Nome formal
Contagem de leucócitos
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 23 de Fevereiro de 2020.
De relance
Porque fazer este exame?

Se o médico acha que o paciente pode ter uma infecção ou uma doença que afeta a produção de leucócitos, e para monitorar tratamento.

Quando fazer este exame?

Como parte do hemograma, que pode ser pedido por muitas razões.

Amostra:

Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço ou por uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (recém-nascidos).

É necessária alguma preparação?

Nenhuma

O que está sendo pesquisado?

A contagem de leucócitos mede o número de leucócitos em um volume de sangue. Contagens anormais altas ou baixas podem sugerir a presença de doenças. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, protegem o corpo contra infecções e participam de reações imunológicas. Quando há uma infecção, eles atacam e destroem as bactérias, os fungos ou os vírus causadores.

Como a amostra é obtida para o exame?

A amostra é obtida com uma agulha inserida' em uma veia do braço ou com uma picada em um dedo (crianças e adultos) ou em um calcanhar (recém-nascidos).

É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessária nenhuma preparação.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    O número de leucócitos pode diminuir quando existem problemas clínicos ou medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, como infecção por HIV, quimioterapia ou radioterapia. A contagem de leucócitos detecta reduções perigosas.

    É usada para determinar a presença de uma infecção ou uma leucemia. Também é utilizada para monitorar a resposta do corpo a diversos tratamentos e para acompanhar a função da medula óssea.

  • Quando o exame é pedido?

    A contagem de leucócitos é pedida em geral como parte do hemograma. Em alguns casos, pode ser pedida para feita para monitorar a recuperação de doenças.

  • O que significa o resultado do exame?

    O aumento do número de leucócitos é chamado leucocitose. Pode resultar de infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

    A diminuição é chamada leucopenia. Pode ser provocada por muitas situações, como quimioterapia, radioterapia e doenças imunológicas.

    Contagens que continuam a aumentar ou diminuir indicam progressão do problema. Quando se normalizam indicam melhora ou estabilização.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    Pode haver aumento da contagem de leucócitos no final da gravidez e durante o parto.

    Se o baço de uma pessoa for removido, a contagem pode apresentar aumento persistente discreto ou moderado.

    A contagem de leucócitos costuma ser mais baixa pela manhã e mais alta no final da tarde, e está relacionada com a idade.

    Em média, recém-nascidos normais e bebês têm contagens mais altas que adultos. Idosos podem não apresentar leucocitose em resposta a infecções.

    Há muitos medicamentos que aumentam ou diminuem a contagem de leucócitos, que também pode ser elevada pelo fumo.

  • Existem tipos diferentes de leucócitos?

    Sim. Há cinco tipos principais: neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos.

  • Como são tratadas as contagens anormais de leucócitos?

    O tratamento depende da causa. Infecções podem aumentar a contagem de leucócitos e são  tratadas com antibióticos. Quando a infecção é curada, a contagem volta ao normal. Leucemias precisam de quimioterapia e outros tratamentos.

Fontes do Artigo

S1
Thomas, Clayton L., Editor (1997). Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary. F.A. Davis Company, Philadelphia, PA [18th Edition].

S2
Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (2001). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 5th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO.

S3
Susan J. Leclair, PhD, CLS(NCA). Professor of Medical Laboratory Science, Department of Medical Laboratory Science, University of Massachusetts, Dartmouth, MA.

S4
Pagana, Kathleen D. & Pagana, Timothy J. (© 2007). Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference 8th Edition: Mosby, Inc., Saint Louis, MO. Pp 1003-1008.