Também conhecido como
Bilirrubina total, bilirrubina direta, bilirrubina indireta
Nome formal
Bilirrubinas
Bilirrubina Total e Frações
Este artigo foi revisto pela última vez em
Este artigo foi modificado pela última vez em 06 de Junho de 2023.

A bilirrubina é um produto residual amarelo escuro criado principalmente quando o corpo decompõe a hemoglobina dos glóbulos vermelhos envelhecidos. É encontrada na bile, um fluido gerado no fígado. A bilirrubina é armazenada na vesícula biliar e está envolvida na digestão dos alimentos. A maior parte da bilirrubina é eliminada nas fezes ou na urina.

De relance
Por que fazer este exame?

Para verificar a saúde do fígado medindo a quantidade de bilirrubina no sangue ou na urina. Isso pode ajudar a diagnosticar ou monitorar problemas relacionados ao fígado ou aos glóbulos vermelhos quando o nível de bilirrubina estiver muito alto.

Quando fazer este exame?

O exame é indicado para investigação de quadros de icterícia, bem como na suspeita de doenças hepáticas, doenças da via biliar e anemias hemolíticas.

Amostra:

É geralmente obtida por punção de uma veia do braço. Em recém-nascidos, a amostra de sangue pode ser obtida de uma punção no calcanhar. Alguns serviços médicos e hospitalares utilizam um equipamento capaz de medir o nível de bilirrubina através da tonalidade da pele (bilirrubina transcutânea).

.

É necessária alguma preparação?

Não.

O que está sendo pesquisado?

A bilirrubina é um pigmento amarelado, produto da degradação do heme, uma parte da hemoglobina presente nas hemácias.

As hemácias circulam no sangue durante cerca de 120 dias, sendo então destruídas. A hemoglobina liberada no sangue é então degradada, resultando na bilirrubina, a qual é liberada no sangue em uma forma simples, pouco solúvel, chamada bilirrubina não conjugada ou bilirrubina indireta, que é transportada no sangue ligada à albumina. No fígado, a bilirrubina indireta é ligada a um açúcar, formando a bilirrubina conjugada ou direta, a qual é solúvel em água e é excretada como componente da bile no início do intestino delgado (duodeno). No intestino, a maior parte da bilirrubina conjugada é reabsorvida e o restante é metabolizado por bactérias intestinais dando às fezes sua cor característica.

Níveis mais elevados da bilirrubina no sangue ocorrem quando há aumento da destruição de hemácias (anemias hemolíticas), doenças hepáticas que prejudicam a conjugação e a excreção da bilirrubina, ou obstruções das vias biliares, impedindo a secreção de bile no intestino. A elevação dos níveis no sangue induz uma coloração amarelada característica na pele e nas membranas mucosas, chamada icterícia.

A bilirrubina é medida no sangue e os resultados em geral são expressos como bilirrubina total, bilirrubina direta (conjugada) e bilirrubina indireta (diferença entre a total e a direta).

A urinálise de rotina também realiza a pesquisa de bilirrubina na urina. A bilirrubina não é um componente da urina normal, mas pode ser detectada nesta quando estão altos os níveis sanguíneos de bilirrubina conjugada.

Accordion Title
Perguntas frequentes
  • Como o exame é usado?

    As bilirrubinas são medidas (dosadas) para avaliar anemias hemolíticas ou doenças hepáticas e das vias biliares. Essa dosagem é especialmente importante em recém-nascidos com icterícia. A barreira entre o sangue e o líquido cefalorraquiano está incompleta nas primeiras semanas de vida e um excesso de bilirrubina não conjugada no sangue pode se depositar em partes do cérebro do bebê, causando lesões irreversíveis.

  • Quando o exame é pedido?

    A dosagem das bilirrubinas no sangue é solicitada quando há suspeita de anemia hemolítica, doença hepática ou doenças das vias biliares. Nesses casos, em geral, também é solicitada com outros exames para complementar a investigação.

    Quando há suspeita de anemia hemolítica, podem ser pedidos os exames de hemograma, contagem de reticulócitos, haptoglobinas e desidrogenase lática (LDH). Quando se investiga uma doença hepática, outros exames que podem ser solicitados são fosfatase alcalina, aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT) e gama-glutamil transferase (gama-GT).

    Sinais e sintomas de anemia hemolítica incluem:

    • Palidez e icterícia
    • Fraqueza
    • Taquicardia

    Sinais e sintomas de doenças hepáticas e de vias biliares podem ser:

    • Dor no quadrante superior direito do abdome
    • Icterícia
    • Fezes claras e urina escura
    • Exposição a vírus das hepatites
    • Uso excessivo de álcool
    • Aumento do volume abdominal 

    A dosagem de bilirrubinas é parte importante dos exames em recém-nascidos com icterícia, para avaliar o risco de lesões cerebrais decorrentes da impregnação da bilirrubina indireta no cérebro do bebê e, assim, orientar o tratamento.

  • O que significa o resultado do exame?

    Primeiramente é avaliado qual fração da bilirrubina está aumentada, visto que elas podem guiar para diagnósticos bem diferentes. 

    O aumento da bilirrubina não conjugada (indireta) pode ser causado por:

    • Anemias hemolíticas, em que há aumento da destruição de hemácias, como a anemia falciforme, talassemias e anemia hemolítica autoimune;
    • Reações a transfusão de sangue
    • Hemorragias internas ou grandes hematomas

     

    O aumento da bilirrubina conjugada (direta) sugere acometimento hepático ou obstrução biliar.

    Causas de disfunção hepática incluem:

    • Hepatites virais agudas ou crônicas
    • Hepatite alcoólica
    • Reação a medicamentos
    • Neoplasias do fígado
    • Cirrose
    • Hepatite autoimune 

     

    Causas de obstrução biliar são:

    • Coledocolitíase
    • Colangite
    • Tumores das vias biliares e alguns tipos de tumores pancreáticos
    • Doenças autoimunes dos ductos biliares, como a colangite esclerosante primária e a colangite biliar primária. 

     

    Recém-nascidos

    Nos recém-nascidos a icterícia fisiológica é bastante frequente. É provocada porque o fígado ainda não está totalmente desenvolvido (imaturidade hepática), levando à dificuldade de conjugação da bilirrubina indireta em direta. Em geral, é resolvida sem tratamento. A icterícia aparece em 48 a 72 horas após o nascimento, chega ao máximo entre o terceiro e o quinto dias e desaparece até o oitavo dia.

    A incompatibilidade de grupo sanguíneo Rh (mãe Rh-negativo e bebê Rh-positivo), que provoca anemia hemolítica no feto, já foi um problema frequente, mas atualmente é rara como resultado do uso profilático de imunoglobulina anti-Rh em mães Rh-negativas.

    Outras causas de icterícia neonatal são algumas infecções congênitas e más formações biliares. A atresia biliar é uma obstrução congênita das vias biliares que exige cirurgia urgente para corrigi-la.

     

  • Há mais alguma coisa que eu devo saber?

     

    Aumentos da bilirrubina não conjugada podem ser tóxicos para o cérebro de recém-nascidos até duas a quatro semanas de vida. Após essa idade, a barreira entre o sangue e o líquido cefalorraquiano está desenvolvida e impede a passagem da bilirrubina para o cérebro. Níveis elevados de bilirrubina não constituem em si um problema, mas devem ser investigados porque indicam uma situação a ser avaliada e tratada.

    A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar. Icterícia sem colúria sugere anemia hemolítica, quando há predomínio da bilirrubina não conjugada, que não é excretada na urina.

  • Existem distúrbios hereditários que causam aumento das bilirrubinas?

    Nas síndromes de Gilbert, Dubin-Johnson, Rotor e Crigler-Najjar há defeitos hereditários que prejudicam a conjugação ou a excreção de bilirrubina, causando icterícia. Das quatro, a síndrome de Crigler-Najjar é a mais grave e pode ser fatal. As outras não causam problemas sérios. A síndrome de Gilbert é muito comum e afeta cerca de 5% a 10% da população, mas a maioria dos afetados não apresenta icterícia.

  • Como é tratada a icterícia?

    O tratamento depende da causa. Em recém-nascidos, a fototerapia (exposição do bebê ao “banho de luz”) altera a bilirrubina no sangue, tornando-a mais solúvel e aumentando sua eliminação na bile e na urina. Casos graves são tratados com exsanguineotransfusão. Obstruções biliares por cálculos, tumores ou fibrose podem ser tratadas com cirurgias. Nas doenças hepáticas o tratamento é direcionado para a causa base, como cessar o etilismo e tratamento direcionado das hepatites. Em casos irreversíveis, como na cirrose hepática, pode ser avaliado o transplante de fígado.

Fontes do artigo

NOTA: Este artigo se baseia em pesquisas que incluíram as fontes citadas e a experiência coletiva de Lab Tests Online Conselho de Revisão Editorial. Este artigo é submetido a revisões periódicas do Conselho Editorial, e pode ser atualizado como resultado dessas revisões. Novas fontes citadas serão adicionadas à lista e distinguidas das fontes originais usadas.

 

The Cleveland Clinic. Jaundice (online information). Available online through http://www.clevelandclinic.org. Accessed March 2008.

KidsHealth, Nemours Foundation. Jaundice in Healthy Newborns (online information). Available online through http://kidshealth.org. Accessed March 2008.

Pagana K, Pagana T. Mosby's Manual of Diagnostic and Laboratory Tests. 3rd Edition, St. Louis: Mosby Elsevier; 2006 Pp. 131-135.

(January 22, 2007) MedlinePlus. Bilirubin (online information). Available online at http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003479.htm. Accessed April 2008.

Wu, A. (2006). Tietz Clinical Guide to Laboratory Tests, Fourth Edition. Saunders Elsevier, St. Louis, Missouri.

Pagana K, Pagana T. Mosby’s Diagnostic and Laboratory Test Reference. 5th Edition, St. Louis: Mosby, Inc.; 2001.

WebMD. Bilirubin. Available online through http://www.webmd.com. Accessed December 2005.

https://www.testing.com/tests/bilirubin/ Acessado em Junho 2023.