Para diagnosticar infecção por Helicobacter pylori, que causa úlceras pépticas.
Helicobacter pylori
Se a pessoa tem dor epigástrica ou sangue nas fezes ou em vômitos.
Uma amostra de fezes, sangue obtido de uma veia, biópsia da parede do estômago ou teste respiratório.
Nenhuma preparação para o exame no sangue ou nas fezes. Há instruções para o teste respiratório.
-
Perguntas frequentes
Esses exames são usados para diagnosticar infecção por Helicobacter pylori. Resultados positivos indicam que dor epigástrica pode ser consequência de úlcera péptica causada pela bactéria. Antibióticos adequados matam a bactéria e podem resolver a dor e a úlcera.
Algumas vezes, faz-se um dos exames para verificar a eficácia do tratamento com antibióticos. Entretanto, a pesquisa de anticorpos no sangue não é feita com essa finalidade porque os anticorpos persistem após o fim da infecção.
-
Quando o exame é pedido?
Se uma pessoa tem dor epigástrica e outros sintomas de úlcera péptica, o médico pode pedir um desses exames para pesquisar infecção por Helicobacter pylori. Alguns dos sintomas incluem:
- Indigestão
- Sensação de plenitude ou distensão abdominal
- Náuseas
- Eructações e regurgitação
Esses exames também são pedidos para verificar a eficácia do tratamento com antibióticos para eliminar a bactéria. Após o tratamento não são necessários exames em todos os pacientes.
-
O que significa o resultado do exame?
Resultado positivo significa infecção por Helicobacter pylori. Essa bactéria causa úlceras pépticas e pode ser eliminada com tratamento adequado com antibióticos.
Resultados negativos no sangue ou nas fezes sugerem que não há infecção, mas não são conclusivos. Se os sintomas persistirem, o médico pode pedir uma endoscopia com biópsia para excluir, com mais segurança, a infecção.
-
Há mais alguma coisa que eu devo saber?
Úlcera péptica causada por Helicobacter pylori é apenas uma de muitas causas de dor epigástrica.
Se o paciente usar antiácidos na semana anterior ao exame, o teste respiratório pode resultar em falso negativo. Antimicrobianos, inibidores da bomba de prótons e preparações com bismuto interferem em todos os exames, com exceção da pesquisa de anticorpos no sangue.
-
Qual é o tratamento de úlcera péptica causada por Helicobacter pylori?
-
Todas as pessoas com Helicobacter pylori têm úlceras?
-
Como ocorre a infecção por Helicobacter pylori?
A bactéria é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados com fezes humanas. A bactéria não é encontrada em animais, somente em humanos. Úlceras pépticas são muito frequentes e afetam cerca de 50% da população mundial. Nos países desenvolvidos, a incidência de infecção por Helicobacter pylori é mais baixa por causa da melhor higiene.
-
Todos que são tratados contra o Helicobacter pylori melhoram?
A infecção é eliminada na maioria das pessoas que completa o tratamento adequado com antibióticos. Entretanto, pode ocorrer resistência a alguns desses medicamentos e, em alguns casos, a bactéria continua a se multiplicar, apesar do tratamento.
-
Meu pai teve úlcera e só tomou antiácidos. Por que eu devo tomar antibióticos?
A infecção por Helicobacter pylori foi identificada somente em 1994. Antes, o tratamento de úlceras pépticas era feito apenas com antiácidos.
-
Há outras formas de pesquisar uma infecção por Helicobacter pylori?