Nome formal
Painel da Função Tireoidiana
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 16 de Novembro de 2020.
De relance
Por que fazer o teste?

Para ajudar a avaliar a função da glândula tireóide e para ajudar a diagnosticar distúrbios da tireóide; para monitorar o tratamento de distúrbios da tireóide

Quando fazer o teste?

Quando você tem sinais e sintomas sugerindo tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou tireoide hiperativa (hipertireoidismo) devido a uma condição que afeta a tireoide; quando você tem uma tireoide aumentada (bócio) ou um nódulo da tireoide (um pequeno caroço na glândula tireoide que pode ser sólido ou um cisto cheio de líquido)

Amostra:

Uma amostra de sangue retirada de uma veia

É necessária uma preparação para o teste?

Nenhuma preparação de teste é necessária. No entanto, certos medicamentos, multivitaminas e suplementos podem interferir nos testes de tireoide, portanto, informe seu médico sobre quaisquer medicamentos e/ou suplementos prescritos ou sem receita que você esteja tomando.

Se você toma hormônio da tireoide como tratamento para doenças da tireoide, recomenda-se que sua amostra de sangue seja coletada antes de tomar a dose daquele dia. A doença aguda pode afetar os resultados do teste do hormônio tireoidiano. Em geral, é recomendado que o teste da tireoide seja evitado em pacientes hospitalizados ou adiado até que você tenha se recuperado da doença.

O que está sendo pesquisado?

Um painel de tireoide é um grupo de exames que podem ser solicitados em conjunto para ajudar a avaliar a função da glândula tireoide e a diagnosticar distúrbios da tireoide. Os testes incluídos em um painel da tireoide medem o nível de hormônios da tireoide no sangue.

Um painel de tireoide geralmente inclui testes para:

TSH (hormônio estimulador da tireoide)
T4 livre (tiroxina)
T3 livre ou T3 total (triiodotironina)

Embora raramente usado nos dias de hoje, às vezes um teste de absorção de resina T3 (T3RU) é incluído. T3RU e T4 podem ser usados ​​para calcular um índice de tiroxina livre (FTI). Este é outro método para avaliar a função da tireoide. Ele corrige as alterações em certas proteínas que podem afetar os níveis totais de T4.

A tireóide é um pequeno órgão em forma de borboleta que se estende sobre a traquéia, na base do pescoço, e produz os hormônios tireoidianos, principalmente T4 e alguns T3. Esses hormônios viajam por todo o corpo e regulam o metabolismo, sinalizando às células do corpo com que rapidez devem usar a energia e produzir proteínas.

A maior parte do hormônio produzido pela tireóide é o T4. Esse hormônio é relativamente inativo, mas é convertido no T3, muito mais ativo, no fígado e em outros tecidos.

Quase todo o T3 e T4 que circula no sangue está ligado às proteínas. As pequenas porções que não estão ligadas são chamadas de "livres" e são as formas biologicamente ativas dos hormônios.

Os testes de laboratório podem medir a quantidade de T3 ou T4 livre ou T3 ou T4 total (ligado mais não ligado) no sangue.

Os testes de T4 total e T3 total têm sido usados ​​há muitos anos, mas podem ser afetados pela quantidade de proteína disponível no sangue para se ligar ao hormônio.
Os testes de T4 e T3 livres não são afetados pelos níveis de proteína e são considerados por muitos como reflexos mais precisos da função do hormônio tireoidiano.

Na maioria dos casos, o teste de T4 livre substituiu o teste de T4 total. No entanto, algumas diretrizes profissionais recomendam o teste de T3 total, portanto, tanto o teste de T3 total quanto o de T3 livre podem ser usados ​​para avaliar a função tireoidiana.

O corpo possui um elaborado sistema de feedback para controlar a quantidade de T4 e T3 no sangue.
Quando os níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos diminuem, o hipotálamo libera o hormônio liberador de tireotropina (TRH), que por sua vez faz com que a hipófise libere o hormônio estimulador da tireóide (TSH). O TSH estimula a glândula tireoide a produzir e liberar T4 (principalmente) e T3.
À medida que os níveis de hormônio tireoidiano aumentam no sangue, a hipófise produz menos TSH e a tireoide menos T4 e T3.

Em circunstâncias normais, esse sistema de feedback regula a atividade da tireoide para manter níveis relativamente estáveis ​​de hormônios da tireoide no sangue.

Se sua glândula tireoide não produz T4 e T3 suficientes (tireoide subativa), devido à disfunção da tireoide ou ao TSH insuficiente, você pode ter sinais e sintomas de hipotireoidismo, como ganho de peso, pele seca, intolerância ao frio, menstruação irregular e fadiga.

A tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo nos EUA (consulte o artigo sobre Tireoidite de Hashimoto para obter mais detalhes.)

Se sua glândula tireoide produz muito T4 e T3, você pode ter sinais e sintomas associados à tireoide hiperativa (hipertireoidismo), como aumento da frequência cardíaca, ansiedade, perda de peso, dificuldade para dormir, tremores nas mãos e inchaço ao redor de seco, irritado olhos e, em alguns casos, olhos esbugalhados.

A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. (Consulte o artigo sobre Doença de Graves para obter mais detalhes.)

Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo também podem ser causados ​​por tireoidite, câncer de tireoide e produção excessiva ou deficiente de TSH.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    Um painel da tireoide pode ser usado para avaliar a função da tireoide e/ou ajudar no diagnóstico de distúrbios da tireoide.

    Normalmente, o teste inicial preferido para distúrbios da tireoide é um teste de TSH. Se o nível de TSH estiver anormal, geralmente será feito acompanhamento com um teste para T4 livre.

    Às vezes, um T3 total ou T3 livre também será executado. Freqüentemente, o laboratório fará esse teste de acompanhamento automaticamente. Isso é conhecido como teste de reflexo e economiza tempo do profissional de saúde de ter que esperar pelos resultados do teste inicial e, em seguida, solicitar testes adicionais para confirmar ou esclarecer um diagnóstico.

    Os testes reflexos são normalmente realizados na amostra original que foi enviada quando o teste inicial foi solicitado.

    Como alternativa, um painel de tireoide pode ser solicitado por seu médico. Isso significa que todos os três testes serão realizados ao mesmo tempo para obter um quadro inicial mais completo da função tireoidiana.

  • Quando o exame é pedido?

    Um painel da tireoide pode ser solicitado quando você tem sinais e sintomas que sugerem tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou tireoide hiperativa (hipertireoidismo) devido a um distúrbio da tireoide.

    Os sinais e sintomas de uma tireoide subativa podem incluir:

    • Freqüência cardíaca diminuída
    • Ganho de peso
    • Tireóide aumentada (bócio)
    • Pele seca
    • Constipação
    • Dificuldade em tolerar o frio
    • Dores musculares e articulares
    • Pele inchada
    • Cabelo ralo, queda de cabelo
    • Fadiga
    • Depressão
    • Esquecimento
    • Períodos menstruais pesados ou irregulares ou infertilidade em mulheres

    Os sinais e sintomas de uma tireoide hiperativa podem incluir:

    • Frequência cardíaca rápida
    • Ansiedade
    • Perda de peso
    • Dificuldade em dormir
    • Tremores nas mãos
    • Fraqueza muscular
    • Aumento da transpiração
    • Dificuldade em tolerar o calor
    • Às vezes, evacuações mais frequentes

    Alguns problemas incomuns que podem afetar os olhos: inchaço ao redor dos olhos, secura, irritação, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, visão dupla embaçada.

    Em alguns casos, olhos esbugalhados.

    Períodos menstruais menos frequentes ou mais leves em mulheres.

  • O que significa o resultado do exame?

    Se o sistema de feedback que envolve a glândula tireoide não está funcionando adequadamente devido a uma variedade de distúrbios, pode ocorrer aumento ou diminuição da quantidade de hormônios tireoidianos.

    Quando os níveis de TSH estão aumentados, a tireoide irá produzir e liberar quantidades inadequadas de T4 e T3 e você pode apresentar sintomas associados ao hipertireoidismo.

    Se houver diminuição da produção de hormônios da tireoide, você pode ter sintomas de hipotireoidismo.

    Os resultados do teste por si só não são diagnósticos, mas farão com que seu médico realize testes adicionais para investigar a causa do excesso ou deficiência e distúrbio da tireoide. Como exemplos, a causa mais comum de hipertireoidismo é a doença de Graves e a causa mais comum de hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto. (Consulte o artigo sobre doenças da tireoide para obter mais informações sobre essas e outras doenças relacionadas.)

    Em adultos afetados, o diagnóstico de hipotireoidismo subclínico é aplicado quando o nível de TSH está elevado e o nível de T4 livre é normal na repetição do teste por várias semanas ou meses. Adultos com hipotireoidismo subclínico podem ter poucos ou nenhum sintoma manifesto de hipotireoidismo. No entanto, o hipotireoidismo subclínico coloca os adultos afetados em um risco um pouco maior de um nível elevado de colesterol LDL, risco aumentado de doença cardiovascular e acuidade mental reduzida.

    Em adultos afetados, o diagnóstico de hipertireoidismo subclínico é aplicado quando o nível de TSH está diminuído e os níveis de T4 e T3 livres são normais em testes repetidos por várias semanas ou meses. Adultos com hipertireoidismo subclínico podem ter poucos ou nenhum sintoma manifesto de hipertireoidismo. No entanto, o hipertireoidismo subclínico coloca as pessoas afetadas em um risco um pouco maior de fibrilação atrial e osteoporose.

  • Quais condições estão associadas ao hipotireoidismo e hipertireoidismo?

    As causas mais comuns de disfunção tireoidiana são as doenças autoimunes.

    A doença de Graves causa hipertireoidismo e a tireoidite de Hashimoto causa hipotireoidismo. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo também podem ser causados ​​por tireoidite, câncer de tireoide e TSH em excesso ou de menos

  • Quais medicamentos podem afetar os testes do painel da tireoide?

    Muitos multivitamínicos, suplementos (especialmente cabelos e unhas) e medicamentos de venda livre e prescritos podem afetar os resultados do teste da tireoide e seu uso deve ser discutido com seu médico antes do teste. Por exemplo, a biotina (vitamina B7) pode interferir em alguns testes de laboratório, então seu médico pode aconselhá-lo a não tomar biotina ou suplementos que contenham biotina por alguns dias antes de fazer a coleta de sangue para um exame de tireoide.

  • Que outros exames podem ser solicitados além do painel da tireoide?

    Os exames de sangue que podem ser realizados além de um painel da tireoide podem incluir:

    • Anticorpos da tireoide - para ajudar a diagnosticar doenças autoimunes da tireoide e distingui-las de outras doenças da tireoide (por exemplo, doença de Graves, tireoidite de Hashimoto)
    • Calcitonina - para ajudar a diagnosticar hiperplasia de células C e câncer medular de tireoide
    • Tiroglobulina - principalmente para monitorar o tratamento e a recorrência do câncer de tireoide
    • Globulina ligadora de tiroxina (TBG) - para avaliar pacientes com níveis anormais de T4 e T3
  • O que é T3 reverso?

    T3 reverso (RT3 ou REVT3) é uma forma biologicamente inativa de T3.

    Normalmente, quando o T4 é convertido em T3 no corpo, uma certa porcentagem do T3 está na forma de RT3.

    Quando o corpo está sob estresse, como durante uma doença grave, os níveis do hormônio tireoidiano podem estar fora dos limites normais, mesmo que não haja doença tireoidiana presente.

    O RT3 pode ser elevado em condições não tireoidianas, particularmente no estresse de doenças.

    Em geral, é recomendado que o teste da tireoide seja evitado em pacientes hospitalizados ou adiado até que a pessoa se recupere de uma doença aguda. O uso do teste RT3 permanece controverso e não é amplamente solicitado.

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

    No passado, os painéis de testes eram mais comuns. Mais recentemente, entretanto, a prática tem sido solicitar, sempre que possível, um teste inicial ou de triagem e depois fazer o acompanhamento com testes adicionais, se necessário, para reduzir o número de testes desnecessários.

    Com o teste da tireoide, uma estratégia é rastrear com um teste de TSH e, em seguida, solicitar testes adicionais se os resultados forem anormais ou se houver suspeitas clínicas.

    Os resultados do teste do hormônio da tireoide podem ser afetados por:

     

    • Aumentos, diminuições e alterações (herdadas ou adquiridas) nas proteínas que ligam T4 e T3 (isso é importante para testes que medem T3 total, mas provavelmente não é importante para testes de T4 e T3 livres, que medem os hormônios da tireoide que não estão ligados à proteína.)
    • Gravidez
    • Estrogênio e outras drogas
    • Doença hepática
    • Doença sistêmica
    • Raramente, resistência aos hormônios da tireoide
Páginas relacionadas

Thyroid Foundation of America
           American Thyroid Association
          The Hormone Foundation: Thyroid Disorders

Fontes

American Thyroid Association. Thyroid Function Tests, patient information. PDF available for download at http://www.thyroid.org/patients/brochures/FunctionTests_brochure.pdf through http://www.thyroid.org/. Accessed May 2008.

Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006.

(April 27, 2007) MedlinePlus, Medical Encyclopedia. Thyroid Function Tests. Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/encyclopedia.html. Accessed May 2008.

Quest Diagnostics. Thyroid Function Panel. Available online at http://www.questdiagnostics.com. Accessed May 2008.