Para ajudar a determinar se você apresenta doença celíaca e para avaliar a eficácia da dieta sem glúten
Doença Celíaca
Quando você apresenta sintomas sugestivos de doença celíaca, tais como diarreia crônica, dor abdominal, anemia e perda de peso. Quando um lactente é cronicamente irritável ou não se desenvolve normalmente. Quando um membro de uma família tem doença celíaca. Para monitorar o tratamento da doença celíaca.
Uma amostra de sangue retirada de uma veia do braço.
Siga as instruções do seu médico. Para o diagnóstico, o indivíduo deve continuar a comer alimentos que contêm glúten por um período de tempo antes de realizar o teste, como várias semanas. Para monitorar um paciente que já tem o diagnóstico não é necessário nenhum preparo.
-
Como o exame é usado?
Os testes para doença celíaca são usados principalmente para auxiliar no diagnóstico de doença celíaca. Eles são geralmente solicitados para pacientes com sintomas sugestivos dessa doença, que incluem anemia e dor abdominal.
Algumas vezes esses testes são solicitados para triagem de doença celíaca assintomática (sem sintomas) em pessoas com parentes próximos que apresentam a doença (cerca de 10% desses pacientes têm ou irão desenvolvê-la) e/ou naqueles que apresentam outras doenças autoimunes.
Outros testes que ajudam a determinar a severidade da doença e o grau de desnutrição, má absorção e o envolvimento de outros órgãos do paciente, devem incluir:
- HC (hemograma completo) para observar anemia
- VHS (velocidade de hemossedimentação) para avaliar inflamação
- PCR (Proteína C-reativa) para avaliar inflamação
- PMC (painel metabólico completo) para determinar os níveis de eletrólitos, proteínas e cálcio, e para verificar o estado dos rins e do fígado
- Vitamina D, E e B12 para avaliar deficiências de vitaminas
- Gordura fecal, para ajudar a avaliar má absorção
Como os pacientes com doença celíaca também podem apresentar outras condições, como intolerância à lactose, os testes celíacos podem ser realizados em conjunto com outros para intolerância e testes para alergia.
Os testes anti-tTG, AGA, e/ou EMA podem ser solicitados em intervalos em pacientes que foram diagnosticados com doença celíaca para monitorar se estão seguindo a alimentação recomendada (sem glúten) e para ajudar a avaliar a eficácia do tratamento. Os níveis de anticorpos devem cair quando o glúten é retirado da dieta.
-
Quando o exame é pedido?
Os testes para doença celíaca são solicitados quando alguém tem sintomas sugerindo doença celíaca, desnutrição e/ou má absorção, como diarreia, dor abdominal, fraqueza, fadiga, perda de peso e dor nas articulações. Eles podem fazer parte de uma investigação de anemia, osteoporose, infertilidade ou tremores (certos tipos são ligados à doença celíaca). Em crianças, os testes são pedidos quando elas apresentas sintomas gastrointestinais, retardo do desenvolvimento, baixa estatura e/ou déficit de crescimento.
Os níveis de autoanticorpos devem inicialmente ser medidos quando um paciente ainda tem glúten em sua dieta. Resultados positivos ou indeterminados serão confirmados com uma biópsia. Podem ser realizados um ou mais testes de anticorpos quando um paciente com doença celíaca está há algum tempo em uma dieta livre de glúten. Isso é feito para verificar se os níveis de anticorpos baixaram e se a dieta foi eficiente para aliviar os sintomas e reverter o dano ao revestimento intestinal, o que às vezes ainda é confirmado com uma segunda biópsia. Quando os sintomas não diminuíram, os testes podem ser feitos para verificar se a dieta é seguida e para ajudar o médico e o paciente a procurarem se há glúten escondido na alimentação ou se existem outras razões responsáveis pelos sintomas persistentes. Pessoas assintomáticas podem ser testadas se tiverem um parente próximo com doença celíaca, mas a testagem para doença celíaca não é recomendada, no momento, como um teste de triagem para a população em geral.
-
O que significa o resultado do exame?
Alguns testes de doença celíaca e possíveis resultados; "+" indica a presença de anticorpos ANTICORPOS ANTI-TTG, IGA
IGA total
ANTICORPOS ANTI-TTG, IGG
ANTICORPOS ANTIGLIADINA (AGA), IGG
DIAGNÓSTICO
+ + Doença celíaca presumível – + – – Sintomas não se devem provavelmente à doença celíaca – – + + Possível doença celíaca, anti-tTG falso negativo, IgA devido à deficiência total de IgA Testes de doença celíaca positivos ou indeterminados são, em geral, acompanhados por uma biópsia intestinal, que é usada para fazer um diagnóstico definitivo da doença.
Se um paciente for diagnosticado com doença celíaca e retira o glúten da sua dieta, então os níveis de autoanticorpos devem cair. Se isso não ocorrer e os sintomas não diminuírem, então, ou podem existir formas escondidas de glúten na alimentação que não foram eliminados (o glúten é frequentemente encontrado em locais inesperados, de molhos de salada a xarope para tosse ao adesivo usado em envelopes) ou o paciente pode ter uma das raras formas de doença celíaca que não responde a mudanças na dieta. Quando os testes para doença celíaca são usados para monitorar o progresso, níveis crescentes de autoanticorpos indicam alguma forma de não observância de uma dieta livre de glúten.
Se a pessoa sendo testada não consumiu qualquer glúten por várias semanas antes dos testes, então os testes de doença celíaca podem ser negativos (embora isso possa exigir muitos meses de uma alimentação livre de glúten). Se o médico ainda suspeita de doença celíaca, el pode fazer um “teste do glúten” – em que o paciente introduz glúten em sua alimentação por várias semanas ou meses a fim de verificar se os sintomas retornam. Nesse momento, podem ser repetidos os testes celíacos ou faz-se uma biópsia para verificar a atrofia de vilosidades (dano às vilosidades intestinais).
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Embora a doença celíaca seja relativamente comum, cerca de 1 em 133 pessoas nos Estados Unidos são afetadas. A maioria dos indivíduos que têm a doença não sabe. Isso se deve parcialmente ao fato que os sintomas são variáveis – podem ser leves ou não existirem, mesmo quando há dano intestinal no tecido biopsiado. Como esses sintomas também podem ser causados por várias outras condições, é possível que não se consiga o diagnóstico ou que ele demore muito para ser obtido – algumas vezes, anos.
-
Qual a diferença entre doença celíaca e uma alergia ao trigo e a outros grãos?
Alergias envolvem reações de hipersensibilidade e a criação de anticorpos IgE (Imunoglobulina E) específicos para grãos como o trigo e o centeio. Esses anticorpos podem provocar alguns sintomas semelhantes àqueles causados pela doença celíaca, mas eles o farão apenas por pouco tempo após você comer o alimento a que é alérgico. A reação pode ser suave ou severa, mas é limitada e não provoca dano ao revestimento intestinal da maneira que a doença celíaca o faz. Se você acha que você pode ter alergia ao trigo ou a outros grãos, fale com o seu médico. Ele pode fazer testes para esses anticorpos IgE específicos.
-
Eu posso ficar livre ou me dessensibilizar em relação à doença celíaca?
-
Preciso seguir uma dieta sem glúten se eu for diagnosticado com doença celíaca mas não apresentar nenhum sintoma?
Se você tem doença celíaca assintomática é recomendável que siga uma dieta sem glúten. Ainda terá vilosidades danificadas no seu intestino e poderá apresentar problemas de má absorção que provocarão condições silenciosas, como osteoporose. Se você tem dúvidas a respeito da precisão do diagnóstico, pode pedir ao médico que verifique as evidências.
-
Posso consumir aveia na minha alimentação?
Isso é um pouco controverso. Alguns especialistas acreditam que a aveia deve ser evitada por aqueles com doença celíaca enquanto outros acreditam que a maioria dos pacientes pode tolerar pequenas quantidades. Eles acreditam que as proteínas encontradas na aveia não contribuem significativamente para a doença. Converse sobre isso com o seu médico e uma nutricionista.
-
Como eu sei o que comer e onde eu posso obter ajuda?
Seu médico terá algumas informações sobre doença celíaca. Você também pode visitar os links listados nesse artigo para mais informações e organizações que levam a grupos de apoio. Como essa é uma doença bastante comum (quando não diagnosticada) encontrada em todo o mundo, há ajuda disponível.
-
Há outras maneiras de testar a doença celíaca?
Recentemente, tornaram-se disponíveis testes genéticos que buscam marcadores fortemente associados à doença celíaca. Esses testes procuram pelos marcadores DQ2 e DQ8 do Antígeno Leucocitário Humano (HLA). Um resultado positivo não diagnostica doença celíaca, uma vez que cerca de 30% da população geral também carrega esses marcadores, mas não têm a doença. Por isso, precisa de confirmação. Entretanto, um resultado negativo pode descartar a doença naqueles indivíduos para os quais os resultados de outros testes, incluindo a biópsia, não são claros. Esses testes são mais úteis para membros da família de pessoas com a doença que caem em uma categoria de alto risco e para aqueles com outros resultados de testes diagnósticos inconclusivos.