Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 25 de Dezembro de 2019.
Resumo

Os pulmões são parte do sistema respiratório e se localizam no tórax, dentro da caixa torácica e acima do diafragma. São órgãos complexos formados por tecido esponjoso elástico, cuja função é absorver oxigênio e eliminar dióxido de carbono.

O oxigênio entra nos pulmões quando inspiramos. É distribuído por um sistema de tubos chamado árvore brônquica, com ramos de diâmetro decrescente (chamados brônquios e bronquíolos), que terminam em pequenos sacos (alvéolos) onde o oxigênio passa para a corrente sanguínea, enquanto o dióxido de carbono, um resíduo de nosso metabolismo, passa do sangue para os pulmões. A absorção do oxigênio e sua distribuição pelo sangue para todos os tecidos é fundamental para a função de todas as células do corpo. A remoção do dióxido de carbono é necessária para manter o equilíbrio ácido-base do corpo.

Os pulmões contêm um sistema de defesa, incluindo células imunológicas e muco, que nos protege de muitos componentes nocivos do ar, como poeira, polens, bactérias, vírus, fumaça e substâncias voláteis.

Accordion Title
Sobre Doenças Pulmonares
  • Doenças Pulmonares

    Doenças pulmonares afetam a função dos pulmões de diversos modos. Em alguns casos, são prejudicadas as trocas gasosas entre os alvéolos e o sangue, o que impede a absorção adequada de oxigênio e a remoção do dióxido de carbono. Em outros, o sistema brônquico não distribui o ar até os alvéolos, devido a bloqueios da árvore brônquica ou a dificuldade de contração dos músculos respiratórios. Algumas vezes, o problema é a incapacidade de remover substâncias estranhas acumuladas.

    Doenças pulmonares comuns incluem:

    Asma é uma doença pulmonar crônica caracterizada por inflamação dos brônquios e dos bronquíolos e crises de obstrução das vias aéreas. Quem sofre de asma é sensível a uma variedade de substâncias que não causam a mesma reação em pessoas sem esse problema. As crises podem ser desencadeadas por fumaça de cigarro ou outras partículas no ar, poeira, mofo, alergênios, exercícios, ar frio e outras causas. Os fatores desencadeantes variam entre pessoas. Durante a crise, o revestimento das vias aéreas se espessa e os músculos brônquicos se contraem, dificultando a passagem do ar. A secreção de muco prejudica mais ainda o fluxo, tornando a respiração difícil e gerando sibilos. A maioria das crises não causa lesão pulmonar permanente, mas com frequência precisa de atenção médica imediata, porque a falta de oxigênio e o acúmulo de dióxido de carbono podem por a vida em risco.

    Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma expressão usada para descrever o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Nesta, os brônquios sofrem inflamação e fibrose. No enfisema, os sacos alveolares são destruídos progressivamente. Nos dois casos, há dificuldade respiratória progressiva. O fumo é responsável pela maior parte das mortes associadas a DPOC. Outro fator de risco é a poluição do ar.

    Fibrose pulmonar é uma doença pulmonar intersticial caracterizada por fibrose do tecido entre os sacos alveolares, inflamação dos alvéolos e enrijecimento dos pulmões. Tem diversas causas:

    • Exposição ocupacional ou ambiental a pequenas partículas, incluindo substâncias inorgânicas, como asbesto, carvão, berílio e sílica
    • Exposição repetida a substâncias orgânicas, como feno mofado, fezes de animais e poeira de grãos, pode causar pneumonite por hipersensibilidade e fibrose pulmonar.
    • Substâncias e medicamentos tóxicos para os pulmões
    • Radioterapia
    • Sarcoidose
    • Esclerose sistêmica e outros distúrbios autoimunes
    • Idiopática

    Infecções podem afetar principalmente os pulmões, todo o corpo, incluindo os pulmões, ou se desenvolver na pleura, membrana que envolve os pulmões. Podem ser agudas ou crônicas, e ser causadas por bacterias, vírus ou, mais raramente, fungos. Pneumonia é uma inflamação pulmonar aguda provocada por diversos micro-organismos. Gripe é uma doença aguda sistêmica causada por vírus que inclui sintomas respiratórios. Tuberculose e micobacterioses atípicas são infecções crônicas vistas com mais frequência em pessoas imunodeprimidas, como pacientes com HIV/AIDS. As infecções por micobactérias se desenvolvem devagar e podem ser sistêmicas ou limitadas aos pulmões.

    Câncer de pulmão é um crescimento descontrolado de células pulmonares. Há dois tipos principais: câncer de células pequenas e câncer de células não pequenas. Os pulmões também podem ser invadidos por células cancerosas provenientes de outros tecidos.

    Hipertensão pulmonar se caracteriza por estreitamento dos casos sanguíneos pulmonares, dificultando a circulação e aumentando o esforço do coração. Pode coexistir com diversas doenças pulmonares e provocar insuficiência cardíaca.

    Embolia pulmonar ocorre quando um coágulo formado nas veias das pernas ou da pelve é transportado pela circulação até obstruir um vaso sanguíneo dos pulmões, resultando em dor torácica aguda, falta de ar e tosse. Precisa de cuidados médicos urgentes, porque envolve risco de vida.

    Displasia broncopulmonar é uma doença observada principalmente em bebês prematuros submetidos a oxigenioterapia ou ventilação mecânica prolongada, mas também é vista após toxicidade do oxigênio ou pneumonia. As vias aéreas sofrem inflamação e fibrose, e não se desenvolvem normalmente.

    Síndrome de sofrimento respiratório do recém-nascido é um problema respiratório grave que ocorre em crianças nascidas mais de seis semanas antes do prazo previsto. Esses bebês prematuros não são capazes de produzir uma quantidade suficiente de surfactante, uma substância que protege os alvéolos. Sem surfactante, os pulmões não são capazes de se expandir normalmente, a as trocas gasosas são prejudicadas.

    Síndrome de sofrimento respiratório do adulto é uma inflamação aguda difusa dos pulmões que ocorre após muitos tipos de lesão pulmonar, incluindo infecções virais ou bacterianas, sepse, traumatismos, transfusões múltiplas, abuso de drogas ou inalação de substâncias como água salgada ou fumaça.

    Fibrose cística é uma doença hereditária que afeta os pulmões, o pâncreas e outros órgãos. O suor é salgado e é produzido um muco espesso que dificulta a respiração e a secreção pancreática, prejudicando a absorção de alimentos e causando desnutrição.

    Deficiência de alfa-1 antitripsina é uma doença hereditária em que há deficiência de uma substância que protege os pulmões da ação de enzimas leucocitárias. Sem essa proteção, há lesão pulmonar e hepática progressiva, com enfisema e cirrose hepática.

    Outros distúrbios não afetam os pulmões diretamente, mas prejudicam a respiração. Doenças neuromusculares, como miastenia grave, poliomielite, distrofias musculares, síndrome de Guillain-Barré e esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig), e distúrbios da coluna vertebral ou da caixa torácica podem dificultar os movimentos do tórax e restringir a respiração

  • Sinais e Sintomas

    Os sinais e sintomas associados a doenças pulmonares variam entre pessoas e com o tempo. Cada doença tem suas próprias características, mas há sinais e sintomas comuns a muitas doenças pulmonares, incluindo tosse persistente e dispneia, sibilos, respiração ofegante, tosse com sangue ou escarro, e dor torácica. Pessoas com doenças obstrutivas, como doença pulmonar obstrutiva crônica, têm dificuldade de expirar. A falta de oxigênio no sangue pode dar uma coloração azulada à pele. Algumas pessoas podem mostrar baqueteamento de dedos, alargamento das pontas dos dedos e das unhas.

  • Exames

    Os objetivos dos exames são diagnosticar doenças pulmonares, determinar as causas e avaliar a gravidade. Com frequência, são pedidos gasometria arterial, para avaliar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, teste de função pulmonar e radiografias ou tomografia computadorizada para examinar a estrutura dos pulmões.

    Exames laboratoriais

    Testes de função pulmonar

    Os testes mais comuns são:

    • Espirometria – Mede a quantidade de ar expirado enquanto o paciente sopra em um tubo. Útil para avaliar vias aéreas estreitadas.
    • Medidor de pico de fluxo expiratório – Mede a velocidade da expiração. Pode ser usado em casa para monitorar pacientes com asma.
    • Volumes pulmonares – Medem o volume máximo de ar nos pulmões e o volume restante após a expiração. Avaliam a elasticidade dos pulmões, os movimentos da caixa torácica e a força dos músculos respiratórios.
    • Capacidade de difusão do monóxido de carbono – Mede a transferência de uma pequena quantidade de monóxido de carbono dos alvéolos para o sangue.

    Exames de imagem

    • Radiografia do tórax – Para avaliar a estrutura dos pulmões e a cavidade torácica.
    • Tomografia computadorizada – Para uma avaliação mais detalhada da estrutura pulmonar.
    • Ressonância magnética – Visão detalhada dos órgãos e dos vasos do tórax.
    • Ultrassonografia – Para detectar líquido na cavidade pleural
    • Cintilografia pulmonar – Para detectar embolia pulmonar e, raramente, para avaliar a eficácia do tratamento de câncer de pulmão.
    • Tomografia por emissão de pósitrons – Para diagnosticar câncer de pulmão.

    Outros exames

    • Eletrocardiograma – Para examinar o ritmo cardíaco e determinar se uma doença cardíaca está afetando a respiração.
    • Estudos do sono – Realizados em centros especiais para determinar se uma pessoa respira normalmente durante o sono.
  • Tratamento

    Os objetivos do tratamento são evitar doenças respiratórias sempre que possível, tratar infecções evitando sua disseminação, reduzir a inflamação e o progresso das lesões pulmonares, aliviar os sintomas, facilitar a respiração e minimizar efeitos colaterais de alguns tratamentos.

    Muitos casos de doenças pulmonares podem ser evitados por abstenção do fumo e minimizando exposições a partículas, como asbesto, carvão, berílio, sílica, mofos, poeira de grãos, poluição e substâncias que afetam os pulmões. Pessoas imunodeprimidas, com doenças pulmonares e muito jovens ou idosas podem se beneficiar de vacinas contra gripe e pneumococos, para reduzindo os riscos de gripe e de pneumonia.

Fontes do Artigo

(2006 November). Cystic Fibrosis Fact Sheet. American Lung Association [On-line information]. Available online at http://www.lungusa.org/site/pp.asp?c=dvLUK9O0E&b=35042 through http://www.lungusa.org. Accessed on 6/10/07.

(2006 August). Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) Fact Sheet [33 paragraphs]. American Lung Association [On-line information]. Accessed on: 6/10/07 Available FTP: http://www.lungusa.org/site/pp.asp?c=dvLUK9O0E&b=35020

Weinmann, G., et. al. (2006 March). Lung Disease, Frequently Asked Questions. National Women’s Health Information Center [On-line information]. Available online at http://www.4woman.gov/faq/lung_disease.htm through http://www.4woman.gov. Accessed on:6/10/07.

Rauscher, M. (2007). COPD Seen to be a Growing, Neglected Epidemic. Medscape Reuters Health Information [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/556588 through http://www.medscape.com. Accessed on 6/10/07.

Goodridge, D. (2007 January 29). COPD as a Life-Limiting Illness: Implications for Advanced Practice Nurses. Medscape Topics in Advanced Practice Nursing eJournal 2007;6(4) [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/551088 through http://www.medscape.com. Accessed on 6/10/07.

Kaufman, D. (2006 November 13). Lung disease. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online at "http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000066.htm" target="_blank">http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000066.htm. Accessed on 6/10/07.

Mal, H. (2007 February 28). Prevalence and Diagnosis of Severe Pulmonary Hypertension in Patients with Chronic Obstructive Pulmonary Disease [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/552204 through http://www.medscape.com. Accessed on 6/10/07.

Sharma, S. (2006 June 5, Updated). Restrictive Lung Disease. emedicine [On-line information]. Available online at http://www.emedicine.com/med/topic2012.htm through http://www.emedicine.com. Accessed on 6/10/07.

Lympany, P. and du Bois, R. (2000 January 31). Interstitial Lung Disease: Pathophysiology and Genetic Predisposition. Medscape General Medicine 2(1), 2000 [On-line information]. Available online at http://www.medscape.com/viewarticle/408750 through http://www.medscape.com.

Brain, J. (2006 August, Revision). Biology of the lungs and airways. Merck Manual of Medical Information – Second Home Edition [On-line information]. Available online at http://www.merck.com/mmhe/sec04/ch038/ch038a.html through http://www.merck.com. Accessed on 6/6/07.

Mayo Clinic Staff (2005 July 11). Interstitial Lung Disease. MayoClinic.com [On-line information]. Available online at http://www.mayoclinic.com/health/interstitial-lung-disease/DS00592 through http://www.mayoclinic.com. Accessed on 6/10/07.

(2006). Flavorings-Related Lung Disease. National Institute for Occupational Safety and Health [On-line information]. Available online at http://www.cdc.gov/niosh/topics/flavorings/ through http://www.cdc.gov/niosh/topics/flavorings/. Accessed on 6/10/07.

O’Reilly, K. et. al. (2007 March 1). Asbestos-Related Lung Disease. American Family Physician [On-line information]. Available online at http://www.aafp.org/afp/20070301/683.html through http://www.aafp.org. Accessed on 6/10/07.

(2004 February 12). High-Risk Newborn, Chronic Lung Disease (Bronchopulmonary Dysplasia). University of Virginia [On-line information]. Available online at http://www.healthsystem.virginia.edu/uvahealth/peds_hrnewborn/cld.cfm through http://www.healthsystem.virginia.edu. Accessed on 6/10/07.

(© 2000 – 2007). Pulmonary Function Testing. Harvard Health Publications, Pulmonary Function Testing [On-line information]. Available online at http://www.health.harvard.edu/diagnostic-tests/pulmonary-function-testing.htm through http://www.health.harvard.edu. Accessed on 6/16/07.

(© 2002 – 2003). Pulmonary Function Laboratory. John Hopkins Medicine [On-line information]. Available online at http://www.hopkinsmedicine.org/pftlab/pftests.html through http://www.hopkinsmedicine.org. Accessed on 6/16/07.

Kaufman, D. (2006 February 27, Reviewed). Pulmonary Function Tests. University of Maryland Medical Center [On-line information]. Available online at http://www.umm.edu/ency/article/003853.htm through http://www.umm.edu/ency/article/003853.htm. Accessed on 6/16/07.

(2005). Pulmonary Function Tests in COPD. American Thoracic Society, Patient Education [On-line information]. Available online at http://www.thoracic.org/sections/education/patient-education/index.html through http://www.thoracic.org.

(2006 June 29, Review). Detailed Guide: Lung Cancer - Non-small Cell. American Cancer Society [On-line information]. Available online at http://www.cancer.org/docroot/CRI/CRI_2_3x.asp?dt=15 through http://www.cancer.org. Accessed on 6/10/07.

(2006 November 23, Review). Detailed Guide: Lung Cancer - Small Cell. American Cancer Society [On-line information]. Available online at http://www.cancer.org/docroot/CRI/CRI_2_3x.asp?dt=16 through http://www.cancer.org. Accessed on 6/10/07.

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 790-795.

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition]. Pp 1133-1135.

(2006 August). Asthma and Children Fact Sheet. American Lung Association [On-line information]. Available online through http://www.lungusa.org. Accessed on 6/23/07.

(2006 August). Asthma in Adults Fact Sheet. American Lung Association [On-line information]. Available online through http://www.lungusa.org. Accessed on 6/23/07.

(2006 November). Alpha-1 Antitrypsin Deficiency Emphysema. American Lung Association [On-line information]. Available online through http://www.lungusa.org. Accessed on 6/23/07.

(2004 December). Bronchopulmonary Dysplasia (BPD) Fact Sheet. American Lung Association [On-line information]. Available online through http://www.lungusa.org. Accessed on 6/23/07.

(May 2007) What is Respiratory Distress Syndrome? National Heart, Lung and Blood Institute, Diseases and Conditions (Online information). Available online at http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/rds/rds_whatis.html through http://www.nhlbi.nih.gov. Accessed August 2007.

(November 2006) Respiratory Distress Syndrome of the Newborn Fact Sheet, American Lung Association (Online information). Available online at http://www.lungusa.org/site/pp.asp?c=dvLUK9O0E&b=35693 through http://www.lungusa.org. Accessed August 2007.

(November 2006) Adult (Acute) Respiratory Distress Syndrome (ARDS) Fact Sheet. American Lung Association (Online information). Available online at http://www.lungusa.org/site/pp.asp?c=dvLUK9O0E&b=35012 through http://www.lungusa.org. Accessed August 2007.

Kasper D, Braunwald E, Fauci A, Hauser S, Longo D, Jameson J, eds. Harrison’s Principles of Internal Medicine, 16th edition, McGraw-Hill, 2005.

Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. Burtis CA, Ashwood ER, Bruns DE, eds. 4th edition, St. Louis: Elsevier Saunders; 2006.