Também conhecido como
Cobalamina
Ácido fólico
Folato nas hemácias
Nome formal
Vitamina B12 e folato
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 29 de Agosto de 2019.
De relance
Por que fazer este exame?

Para ajudar no diagnóstico de causa de anemia ou de neuropatia (lesão nervosa), para avaliar o estado nutricional em alguns pacientes, para monitorar a eficácia do tratamento de deficiência de vitamina B12 ou de folato.

Quando fazer este exame?

Quando a pessoa tem hemácias grandes, quando apresenta sintomas de anemia e/ou de neuropatia, quando está sendo tratada de deficiência de vitamina B12 ou de folato.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação?

Pode ser necessário jejum de 8 a 12 horas antes da colheita.

O que está sendo pesquisado?

Esses exames medem a concentração de folato e de vitamina B12 na parte líquida do sangue. Também pode ser medida a quantidade de folato nas hemácias. Em geral, essa concentração é maior que no plasma.

A vitamina B12 e o folato são parte do complexo B de vitaminas. O folato é encontrado em vegetais verdes, frutas cítricas, feijões e ervilhas, fígado e fermento. A vitamina B12 é encontrada em produtos animais, como carne vermelha, peixes, aves, leite e ovos. Recentemente, cereais, pães e outros produtos de grãos “fortificados” também se tornaram uma fonte importante de vitamina B12 e de folato (identificado nos rótulos como "ácido fólico").

Vitamina B12 e folato são importantes para a síntese de DNA e, assim, para a formação de hemácias normais e reparo de tecidos e células. A vitamina B12 também é fundamental para a saúde dos nervos. Deficiência de folato ou de vitamina B12 pode causar anemia megaloblástica. Neste tipo diminui a produção de hemácias e as produzida são maiores (macrócitos) e têm vida mais curta que as hemácias normais. A anemia resultante causa fadiga, fraqueza e outros sintomas. A deficiência de vitamina B12 também pode causar diversos graus de neuropatia, com formigamento e insensibilidade das mãos e dos pés. A deficiência de folato no início da gravidez pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural no feto, como espinha bífida.

As diversas causas de deficiência de vitamina B12 ou de folato incluem:

Ingestão insuficiente
O corpo humano armazena vitamina B12 no fígado em quantidade suficiente para vários anos e ela é obtida com facilidade na dieta normal. Portanto, é muito rara a deficiência por ingestão insuficiente. Ocorre algumas vezes com desnutrição geral ou em vegetarianos estritos, que não consomem nenhum produto de origem animal, incluindo leite e ovos. Como crianças não têm as reservas dos adultos, a deficiência de vitamina B12 manifesta-se mais cedo.

A deficiência de folato já foi mais comum mas tornou-se rara com o uso de cereais, pães e produtos de grãos fortificados. Como as reservas de folato no corpo são menores que as de vitamina B12, o folato deve ser ingerido com maior frequência.

Má absorção
Deficiência de vitamina B12 ou de folato podem ser observadas quando há problemas de absorção no intestino delgado. Esses problemas incluem:

  • Doença celíaca.
  • Crescimento bacteriano excessivo no estômago e nos intestinos.
  • Redução da produção gástrica de ácido, que é necessário para separar a vitamina B12 das proteínas nos alimentos.
  • Anemia perniciosa. É a causa mais comum de deficiência de vitamina B12. As células parietais do estômago produzem uma proteína chamada fator intrínseco, que se liga à vitamina B12, permitindo sua absorção no intestino delgado. Na anemia perniciosa, falta fator intrínseco, o que impede a absorção da vitamina.
  • Cirurgias que removem parte do estômago (com as células parietais) ou do intestino podem diminuir muito a absorção.

Perda excessiva
Pode ser observada com:

  • Doença hepática ou doença renal.
  • Alcoolismo. O consumo excessivo de álcool diminui a absorção e aumenta a excreção renal de vitamina B12 e de folato.
  • Alguns medicamentos prejudicam a absorção ou a ação do folato, como fenitoína, metformina e metotrexat.

Aumento das necessidades
Mulheres grávidas têm maior necessidade de folato para o desenvolvimento normal do feto. Deficiência de folato antes da gravidez se intensifica durante a gestação, podendo causar prematuridade ou defeitos do tubo neural.

Como a amostra é obtida para o exame?

Uma amostra de sangue é obtida inserindo uma agulha em uma veia do braço.

NOTA: Se exames médicos em você ou em alguém importante para você o deixam ansioso ou constrangido, ou se você tem dificuldade de lidar com eles, leia um ou mais dos seguintes artigos: Lidando com dor, desconforto ou ansiedade durante o exame, Conselhos sobre exames de sangue, Conselhos para ajudar crianças durante exames médicos, e Conselhos para ajudar idosos durante exames médicos.

Outro artigo, Siga essa amostra, fornece uma visão da coleta e do processamento de uma amostra de sangue e de uma amostra de cultura da garganta.

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Pode ser necessário jejum de 6 a 8 horas antes da colheita. Peça instruções a seu médico ou ao laboratório

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    Vitamina B12 e folato são pedidos principalmente para diagnosticar a causa de uma anemia macrocítica detectada em um hemograma. São realizados também junto com outros exames para avaliar a saúde geral e o estado nutricional de um paciente com sinais de desnutrição ou de má absorção. Esses podem incluir pessoas com alcoolismo ou com doenças associadas à má absorção, como doença celíaca, doença de Crohn e fibrose cística. Os exames de vitamina B12 e folato também são feitos para ajudar o diagnóstico de alterações mentais de comportamento, especialmente em idosos.

    A dosagem de vitamina B12, com ou sem o folato, pode ser útil no diagnóstico de neuropatia.

    Em pacientes com deficiência conhecida de vitamina B12 ou de folato, esses exames são pedidos para monitorar a eficácia do tratamento, especialmente em pessoas com problemas de absorção que devem se tratar durante toda a vida.

    O folato pode ser dosado no plasma ou, mais raramente, na hemácia. Alguns médicos acham que o folato nas hemácias tem maior importância clínica que no plasma, mas esta opinião não é universal. A maioria dos laboratórios no Brasil avalia o folato apenas no plasma.

  • Quando o exame é pedido?

    Vitamina B12 e folato são dosados em geral quando um hemograma, feito de rotina ou como parte de uma avaliação de anemia, indica a presença de hemácias grandes.

    A vitamina B12 e o folato podem ajudar o diagnóstico quando uma pessoa, principalmente idosa, mostra alterações mentais ou de comportamento como irritabilidade, depressão ou paranoia.

    Quando o paciente tem sintomas sugestivos de lesão nervosa, como formigamento, sensação de queimação ou insensibilidade nas extremidades, a vitamina B12 pode ser feita para detectar uma deficiência. A dosagem de vitamina B12 pode ser pedida isolada, com o folato ou com outros exames.

    Vitamina B12 e folato também são pedidos como parte de uma avaliação geral de saúde, quando o paciente mostra sinais de desnutrição ou de má absorção. A mãe também deve ser examinada se um bebê que está amamentando apresenta deficiência de vitamina B12 ou de folato.

    Pacientes com deficiência comprovada de vitamina B12 ou de folato podem ser monitorados para avaliar a eficácia do tratamento. Em pessoas com causas de deficiência crônica, a monitoração faz parte de um tratamento a longo prazo.

     

  • O que significa o resultado do exame?

    O médico investiga deficiência de vitamina B12 ou de folato. Se um paciente com sintomas tem concentrações reduzidas de vitamina B12 ou de folato, é provável que haja algum grau de deficiência. Os resultados indicam que ela existe mas não refletem a gravidade da anemia ou da neuropatia associada à deficiência nem indicam sua causa.

    Níveis normais ou elevados indicam resposta ao tratamento se um paciente com deficiência de vitamina B12 ou de folato está sendo tratado com vitaminas orais ou injeções de vitamina B12.

    Níveis altos de vitamina B12 ou de folato podem ser observados com leucemias ou disfunção hepática. Níveis elevados de folato podem ocorrer na anemia perniciosa ou em vegetarianos.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    A deficiência de vitamina B12 pode ser disfarçada em um paciente com deficiência dessa vitamina e de folato e que toma apenas ácido fólico. Pode desaparecer a anemia associada à deficiência de vitamina B12, mas a neuropatia persiste.

    O teste de Schilling foi usado como rotina para confirmar o diagnóstico de anemia perniciosa provocada por deficiência de vitamina B12. Apesar de ainda ser empregado algumas vezes, é menos comum porque envolve a administração de vitamina B12 radioativa. Foi substituído, em parte, pela dosagem de anticorpos contra fator intrínseco e contra células parietais.

    Os medicamentos que diminuem os níveis de vitamina B12 e ácido fólico incluem anticoncepcionais orais, estrogênios, álcool e alguns antibióticos.

  • Excesso de suplementos de vitamina B12 e ácido fólico pode fazer mal?

    Em geral, não. Como a vitamina B12 e o ácido fólico são solúveis em água, qualquer excesso é eliminado na urina.

  • Há alguma diferença entre folato e ácido fólico?

    Não  são a mesma coisa.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.                                        

 

Fontes usadas na revisão atual

Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 460-461, 999-1000, 834-836.

Clarke, W. and Dufour, D. R., Editors (2006). Contemporary Practice in Clinical Chemistry, AACC Press, Washington, DC. Pp 405-406.

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri. 1124-1127, 410-413.

Levin, M. (2007 March 13, Updated). Vitamin B12 level. MedlinePlus Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003705.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html. Accessed on 1/30/08.

Matsui, W. (2007 February 14, Updated). Anemia – B12 deficiency. MedlinePlus Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000574.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html. Accessed on 1/30/08.

Grund, S. (2007 August 27, Updated). Pernicious Anemia. MedlinePlus Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000569.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html. Accessed on 1/30/08.

Van Voorhees, B. (2006 October 17, Updated). Folate Deficiency. MedlinePlus Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000354.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html. Accessed on 1/30/08.

Fontes usadas em revisões anteriores

Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

Cohen, E. (2003 April 25). Medical Encyclopedia: Folate-deficiency anemia. MEDLINEplus Health Information, Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/000551.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html.

Brose, M. (2003 June 1). Medical Encyclopedia: Folic acid - test. MEDLINEplus Health Information, Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003686.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html.

Angelo, S. (2003 January 19). Medical Encyclopedia: Folic acid (folate). MEDLINEplus Health Information, Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002408.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html.

Angelo, S. (2003 January 18). Medical Encyclopedia: Vitamin B12. MEDLINEplus Health Information, Medical Encyclopedia. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002403.htm through http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html.

Folate, RBC and Serum. ARUP’s Guide to Clinical Laboratory Testing. Available online at http://www.aruplab.com/guides/clt/tests/clt_a237.jsp#1149156 through http://www.aruplab.com.

Intrinsic Factor Blocking Antibody. ARUP’s Guide to Clinical Laboratory Testing. Available online at http://www.aruplab.com/guides/clt/tests/clt_a23b.jsp#1152989 through http://www.aruplab.com.

Vitamin B12. ARUP’s Guide to Clinical Laboratory Testing. Available online at http://www.aruplab.com/guides/clt/tests/clt_259c.jsp#1150535 through http://www.aruplab.com.

Vitamin B12 Binding Capacity. ARUP’s Guide to Clinical Laboratory Testing. Available online at http://www.aruplab.com/guides/clt/tests/clt_260c.jsp#1150556 through http://www.aruplab.com.

Stevenson, R. Spina bifida. AccessMed Health Information Library, Hendrick Health System. Available online at http://www.ehendrick.org/healthy/001280.htm through http://www.ehendrick.org.

Carson-DeWitt, R. Pernicious anemia. AccessMed Health Information Library, Hendrick Health System. Available online at http://www.ehendrick.org/healthy/001049.htm through http://www.ehendrick.org.

Haggerty, M. Folic acid deficiency anemia. AccessMed Health Information Library, Hendrick Health System. Available online at http://www.ehendrick.org/healthy/000554.htm through http://www.ehendrick.org.

Patience Paradox. Folic acid. AccessMed Health Information Library, Hendrick Health System. Available online at http://www.ehendrick.org/healthy/002072.htm through http://www.ehendrick.org.

Haggerty, M. Anemias. AccessMed Health Information Library, Hendrick Health System. Available online at http://www.ehendrick.org/healthy/ through http://www.ehendrick.org.

Vitamin B12. NIH Clinical Center, Facts About Dietary Supplements. Available online at http://www.cc.nih.gov/ccc/supplements/intro.html through http://www.cc.nih.gov.

Folate. NIH Clinical Center, Facts About Dietary Supplements. Available online at http://www.cc.nih.gov/ccc/supplements/intro.html through http://www.cc.nih.gov.

Johnson, L. Vitamin B12. Merck Manual – Second Home Edition, Section 12. Disorders of Nutrition and metabolism, Chapter 154. Vitamins. Available online at http://www.merck.com/pubs/mmanual_home2/sec12/ch154/ch154j.htm through http://www.merck.com.

Johnson, L. Folic Acid. Merck Manual – Second Home Edition, Section 12. Disorders of Nutrition and metabolism, Chapter 154. Vitamins. Available online at http://www.merck.com/pubs/mmanual_home2/sec12/ch154/ch154k.htm through http://www.merck.com.

(2003 October). Vitamin B-12. familydoctor.org. Available online at http://familydoctor.org/765.xml through http://familydoctor.org/765.xml.