH no sangue é medido para auxiliar o diagnóstico em circunstâncias em que há excesso ou deficiência de cortisol, como:
- Doença de Cushing - Excesso de cortisol resultante de secreção excessiva de ACTH por um tumor (adenoma) de hipófise.
- Síndrome de Cushing - Refere-se a um grupo de sinais e sintomas associados a excesso de cortisol, que pode ser provocado por doença de Cushing, hiperplasia ou tumores das glândulas suprarrenais, tumores ectópicos (localizados fora da hipófise) produtores de ACTH e pelo uso terapêutico de corticosteroides.
- Doença de Addison, ou insuficiência suprarrenal primária - Deficiência de cortisol causada por lesão das glândulas suprarrenais.
- Insuficiência suprarrenal secundária - Deficiência de cortisol resultante de disfunção hipofisária.
- Hipopituitarismo - Diminuição da secreção de hormônios pela hipófise, incluindo o ACTH.
A medida simultânea do ACTH e do cortisol no sangue permite diferenciar alguns desses problemas.
-
Quando o exame é pedido?
O exame é pedido quando há sinais e sintomas de excesso ou deficiência de cortisol.
O excesso de cortisol causa:
- obesidade, com acúmulo de peso no tronco, e não nos membros
- rosto arredondado
- pele fina e frágil
- estrias purpúreas no abdome
- fraqueza muscular
- acne
- aumento dos pelos do corpo
Outros achados são hipertensão arterial, potássio baixo, bicarbonato alto e glicose alta.
Deficiência de cortisol causa:
- fraqueza muscular
- fadiga
- perda de peso
- aumento da pigmentação da pele
- perda do apetite
Outros achados são hipotensão arterial, glicose baixa, sódio baixo, potássio alto e cálcio alto.
Sintomas sugestivos de hipopituitarismo incluem irregularidades do ciclo menstrual, hipogonadismo, diminuição da libido, micção noturna e perda de peso. Quando há um tumor de hipófise, a pessoa pode apresentar distúrbios visuais, como visão em túnel (perda da visão lateral), visão dupla e cefaleia (dor de cabeça).
-
O que significa o resultado do exame?
O ACTH e o cortisol em geral são avaliados em conjunto. A tabela abaixo mostra padrões comuns observados em doenças das suprarrenais e da hipófise.
DOENÇA Cortisol ACTH Doença de Cushing (tumor de hipófise secretor de ACHT) Alto Alto Tumor ectópico secretor de ACTH (em geral, pulmonar) Alto Alto Tumor suprarrenal Alto Baixo Doença de Addison (lesão suprarrenal) Baixo Alto Hipopituitarismo Baixo Baixo Em alguns casos, a interpretação dos resultados pode ser complexa. As concentrações de ACTH e de cortisol variam ao longo do dia. Normalmente, os níveis mais altos de ACTH ocorrem pela manhã, e os mais baixos, à noite, acompanhados pouco depois pelos níveis de cortisol. Esse ritmo diário com frequência é rompido nos distúrbios de produção de ACTH e de cortisol.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Alguns testes usados para diagnóstico dos distúrbios do ACTH e do cortisol dosam o cortisol após estimulação ou supressão com medicamentos. Os mais comuns são o teste de estimulação com ACTH e o de supressão com dexametasona.
- No teste de estimulação, os níveis de cortisol são medidos após a injeção de uma forma sintética de ACTH. Se o aumento esperado do cortisol não ocorrer, indica insuficiência suprarrenal, como acontece na doença de Addison e no hipopituitarismo.
- A dexametasona é um medicamento que age como o cortisol e inibe a produção de ACTH. Ao testar a capacidade de diferentes doses de dexametasona suprimirem a secreção de ACTH e de cortisol, o médico pode distinguir diferentes causas de síndrome de Cushing.
São usados outros medicamentos, algumas vezes em testes de estimulação e supressão da produção de cortisol, incluindo insulina, hormônio liberador da corticotrofina (CRH) e metapirona.
Alguns medicamentos elevam os níveis de ACTH, como anfetaminas, insulina, levodopa, metoclopramida e mifepristona (RU 486).
Medicamentos que diminuem os níveis de ACTH incluem todos os corticosteroides, como dexametasona, prednisona, hidrocortisona, prednisolona e metilprednisolona, e o megestrol.
A secreção de ACTH aumenta com estresse.
-
Qual é a diferença entre doença de Cushing e síndrome de Cushing?
A doença de Cushing é a estimulação excessiva das glândulas suprarrenais por ACTH produzido por um tumor de hipófise. A síndrome de Cushing é um conjunto de sinais e sintomas causados por excesso de cortisol ou de corticosteroides exógenos (por exemplo, medicamentos).
-
O que é doença de Addison?
-
O médico disse que o excesso de ACTH em meus exames não é produzido pela hipófise. O que está ocorrendo?